O Raio X da minha costela apresentou discutível de fratura na 11a costela.O ortopedista disse que não

3 respostas
O Raio X da minha costela apresentou discutível de fratura na 11a costela.O ortopedista disse que não tinha fratura. Prescreveu analgésicos e antinflamatório. Voltei 15 dias depois c/ dor na região e ele admitiu fratura.Mas depois de 30 dias sinto mais dor ainda, msm me medicando. Isso é normal?
Seu quadro clinico nao é normal ao meu ver. Chama a atenção numa piora evolutiva da dor mesmo após um tempo prolongado. Sugiro a realização de uma tomografia e ressonancia a fim de um estudo mais apurado da regiao visando descartar condicoes associadas. Em seu relato nao ha mençao de trauma. Caso realmente nao tenha havido trauma torna se mais premente ainda um aprofundamento da investigacao. Sugiro consultar um cirurgião toracico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Fratura de costela realmente pode ser bastante incômoda por um bom tempo. A radiografia pode sim gerar dúvidas, sendo que a fratura tende a ser mais visível com o tempo, como aconteceu com você. Não tem problema. Neste tipo de caso o tratamento é geralmente o mesmo tendo ou não fratura: analgesia. Então provavelmente sua dor irá durar mais 2 ou 3 semanas e a melhor conduta agora é medicação analgésica e evitar movimentos que exijam força ou estabilidade do tronco. Sinais que algo está errado e vc deve procurar novamente um médico: Falta de ar ou vermelhidão, calor e aumento da dor ao toque da pele.
Quando se fala em fratura de costela, é muito importante esclarecer se houve trauma antes (batida, queda, etc), a idade do paciente e se há doenças prévias. A orientação sobre a conduta muda completamente.
Quando há trauma, em geral tratamos apenas a dor, e espera-se que o organismo se recupere (com raríssimas exceções, não se engessa nem opera costela quebrada).
Por outro lado, se não houve trauma e o paciente aparece com uma fratura de arco costal (nome médico para a costela), tão importante quanto o tratamento é investigar a causa.
De qualquer maneira, não é normal que a dor aumente com o passar do tempo, e assim é importante rever seu médico.

Especialistas

Luiz Eduardo Zamberlan Machado

Luiz Eduardo Zamberlan Machado

Cirurgião torácico

São Paulo

Marcos Tarasiewich

Marcos Tarasiewich

Cirurgião torácico, Cirurgião geral

Londrina

Flavio Pola dos Reis

Flavio Pola dos Reis

Cirurgião torácico

São Paulo

João Bosco Lacerda de Camargo Neto

João Bosco Lacerda de Camargo Neto

Cirurgião torácico

Brasília

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 278 perguntas sobre Fraturas Das Costelas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.