O refluxo de garganta, causa saburra lingual e mau hálito ?

4 respostas
O refluxo de garganta, causa saburra lingual e mau hálito ?

Sem dúvidas, na verdade todos nós temos saburra lingual, é algo “normal”. Quando dormimos, a produção de saliva diminui, e a saliva é nosso protetor natural. No dorso da língua, acumulam-se restos de alimentos, toxinas e bactérias, formando uma massa branca (saburra) que deve ser removida ao acordar com um raspador de língua ou uma colher de metal, nunca com a escova dental. Se não removida, pode causar mau hálito e inflamação gengival

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Alcides Paiola Neto
Dentista
São Paulo
Olá, bom dia, a saberia lingual é normal, e deve ser limpa com estação, raspagem desta logo de manhã.
O refluxo trás mal hálito sim.
Se excluir certos alimentos e bebidas, e se posicionar de modo correto ao dormir, também melhora o refluxo.
Escove bem os dentes, pois o refluxo é ácido, e corrói os dentes. Diminua os alimentos acidps. Inclui o não alimento refrigerantes.
Sim, o refluxo gastroesofágico pode contribuir para o aparecimento de saburra lingual e mau hálito. O refluxo ocorre quando o ácido estomacal volta para o esôfago e, em alguns casos, chega à boca e à garganta. Isso pode causar irritação nas mucosas, ressecamento da boca e, com o tempo, favorecer o acúmulo de bactérias na língua, formando a saburra lingual. Além disso, o ácido pode alterar o pH da boca, prejudicando a salivação e criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias responsáveis pelo mau hálito. A combinação de ácido, saliva insuficiente e bactérias é uma causa comum de halitose. O tratamento do refluxo pode ajudar a reduzir esses sintomas. Em paralelo, a higiene bucal adequada, como a escovação da língua e o uso de enxaguantes bucais, pode ajudar a controlar a saburra e o mau hálito.
Dr. Valderino Castro
Dentista
Salvador
Sim, o refluxo pode contribuir para a formação da saburra na lingual, e consequentemente para o mau hálito, desde que tenha outros fatores associados, só o refluxo sozinho, na presença de um bom fluxo e qualidade da saliva, não será suficiente para causar uma halitose perceptível.
O ácido que retornam do estômago irrita a mucosa oral e alteram a composição da saliva, deixando-a mais viscosa e favorecendo o acúmulo de células e bactérias sobre a língua.
O mais comum é que a saburra lingual seja formada por outros motivos, como boca seca, alimentação, higiene da língua, condições nasais, etc.
Por isso o ideal é fazer uma avaliação com um profissional que entenda de halitose, para que seja feito um diagnóstico das causas envolvidas e um tratamento direcionado para o caso.

Especialistas

Alberto Pessoa Neto

Alberto Pessoa Neto

Dentista

Ilhéus

Mariana Bento alves

Mariana Bento alves

Dentista

Araraquara

Cesar Soares

Cesar Soares

Dentista

Santos

Ana Carolina Santiago

Ana Carolina Santiago

Dentista

Belém

Aline Resende Paes

Aline Resende Paes

Dentista

São Luis de Montes Belos

Amanda Ambrosio

Amanda Ambrosio

Dentista

Itapetininga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Mau hálito
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.