O teste de intolerância alimentar envolve o exame de tolerância a lactose?

3 respostas
O teste de intolerância alimentar envolve o exame de tolerância a lactose?
Chama-se alergia as reações adversas que ocorrem no organismo mediadas pelos anticorpos ou células do sistema imunológico. Já intolerância é uma reação adversa que ocorre por outros motivos: por exemplo, diarréa e cólica pela ausência ou pequena quantidade da enzima digestiva (lactase) encarregada da digestão do açúcar lactose (açúcar do leite) no aparelho digestivo. Teste de tolerância à lactose pode ser realizado ou por meio de exames de sangue (absorção da lactose ingerida) ou pela quantidade de hidrogênio exalado pela respiração após ingestão da mesma. Não se trata de teste alérgico.

Alguns alimentos que ingerimos causam reações repetidas e anormais em nosso organismo chamadas de reações adversas ao alimento. Essas reações são divididas em alergia alimentar e intolerância alimentar. As reações de intolerância aos alimentos são tardias e, diferente das alergias, podem ocorrer varias horas ou dias após sua ingestão. Em geral essas reações podem ser gazes, diarreia, constipação, eczema, enxaqueca, dor articular, entre outras. A disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) normalmente está envolvida em processos de intolerância alimentar. A maioria dos testes de intolerância alimentar contemplam os principais alimentos do dia dia, inclusive leite, trigo, glúten, ovos, amendoim, leveduras, frango, castanhas, carne suína, soja, entre outros.
Os testes de intolerância alimentar normalmente avaliam as reações alérgicas mediadas por imunoglobulinas. O nome "intolerância" pode levar a essa confusão mesmo, mas não é possível ver intolerância à lactose nesses, apenas à proteína do leite.
Para testar intolerância a lactose o mais comum é o exame de sangue mesmo.