O tratamento com psicólogo e somente conversa e aconselhamento ou tem outras abordagens?

24 respostas
O tratamento com psicólogo e somente conversa e aconselhamento ou tem outras abordagens?
Olá,
São muitas abordagens possíveis. Eu trabalho em clínica e fiz especialização em arteterapia. No consultório a expressão através da arte pode facilitar a associação livre, por exemplo. Já o psicodrama, vai utilizar de alguns elementos de representação do teatro para contribuir na expressão e descobertas do paciente. Ainda como exemplo, existe a hipnoterapia que a partir da hipnose tanto as lembranças podem ser trazidas à tona, quanto sugestões serão feitas pelo terapeuta. Curioso é que este exemplos encaminham à fala, que afinal é o que nos distingue, faz laço no social e também nos barra, daí sua importância. Relevante é que a conversa com psicólogo não está pautada em elementos comuns de uma conversa. Longe de um encontro de troca em que ambos se expressam a partir de suas situações de vida, o profissional está pautado numa ética e o seu eu está barrado para que o sujeito possa falar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Psicólogo não faz aconselhamento. É uma escuta profissional que através de técnicas pertinentes a cada profissional, os elementos trazidos nas sessões poderão ser trabalhados. As abordagens são muitas porém durante a graduação escolhemos aquela em que nos identificamos. A terapia propicia um lugar de sigilo, fala, escuta e acolhimento, diferente de uma "conversa" com um amigo ou colega que poderá sim colocar suas próprias opiniões ou experiência de vida diante do que for dito. Se tem curiosidade e desejo de saber como é, sugiro que procure um profissional para que inicie esse percurso e tenha um suporte emocional para lidar com as suas questões. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Prezado(a), os estudos demonstram que a terapia é um pilar imprescindível e eficaz que potencializa a recuperação de diversas doenças, sobretudo, as que circunscrevem elementos de cunho psíquico. Em virtude da deflagração de trabalhos acadêmicos que concernem aos protocolos internacionais, atualmente, recomenda-se a TCC ou Análise Comportamental quando se deseja obter um resultado mais imediato. Sabemos que os elementos psíquicos se manifestam por uma perspectiva multifatoriais isso equivale dizer que podem se originar por vertentes orgânicas, biológicas, ambientais, características da personalidade, fatores sócio culturais, familiares e etc. A conjuntura desse elementos é responsável por desencadear algumas doenças. Consequentemente aquilo que se forma através de variáveis múltiplas irá demandar também ações que concernem aos diversos aspectos estruturantes de um sintoma. Mais especificamente na psicanálise, acreditamos que os sintomas se desenvolve por algo que vai além da vontade do próprio sujeito e que se correlaciona ao caminho de subjetividade de cada um. Nesse sentido, a cura dos sintomas para os psicanalistas seriam provenientes de um trauma que só podemos acessar por meio da circulação das palavras. Para maiores esclarecimentos coloco-me à disposição!!
Então, como as colegas falaram anteriormente, há diversas abordagens na psicologia, desde abordagens mais objetivas à abordagens que procuram a raiz do problema no âmago da subjetividade. Mas "conversar" com um profissional capacitado tem um diferencial, porque nessa "conversa" você pode descarregar o excesso de tensões internas sem sofrer uma nova tensão por parte de quem te ouve na forma de julgamento, além disso, ao passo que você descarrega excessos no ato da fala, torna-se cada vez mais palpável assumir o controle das coisas que estão gerando tais tensões, haja vista que ficaram mais fracas depois de terem sido ditas.
Um grande abraço!
Olá, a Psicologia é uma ciência e dentro dela temos muitas áreas e da terapia também como a Psicologia Cliníca que é quem trabalha no consultório com várias abordagens. Eu trabalho com a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental. Que trabalha a cognição (pensamentos) e os comportamentos e fazemos isso através da fala. O seting terapêutico é um lugar de fala sem julgamentos e com total sigiloso ético, e não tem nada haver com a conversa que temos com um amigo. Abraço
Olá!
A psicoterapia não é uma simples conversa ou aconselhamento, mas ela acontece por intermédio da palavra.
O psicólogo se apoia em uma abordagem com que mais se identifica, porém, o objetivo será sempre proporcionar um espaço de escuta terapêutica em que a pessoa possa ser ouvida sem julgamentos, consiga compreender seu funcionamento psíquico e lide com suas questões existenciais e relacionais.
Procure um profissional para que você possa ter essa experiência! Estou à disposição.
Não! Temos o Emdr e Brainspotting que diferem muito das terapias convencionais. São terapias embasadas na neurociência.
O tratamento com psicólogo visa: apresentar o paciente para ele mesmo, expansão mental, desenvolvimento da capacidade em observar os pensamentos e discernir os construtivos dos destrutivos e usar a mente como ferramenta para viver bem, libertar-se da preocupação do que pensam ou falam de mim, ampliar a compreensão da vida, do mundo, do outro e de si mesmo, colocar as questões que o afligem sob o domínio do Eu. E mais.
Só tendo a experiência para saber o que é!
Um abraço,
Lea
Olá! Seja muito bem vindo nesse novo mundo que se apresenta para você!
A psicoterapia é um tratamento muito eficaz para resolver questões físicas e emocionais que tem sua origem na mente. Às vezes, um sintoma no corpo, como por exemplo uma prisão de ventre, tem origem nas questões emocionais que a pessoa está vivendo naquele período.
Existem várias linhas de trabalho dentro da psicologia clínica e cada uma delas tem metodologias diferentes. Mas todas são eficazes. O que é importante é você buscar um profissional que você confie e que se sinta à vontade para poder falar suas questões.
Todas as linhas irão te ajudar a resolver seus problemas, todas as linhas usam a palavra como instrumento de trabalho, mas há o que diferencia cada uma delas.
A minha linha de trabalho é a Gestalt terapia, uma linha que trabalha o aqui e a gora, suas emoções, sua consciência, que vai em busca de te ajudar a fechar feridas que possam estar abertas e que atrapalham o seu hoje...
Na Gestalt terapia, além da tradicional conversa, usamos experimentos que proporcionam ao paciente grandes insights para facilitar o aprendizado sobre si. Eu gosto muito dos experimentos, pois através deles, muitas fichas caem.
Na psicanálise, minha primeira formação, por exemplo, experimentos não são usados.
Melhor forma de descobrir é se permitir e viver a experiência e aí você vai poder saber o que funciona melhor pra você.
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Como alguns colegas ja responderam, o trabalho do psicólogo é baseado na conversa,porém existem multiplas possibilidades dentro das abordagens psicológicas como exercícios por exemplo e como enfatizaram não há aconselhamento e sim busca pelo autoconhecimento que propicia a própria pessoa a formular seus pensamentos e decisões. Precisaria entender que tipo de outros tipos de abordagem você se refere,pois há profissionais que trabalham por exemplo com hipnose,EFT,Constelação familiar entre outros,seria essa sua dúvida?
A psicoterapia é um momento seu, onde o psicólogo faz uma escuta profunda, mergulha na sua subjetividade, e você vai se libertando dos males psíquicos e melhorando dos problemas emocionais. O valor da psicoterapia só sabe, quem busca este profissional. Existem várias abordagens psicoterápicas, dentre ela a TCC( Terapia Cognitiva Comportamental), a psicanálise, e outras. Busque seu auto conhecimento, sua auto estima e viver com Qualidade de vida.

São várias as linhas da Psicologia, portanto, são mesmo muitas abordagens. Porém, a conversa com o psicólogo é que vai proporcionar que ele entenda a sua demanda, a sua forma de ser na vida (sua dinâmica particular) para, então, poder fazer o trabalho mais adequado para você. Mas atenção: psicólogo que faz aconselhamento, corre dele! Essa não é a função da nossa profissão. O necessário é que você, através de suas próprias ferramentas, possa conseguir sair do problema e caminhar sozinha na vida com segurança e autonomia.
Bom dia. Há diversas abordagens conforme respondido. Existem abordagens mais diretivas. Entretanto, todas necessitam de um bom vínculo, ou seja, você se sentir a vontade e confiança e grau de abertura às técnicas.
Olá! Eu particularmente trabalho somente com a fala do paciente e a minha escuta, com objetivo de que, a medida que o paciente vai falando, ele na maioria das vezes também se escuta e isso vai promovendo uma ampliação e compreensão da sua própria fala. Assim, a técnica da Psicanálise, através da fala, e somente através da fala, daquilo que subjaz, leva-o a um outro patamar de compreensão e crescimento emocional. Ou seja, Freud diz sobre a "cura" pela conversa! E isso não é aconselhamento, mas entendimento de si, daquilo que deve ser mudado.
Olá! Não, o contexto da terapia não eh de “bate papo”. A abordagem não é aleatória, pelo contrário, é pura estratégia...meu trabalho é uma especie de “engenharia empática”. Que tal dar uma olhada no site? Abraço!
A terapia é um processo; o processo psicanalítico, onde o indivíduo, através da fala ou discurso, vai acessando seus conteúdos (questões) internos e assim, através da interpretação desses conteúdos pelo analista, o paciente possa elaborar (compreender) tais questões que tanto o aflige.
Conforme preconizado por Freud: A cura pela fala!
Abraços !
Olá! A psicoterapia vai muito além de um diálogo. A terapia não consiste apenas em uma conversa. O relato verbal do paciente é útil para que o terapeuta componha as contingências (relações entre o cliente e seu ambiente) em operação na vida daquele, e são justamente essas contingências que serão o material de trabalho do terapeuta. Após a análise das contingências em operação, o terapeuta procura traçar procedimentos para melhorar a atuação do paciente diante delas. Muitos destes procedimentos são compostos por instruções verbais, comentários, descrições etc. que visam aumentar o autoconhecimento do paciente sobre as variáveis que controlam seu comportamento e, finalmente, modificá-las. Assim sendo, o "conversar" durante a sessão não é um mero "bate-papo", com conselhos aleatórios que poderiam ser dados por qualquer outra pessoa como um parente ou amigo. Pelo contrário, o conversar tem a função de promover o autoconhecimento, cuja origem é social e, portanto, a forma mais fácil e rápida de atingi-lo seria através de uma conversa, onde o ouvinte (no caso, o terapeuta) daria dicas para o falante de quais eventos devem ser observados. E sim, há diversas abordagens na psicologia e todas são eficazes.Espero ter ajudado! Abraço!
Olá, sugiro procurar ajuda de um psicólogo para entender o seu momento. Psicólogo não faz aconselhamento mas a partir da técnica de trabalho escolhida pode te apoiar em processos de autoconhecimento. Há vários profissionais competentes em todas as abordagens. É necessário escolher e estar de fato aberto para o processo psicoterapêutico. Quando resinificamos nossas crenças, medos, inseguranças, traumas mudamos nossas vidas. O mesmo acontece quando nos tornamos conscientes das nossas possibilidades e dos desejos. O conhecimento liberta. Permita-se. Boa sorte. Abraços.
Olá! Por se tratar de uma ciência a Psicologia não é considerada como um aconselhamento, a psicoterapia consiste em um conjunto de práticas terapêuticas entre um paciente e psicólogo com a intenção de diminuir sofrimentos, interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite. Além de conversa e aconselhamento, existem abordagens como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que é focada na resolução de problemas, por exemplo. Atenciosamente
Olá !
São muitas abordagens possíveis! O diálogo, a orientação também fazem parte! Por exemplo, utilizo o método Psicodrama, composto por diferentes modalidades: duplo, espelho, inversão de papéis, interpolação de resistência, concretização, utilização de fotos/esculturas/pinturas , playback, role-playing, teatro espontâneo, teatro de criação, jornal vivo .... e tantas quantas puderem ser criadas.
Espero ter ajudado
Abraço
Há inúmeras abordagens. Sempre terá uma ou mais que você poderá se identificar mais. Por isto é importante um primeiro contato com o profissional para te esclarecer dúvidas e assim já irá sentir se há conexão com a abordagem ou não. Boa jornada!
Para a psicanálise, não existe um “bem-estar” comum, um ideal alcançável para todos, isso por si só já inviabiliza a ideia de dar conselhos. Quem, senão você, poderia dizer o que é prioridade pra você, o que é o seu desejo, o que seriam seus limites? Tudo isso pode estar indefinido pra você, nebuloso, e o que nós fazemos é te ajudar a desembaçar um pouco aquilo que você pode não estar vendo, aqueles sinais que seu corpo dá, aquilo que parece sem sentido, mas está sempre se repetindo. Não se trata de conversa, é uma escuta, atenta, daquilo que só você pode trazer pra sessão.
O trabalho em psicoterapia é amplo, mas vou tentar demonstrar algumas possibilidades: é o processo que que te ajuda a reconhecer o seu modo de sentir e de pensar que são muitas vezes negligenciados ao longo da vida.
Te ajuda a refletir sobre situações incômodas e aparentemente sem saídas. Dá suporte para superar uma crise ou um processo de luto ou rompimento.
Ajuda a lidar com traumas e a ressignificar a sua história de vida.
Ajuda a lidar com crises emocionais (como pânico ou de ansiedade) e a compreender o que pode estar acionando essas reações.
Não é um processo de conversa comum, mas com uma escuta qualificada e paciente que objetiva trazer mais clareza para a situação trazida pela paciente.
E pela perspectiva/abordagem no qual eu me apoio o aconselhamento é algo feito diante de uma extrema necessidade, pois ajudar o paciente a ele mesmo encontrar suas respostas é o melhor caminho.
Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!