O uso de olanzapina no terceiro trimestre da gestação é seguro para o nenê?

2 respostas
O uso de olanzapina no terceiro trimestre da gestação é seguro para o nenê?
Quando falamos em usar um medicamento durante a gestação, devemos entender que existem riscos e benefícios, e muitos deles não conseguimos prever, pois não temos dados suficientes literatura que ofereçam segurança. No entanto, a decisão de manter um tratamento vem da necessidade. A partir disso, temos também que ter bem claro que existe o risco de a doença não tratada oferecer riscos, tanto para a mãe, quanto também o que chamamos de estresse na gestação, que também está associado a desfechos negativos. Existem, didaticamente três tipos de risco associados ao uso de qualquer medicação e que devemos observar: risco de uma formação congênita, risco de desfechos neonatais e o risco no desenvolvimento do bebê/criança, em longo prazo. Assim, cada caso deve ser individualizado para uma correta decisão informada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 600
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de olanzapina durante a gestação, especialmente no terceiro trimestre, deve ser feito com muito cuidado e sempre sob orientação médica. A olanzapina é um antipsicótico utilizado para tratar transtornos como esquizofrenia e transtorno bipolar, mas há preocupações sobre seus efeitos durante a gravidez.

Estudos mostram que o uso de olanzapina durante a gestação pode estar associado a alguns riscos para o bebê, como aumento do risco de problemas respiratórios ao nascer, ganho de peso excessivo, e até efeitos no desenvolvimento neurológico. Além disso, quando tomada no final da gestação, pode aumentar o risco de efeitos adversos no recém-nascido, como sonolência excessiva ou dificuldades de alimentação.

No entanto, os riscos do transtorno psiquiátrico não tratado durante a gravidez também precisam ser considerados, pois condições como esquizofrenia ou transtorno bipolar não controlados podem afetar tanto a mãe quanto o bebê.

O médico, ao prescrever olanzapina, geralmente avalia os benefícios e riscos do tratamento, considerando o quadro clínico da mãe e as possíveis consequências para a gestação e para o bebê. Se você estiver grávida e tomando olanzapina, é importante discutir com seu médico sobre os riscos, possíveis alternativas e o plano de manejo para a sua saúde e a saúde do seu bebê.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Olanzapina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.