Oi! A pessoa que está fazendo tratamento de quimioterapia e que está com problemas dentários e preci

3 respostas
Oi! A pessoa que está fazendo tratamento de quimioterapia e que está com problemas dentários e precisa de um procedimento mais invasivo nos dentes. Qual é o dia mais favorável durante o ciclo da quimioterapia para fazer esse procedimento cirúrgico?
Para responder a essa pergunta com mais propriedade , é necessário conhecer mais sobre as particularidades do caso , através de anamnese , exame clínico , diagnóstico e plano de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Luciana Xavier
Dentista
São Paulo
Olá! Essa resposta deverá ser dada pelo oncologista que acompanha o caso. Procedimentos odontológicos invasivos em pacientes que fazem quimioterapia, só devem ser realizados se forem de extrema necessidade.
Dra. Roberta Coelho Tachini
Dentista
Rio de Janeiro
Durante a quimioterapia o corpo reduz a capacidade de produção de células da medula óssea e isso diminui a imunidade e capacidade de cicatrizar ferimentos, porem a janela ideal para um procedimento invasivo existe pouco antes do inicio do ciclo seguinte. O corpo deve ser monitorado por exames de sangue solicitados e lidos pelo oncologista, se a contagem de celulasnsanguineas estiver adequada, é um bom momento para fazer tratamentos dentarios mais invasivos como raspagem de tártaro em baixo da gengiva, remoção profunda de carie, tratamento de canal, extração (se for necessario). Se houver mobilidade dental, pode estar acontecendo devido a manifestação de bactérias oportunistas na boca que afetam os tecidos que sustentam o dente na boca, nesse caso redobre o cuidado com a higiene, procure um DENTISTA HOSPITALAR ou ESTOMATOLOGISTA porque eles cuidam da boca com terapia a laser que recupera muito o estado de equilíbrio da flora bacteria saudavel da boca e auxiliam nos processos inflamatórios locais (o que é otimo para quem faz quimioterapia e nao deve ficar combinando várias medicações simultaneamente).


Durante a quimioterapia o corpo reduz a xapacidade de produção de células da medula óssea e isso diminui a imunidade e capacidade de cicatrizar ferimentos, porem a janela ideal para um procedimento invasivo existe pouco antes do inicio do ciclo seguinte. O corpo deve ser monitorado por exames de sangue solicitados e lidos pelo oncologista, se a contagem de celulasnsanguineas estiver adequada, é um bom momento para fazer tratamentos dentarios mais invasivos como raspagem de tártaro em baixo da gengiva, remoção profunda de carie, tratamento de canal, extração (se for necessario). Se houver mobilidade dental, pode estar acontecendo devido a manifestação de bactérias oportunistas na boca que afetam os tecidos que sustentam o dente na boca, nesse caso redobre o cuidado com a higiene, procure um DENTISTA HOSPITALAR ou ESTOMATOLOGISTA porque eles cuidam da boca com terapia a laser que recupera muito o estado de equilíbrio da flora bacteria saudavel da boca e auxiliam nos processos inflamatórios locais (o que é otimo para quem faz quimioterapia e nao deve ficar combinando várias medicações simultaneamente).

Especialistas

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Lucia Guedes de Souza

Lucia Guedes de Souza

Oncologista

São Paulo

Vania Picinin Machado

Vania Picinin Machado

Oncologista

Santa Cruz Do Sul

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Câncer e quimioterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.