Oi bom dia!! Fiz exame tireóid e veio uma conclusão um pouco confusa. O exame foi paaf de tireói

2 respostas
Oi bom dia!!
Fiz exame tireóid e veio uma conclusão um pouco confusa.
O exame foi paaf de tireóid lobo direito e a conclusão: INCONCLUSIVO (HEMORRÁGICO) então aparece o descritivo de classificação de Bethesda.
INCONCLUSIVO é que não valeu o exame? não se chegou a uma conclusão? isso?
Obrigado. Marcos
Olá! Quando o resultado da paaf é inconclusivo (Bethesda I) é porque não conseguiu aspirar pela agulha o número mínimo de células suficientes para análise do nódulo.
Sua médica endocrinologista vai te orientar em relação aos próximos passos pois ela conhece todo o seu caso e viu seus exames. Atenciosamente

Bom dia, Marcos! Compreendo que os resultados do seu exame de tireoide possam ser confusos. Vou ajudar a esclarecer o que significa quando um resultado de PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina) da tireoide é classificado como "inconclusivo (hemorrágico)".

No contexto da PAAF da tireoide, um resultado "inconclusivo" significa que a amostra coletada não foi suficiente ou adequada para fazer um diagnóstico definitivo. Isso pode acontecer por várias razões, e no seu caso, foi especificado como "hemorrágico". Isso indica que a amostra continha uma quantidade significativa de sangue, o que pode dificultar a visualização e a análise das células da tireoide sob o microscópio.

A classificação de Bethesda é um sistema usado para categorizar os resultados da PAAF da tireoide e ajuda a guiar o tratamento e o acompanhamento. Quando um resultado é inconclusivo, geralmente é classificado como Bethesda Categoria I. Isso sugere que pode ser necessário repetir o procedimento para obter uma amostra mais clara e definitiva para análise.

Não significa necessariamente que algo está errado, mas sim que o exame não pôde fornecer informações suficientes para um diagnóstico preciso. É importante discutir esses resultados com seu médico ou um endocrinologista, que pode avaliar a necessidade de repetir o exame ou considerar outros métodos diagnósticos, dependendo do seu histórico clínico e de outros sintomas que você possa estar apresentando.

Acompanhamento cuidadoso e uma comunicação clara com seu médico ajudarão a garantir que você receba o cuidado adequado e as respostas que você precisa.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.