Oi, eu queria saber qual especialista diagnóstica TDAH.

14 respostas
Oi, eu queria saber qual especialista diagnóstica TDAH.
Olá, boa tarde. Para investigar suspeita de TDAH o ideal seria procurar um psiquiatra e um neuropsicólogo para que eles possam confirmar esse diagnóstico. Dependendo da situação pode ser interessante fazer um acompanhamento com uma psicóloga e uma psicopedagoga. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.

Olá, boa tarde. Tudo bem?
Existem diferente tipos de TDAH e o diagnóstico e feito de formas diferentes para crianças e adultos. É necessário uma avaliação mais profunda. Te convido para uma sessão, nela poderemos esclarecer suas dúvidas e entender melhor teu quadro.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá, boa tarde. Tudo bem? O diagnóstico do TDAH é feito de forma multidisciplinar onde o psicólogo pode levantar hipóteses diagnósticas e encaminhar ao psiquiatra ou neuro e ambos pedirem uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo.
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é geralmente diagnosticado por profissionais de saúde mental, como psiquiatras, psicólogos, médicos especializados em neurologia, pediatras e também neuropsicólogos. Cada um desses especialistas pode ter um papel no diagnóstico e no tratamento do TDAH. Aqui estão algumas informações sobre como cada especialista pode estar envolvido:

Psiquiatra: Psiquiatras são médicos que se especializam em diagnóstico e tratamento de condições de saúde mental. Eles são frequentemente consultados para diagnosticar o TDAH e podem prescrever medicações se considerarem necessário.

Psicólogo: Psicólogos têm formação em avaliação psicológica e podem conduzir avaliações detalhadas, incluindo entrevistas, questionários e testes psicométricos, para diagnosticar o TDAH. Eles também podem fornecer terapia comportamental, aconselhamento e treinamento de habilidades para gerenciar os sintomas do TDAH.

Neurologista: Neurologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos, que afetam o sistema nervoso. Eles podem ser consultados para descartar outras condições neurológicas que podem ter sintomas semelhantes ao TDAH ou para ajudar a compreender a relação entre o funcionamento cerebral e os sintomas do TDAH.

Pediatria: Pediatras também podem estar envolvidos no diagnóstico do TDAH, especialmente quando se trata de crianças. Eles podem avaliar o desenvolvimento geral da criança, observar comportamentos e encaminhar para especialistas como psiquiatras, psicólogos ou neuropsicólogos se houver suspeita de TDAH.

Neuropsicólogo: Neuropsicólogos são profissionais especializados em avaliar as funções cognitivas e comportamentais relacionadas ao cérebro. Eles podem conduzir testes neuropsicológicos detalhados para ajudar a entender as dificuldades cognitivas e comportamentais, contribuindo para um diagnóstico mais completo do TDAH.

É importante procurar um profissional qualificado e experiente para obter um diagnóstico correto. O diagnóstico do TDAH envolve uma avaliação completa dos sintomas, histórico médico e informações de diversas fontes, como pais, professores e o próprio indivíduo. Um diagnóstico preciso é crucial para garantir o tratamento adequado e o gerenciamento dos sintomas. A colaboração entre diferentes especialistas pode resultar em uma avaliação mais abrangente e precisa da condição.
Olá tudo bom? A investigação diagnóstica do TDAH pode ser feita por profissionais da área da saúde mental, como Psiquiatra, Psicólogos e Neuropsicologos. É válido procurar profissionais que apresentem uma expertise em avaliar TDAH. Fico a disposição!

Abraço!
Psicólogo clínico com experiência em TDAH, psiquiatra com experiência em TDAH e neuropsicólogo (esse último faz testes). Sugiro que, sempre que possível, busque o neuropsicólogo e faça a avaliação.
Acredito ser um trabalho multidisciplinar, com participação do Psicólogo, Psiquiatra e Neuropsicológo. Com certeza a avalição será mais positiva quando mais de uma área esta envolvida. Levando em consideração que também o tratamento a depender do caso será necessário o envolvimento de ambos os profissionais, ate fazendo-se necessário as trocas entres eles.
Acredito que com as explicações dos colegas, tenha ficado claro quais profissionais estão aptos a oferecer esse diagnóstico. Complemento que o diagnóstico é clinico ou seja, não precisa de nenhuma exame específico e que embora não tenha cura, tem tratamento que ajuda tornar a vida mais viável. Se desejar, posso ajudar com isso. Trabalho somente com adultos TDAH. Fique bem!
Podemos tentar entender de onde vem seu questionamento sobre TDAH. Temos visto atualmente um 'boom' de diagnósticos de TDAH, pois avalia-se apenas os fenômenos sintomáticos deixando de lado o contexto de vida do paciente. Você pode estar se sentindo sem foco e atenção por diversas razões. Quando se dá um diagnóstico na tentativa de responder a causa dos sintomas apresentados sem buscar compreender o que aquilo significa para o paciente, isso não resolve a questão. É preciso entender que há no sintoma uma mensagem inconsciente, e é importante buscar escutar o que esses sintomas que você está chamando de TDAH estão dizendo. Por exemplo, ter dificuldade em manter o foco em alguma atividade ou conversa pode indicar a presença de uma angústia ocasionada por essas situações, e por que será que tais tarefas/situações estão te causando angústia? Aposte mais na sua palavra e na possiblidade de construir um saber sobre si mesmo!
Olá! Você pode procurar um dos profissionais de saúde mental especializados em TDAH e iniciar a investigação, para que, posteriormente, em conjunto, esses profissionais possam comppr um diagnóstico. Dentre os profissionais envolvidos estão psicólogos, psiquiatras, neurologistas, neuropsicólogos, se for uma criança a sua ou seu pediatra etc
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é comumente diagnosticado por profissionais de saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e neuropediatras. Esses profissionais são treinados para avaliar os sintomas e o histórico do paciente para determinar se os critérios de diagnóstico para o TDAH são atendidos.

Um psicólogo ou neuropediatra pode conduzir avaliações clínicas, testes e entrevistas para determinar se os sintomas estão presentes e têm impacto significativo na vida do indivíduo. Um psiquiatra, por sua vez, pode avaliar os sintomas e fornecer orientação sobre tratamentos farmacológicos, se necessário. Geralmente, uma avaliação abrangente que considera os aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos é essencial para um diagnóstico preciso.
Compartilho das respostas dos colegas acima. Porém ressalto que mais importante que buscar respostas na Internet é buscar ajuda precocemente para um diagnóstico adequado e tratamento.
Gostaria de acrescentar na resposta que mais importante que o diagnóstico em si, talvez seja interessante que você busque um acompanhamento psicológico para poder olhar ao que seu corpo está sinalizando antes mesmo de buscar nomear e diagnosticar.
Boa tarde,
Se for criança: psicólogo infantil; psiquiatra infantil, neuropediatra e pediatra.
Adulto: psicólogo e psiquiatra

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!