Oi, eu tenho transtorno de personalidade paranóide e estou paranóico do meu pai se tornar paranóico

17 respostas
Oi, eu tenho transtorno de personalidade paranóide e estou paranóico do meu pai se tornar paranóico por conta da exposição as minhas paranóias, é possível alguém desenvolver esse transtorno só pela convivência com alguém que o tenha? Obs: Meu pai nunca apresentou sintomas
Olá!

É compreensível que você esteja preocupado com a possibilidade de seu pai desenvolver transtorno de personalidade paranóide devido à sua própria condição. No entanto, não é comum que alguém desenvolva esse transtorno apenas por estar próximo de alguém que o tenha, especialmente se não há predisposição genética ou outros fatores de risco envolvidos.

É importante focar em seu próprio tratamento e bem-estar, e encorajar seu pai a buscar ajuda profissional caso ele comece a apresentar sintomas de preocupação excessiva, desconfiança injustificada ou outros sinais associados ao transtorno.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Olá! Compreendo a preocupação, mas o Transtorno de Personalidade Paranóide não é contagioso ou transmitido pela convivência com alguém que o tenha; sendo assim, seu pai não o desenvolverá simplesmente por estar exposto às suas preocupações. Geralmente, o desenvolvimento desse transtorno se deve por fatores negéticos, experiências de vida e coisas do tipo. Mas recomendo que você busque acompanhamento psicológico, caso ainda não tenha. Assim você vai ser capaz de lidar melhor com as suas inseguranças, seus sintomas, suas preocupações e até entender o quanto esse transtorno pode estar impactando suas relações. Se quiser conversar, fique a vontade para me chamar!
É improvável que alguém desenvolva transtorno de personalidade paranóide apenas por conviver com uma pessoa que o tenha, especialmente se essa pessoa nunca apresentou sintomas antes. O transtorno de personalidade paranóide geralmente tem suas raízes em fatores genéticos e ambientais, além de experiências de vida específicas. No entanto, é compreensível que você esteja preocupado com a possibilidade de impactar seu pai de alguma forma. Seria benéfico discutir suas preocupações com um Psicologo ou Psiquiatra, que pode ajudá-lo a entender melhor suas próprias necessidades e preocupações, bem como oferecer suporte tanto para você quanto para seu pai, se necessário.
Olá, essa chance das pessoas ao seu redor desenvolverem transtornos de personalidade por conviverem ao seu lado não são possíveis. Há manias e estereotipias que podem acarretar no desenvolvimento desses sintomas pelos pares próximos, mas não se configurarão como um transtorno ou algo do tipo, ainda mais no seu caso se tratando de ser de filho > pai (e não o inverso). Acredito que seria interessante você passar por acompanhamento psicológico para tratar desses sintomas, com certeza você sentiria mais alivio e seria muito proveitoso no seu dia a dia você ter alguém para acompanhá-lo nessas paranoias e dificuldades, ainda poderia facilitar na remissão desses sintomas. Abraços, cuide-se! :)
Olá! Transtornos de personalidade se manifestam a partir de uma somatória de eventos, entre eles questões genéticas e de história de vida. A convivência com uma pessoa com um transtorno psiquiátrico não leva alguém a desenvolver sintomas. O que costuma acontecer é a relação afetar a ambos e isso acarretar em questões que exijam um manejo adequado.
Dessa forma, não precisa se preocupar com a possibilidade de seu pai apresentar o mesmo diagnóstico que o seu devido à convivência com você. É provável que essa preocupação se apresente como parte do transtornos de personalidade paranóide.
Conviver com alguém que tenha transtorno de personalidade paranóide pode gerar preocupações e incertezas, principalmente para aqueles que já sofrem com a mesma condição. No entanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento desse transtorno só pela convivência não é uma possibilidade. Cada indivíduo possui uma predisposição genética e fatores ambientais específicos que influenciam no surgimento de transtornos mentais. Portanto, é fundamental buscar ajuda profissional para compreender melhor o próprio quadro clínico e os possíveis impactos da convivência com pessoas próximas. A terapia pode ser um caminho essencial para lidar com as questões relacionadas ao transtorno de personalidade paranóide, promovendo autoconhecimento e estratégias eficazes para enfrentar os desafios do dia a dia. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e existem recursos disponíveis para auxiliá-lo a construir relações saudáveis e equilibradas.
Transtornos de personalidade, incluindo o paranóide, são geralmente influenciados por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e experiências de vida.

No entanto, a convivência com alguém que tenha um transtorno de personalidade paranóide pode afetar o ambiente familiar e as relações interpessoais, podendo gerar estresse e desafios adicionais. Isso pode causar desconforto e preocupação em outros membros da família, como você mencionou.

É importante buscar apoio e orientação de um profissional de saúde mental para ajudá-lo a lidar com suas próprias preocupações e ansiedades em relação ao seu pai e ao transtorno de personalidade paranóide. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para gerenciar suas preocupações de forma saudável e a manter um ambiente familiar harmonioso. Além disso, eles podem fornecer apoio emocional e orientação específica para lidar com as dinâmicas familiares que possam estar contribuindo para suas preocupações.
Olá, o desenvolvimento de transtorno de personalidade não ocorre por contágio. Talvez essa preocupação sua seja mais um evento do seu próprio transtorno. Espero que você já esteja em tratamento tanto medicamentoso quanto psicológico, pois ambos são necessários para que você possa se sentir melhor.
Pessoas com transtorno de personalidade paranoide desconfiam dos outros e supõem que os outros pretendem prejudicá-los ou enganá-los, mesmo quando eles não têm justificativa suficiente para esses sentimentos. Se preocupar com o fato de que seu pai possa apresentar tal transtorno faz parte de seu sintoma. Seria bom para vc buscar um profissional da Psicologia e realizar um processo terapêutico.
Olá como vai??
O Transtorno de Personalidade Paranóide é caracterizado por desconfiança e suspeita generalizadas em relação aos outros, interpretando as intenções das pessoas como maliciosas, mesmo na ausência de evidências. Embora o transtorno possa ter uma predisposição genética, o ambiente e a experiência de vida também desempenham um papel importante no seu desenvolvimento.

É improvável que alguém desenvolva diretamente o Transtorno de Personalidade Paranóide apenas por conviver com uma pessoa que tenha esse transtorno. No entanto, a exposição prolongada a comportamentos e pensamentos paranóicos pode influenciar a maneira como uma pessoa interpreta e responde às interações sociais. Isso pode resultar em um aumento temporário da desconfiança ou da suspeita, mas não necessariamente em um diagnóstico completo do transtorno.

É importante notar que o desenvolvimento de transtornos de personalidade é complexo e multifacetado, envolvendo uma combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais. Além disso, nem todas as pessoas expostas a comportamentos paranóicos desenvolverão o transtorno, e o impacto exato da exposição varia de pessoa para pessoa.

Se você está preocupado com o impacto que suas próprias preocupações paranóicas podem ter sobre seu pai ou sobre outras pessoas em sua vida, é importante buscar apoio de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a entender melhor suas preocupações e a desenvolver estratégias para lidar com elas de forma saudável. Além disso, um ambiente familiar aberto e comunicativo pode ajudar a reduzir o estresse e promover relacionamentos mais saudáveis entre os membros da família. Te desejo um feliz dia!!!

Olá. Não, pois a partir da visão psicanalítica o transtorno paranóide faz parte de um estrutura psíquica que se enquadra dentro da psicose e essa forma de estruturação diz do modo como o sujeito conseguiu estar no mundo a partir das questões inconscientes que o constituem , ou seja, não é algo contagioso ou adquirido!
Olá, qualquer transtorno de personalidade não é uma doença, mas sim a forma da pessoa se portar no mundo, isso pode ser genético ou devido ao ambiente em que foi criado, traumas ou faltas incluindo afetivas. Seu pai não vai virar paranoico, pelo fato de você ter essa personalidade, mas não esta livre de apresentar quadros de ansiedade. Atuo com pacientes borderlines e aqueles que convivem com pessoas narcisistas. Quadros ansiosos são comuns. Fico a disposição.
Olá. O transtorno paranoide afeta a dinâmica familiar, mas não a ponto de mudar a personalidade do seu pai e causar o mesmo transtorno nele. Você não esta com sintomas exacerbados? Sugiro que converse com o profissional que te auxilia ou inicie uma psicoterapia para trabalhar mais a fundo a base emocional da paranoia. Seria ótimo se o seu pai também fizesse terapia, vejo que você se preocupa com ele.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem..
Para a familia que possui um membro com este transtorno e desafiador mas não que chegue a ter o transtorno caso não seja da genetica ou algo do tipo, pode parecer para você que possui o transtorno que seu pai também ficará assim, mas isso pode ter ocorrido devido ao pensamento do transtorno, fique tranquilo não e por que ele possivelmente cuide de você que ele terá tambem.
Espero que fique bem, conte comigo.
Abraços
O transtorno de personalidade paranóide, como outros transtornos de personalidade, tem suas raízes em uma complexa interação de fatores genéticos, biológicos e ambientais. Não é comum que alguém desenvolva um transtorno de personalidade apenas pela convivência com outra pessoa que o tenha, mesmo que haja uma intensa exposição a comportamentos ou pensamentos característicos desse transtorno. No entanto, o ambiente familiar e as dinâmicas relacionais podem influenciar a maneira como os sintomas são percebidos e gerenciados, tanto pelo indivíduo afetado quanto pelos que estão ao seu redor.

A preocupação com o impacto de seus próprios comportamentos e pensamentos sobre os outros, especialmente sobre pessoas próximas como seu pai, reflete uma consciência sobre a interação entre seu estado e seu ambiente. É importante abordar essas preocupações em terapia, onde possa explorar suas ansiedades, medos e percepções, minimizando assim o impacto negativo em suas relações e bem-estar.
Olá, como vai? O Transtorno de Personalidade Paranoide não é algo que se pode passar para outro como um vírus. Quando falamos de transtorno de personalidade isso quer dizer que faz parte da sua personalidade, do seu modo de funcionamento (emoções, sentimentos, comportamento). É claro com o tratamento adequado, como a psicoterapia e o psiquiatra, é possível ter uma vida estável com as emoções reguladas.
Sua pergunta é muito interessante e importante. Os quadros de paranóia podem se desenvolver por diversos fatores, mas a contaminação não é uma delas. Se você não está em tratamento psicológico, considero que comece para que tenha um espaço seu para falar sobre seus sintomas, mas é interessante observar que você expressa ao seu pai seus pensamentos, o que faz dele uma boa rede de suporte. Não seria interessante conversar com seu pai sobre sua angústia, se houver um espaço no vínculo para isso e caso ainda não tenha conversado sobre? Fica a sugestão.