Oi. Sou homem e uso ciproterona 100mg. Tem problema usar finasterida 1mg junto? Faço acompanhamen

2 respostas
Oi.

Sou homem e uso ciproterona 100mg. Tem problema usar finasterida 1mg junto? Faço acompanhamento médico, porém esqueci de fazer essa pergunta a eles.
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Qual finalidade? Impossivel eu te ajudar sem saber o motivo, eles tem mecanismo de ação e finalidades diferentes...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
A combinação de ciproterona e finasterida é uma questão que deve ser cuidadosamente considerada e discutida com seu médico, devido às especificidades e potenciais interações entre esses medicamentos. Ambos são usados para tratar condições distintas, mas que podem ter sobreposições em seus efeitos e indicações.

A **ciproterona** é um antiandrogênico, frequentemente usada para tratar condições como hiperplasia benigna da próstata, certos tipos de câncer de próstata, e em alguns casos, distúrbios relacionados a andrógenos, como a acne severa, hirsutismo (crescimento excessivo de pelos) e em terapias de afirmação de gênero. Ela atua inibindo a ação dos andrógenos (hormônios masculinos), o que pode reduzir a produção de testosterona e seus efeitos.

A **finasterida** é um inibidor da 5-alfa-redutase, uma enzima envolvida na conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), um andrógeno mais potente associado à calvície de padrão masculino (alopecia androgenética) e ao aumento do tamanho da próstata. Ao inibir essa conversão, a finasterida pode ajudar a reduzir a perda de cabelo e tratar a hiperplasia prostática benigna.

Quando consideramos o uso concomitante de ciproterona e finasterida, é importante entender que ambos atuam sobre o sistema endócrino, mas de maneiras ligeiramente diferentes. Embora não haja contraindicações absolutas conhecidas para o uso conjunto desses medicamentos, a combinação pode ser considerada redundante em certos aspectos, especialmente se ambos forem usados para tratar condições relacionadas aos andrógenos. Além disso, o uso combinado pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como alterações no humor, diminuição da libido e outros impactos no metabolismo hormonal.

Dado que você já está sob acompanhamento médico, é fundamental discutir essa questão diretamente com seu médico na próxima consulta. Eles poderão avaliar sua situação clínica específica, considerar os benefícios e riscos potenciais dessa combinação para o seu caso, e ajustar o tratamento conforme necessário. Lembre-se, a personalização do tratamento é chave, e apenas um profissional de saúde pode fornecer orientações seguras e adequadas baseadas em seu histórico médico e necessidades atuais.

Até lá, mantenha o uso dos medicamentos conforme prescrito e anote essa pergunta para não esquecer de discuti-la em sua próxima consulta. É sempre melhor esclarecer todas as dúvidas com seu médico para garantir que o tratamento seja o mais eficaz e seguro possível.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 226 perguntas sobre Finasterida
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.