Oi. Sou homem e uso ciproterona 100mg. Tem problema usar finasterida 1mg junto? Faço acompanhamen

2 respostas
Oi.

Sou homem e uso ciproterona 100mg. Tem problema usar finasterida 1mg junto? Faço acompanhamento médico, porém esqueci de fazer essa pergunta a eles.
Qual finalidade? Impossivel eu te ajudar sem saber o motivo, eles tem mecanismo de ação e finalidades diferentes...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A combinação de ciproterona e finasterida é uma questão que deve ser cuidadosamente considerada e discutida com seu médico, devido às especificidades e potenciais interações entre esses medicamentos. Ambos são usados para tratar condições distintas, mas que podem ter sobreposições em seus efeitos e indicações.

A **ciproterona** é um antiandrogênico, frequentemente usada para tratar condições como hiperplasia benigna da próstata, certos tipos de câncer de próstata, e em alguns casos, distúrbios relacionados a andrógenos, como a acne severa, hirsutismo (crescimento excessivo de pelos) e em terapias de afirmação de gênero. Ela atua inibindo a ação dos andrógenos (hormônios masculinos), o que pode reduzir a produção de testosterona e seus efeitos.

A **finasterida** é um inibidor da 5-alfa-redutase, uma enzima envolvida na conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), um andrógeno mais potente associado à calvície de padrão masculino (alopecia androgenética) e ao aumento do tamanho da próstata. Ao inibir essa conversão, a finasterida pode ajudar a reduzir a perda de cabelo e tratar a hiperplasia prostática benigna.

Quando consideramos o uso concomitante de ciproterona e finasterida, é importante entender que ambos atuam sobre o sistema endócrino, mas de maneiras ligeiramente diferentes. Embora não haja contraindicações absolutas conhecidas para o uso conjunto desses medicamentos, a combinação pode ser considerada redundante em certos aspectos, especialmente se ambos forem usados para tratar condições relacionadas aos andrógenos. Além disso, o uso combinado pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como alterações no humor, diminuição da libido e outros impactos no metabolismo hormonal.

Dado que você já está sob acompanhamento médico, é fundamental discutir essa questão diretamente com seu médico na próxima consulta. Eles poderão avaliar sua situação clínica específica, considerar os benefícios e riscos potenciais dessa combinação para o seu caso, e ajustar o tratamento conforme necessário. Lembre-se, a personalização do tratamento é chave, e apenas um profissional de saúde pode fornecer orientações seguras e adequadas baseadas em seu histórico médico e necessidades atuais.

Até lá, mantenha o uso dos medicamentos conforme prescrito e anote essa pergunta para não esquecer de discuti-la em sua próxima consulta. É sempre melhor esclarecer todas as dúvidas com seu médico para garantir que o tratamento seja o mais eficaz e seguro possível.