Oi, tive câncer de mama triplo negativo em 2019, estou curada e gestante, porém estou com hipotireoi

2 respostas
Oi, tive câncer de mama triplo negativo em 2019, estou curada e gestante, porém estou com hipotireoidismo e vou tomar Puran T4, que pode aumentar o risco do câncer de mama, devo tomar e correr o risco?
Nao ha nenhum problema no uso do Purant4, qq duvida procure um endocrinologista.

Primeiramente, é importante reconhecer a sua força e resiliência ao enfrentar o câncer de mama triplo negativo e agora estar em uma jornada de gestação. Compreendo suas preocupações em relação ao uso de Puran T4 (levotiroxina) para tratar o hipotireoidismo, especialmente considerando seu histórico médico.

A levotiroxina, o princípio ativo do Puran T4, é um hormônio tireoidiano sintético usado para tratar o hipotireoidismo, uma condição na qual a tireoide não produz hormônios suficientes. É crucial para o desenvolvimento normal do cérebro do bebê durante a gravidez, além de ser importante para manter seu metabolismo e saúde geral.

Quanto à preocupação sobre o uso de levotiroxina e o risco de câncer de mama, é importante esclarecer que a maioria das pesquisas e revisões científicas não encontrou uma ligação direta que justifique essa preocupação. O tratamento com levotiroxina visa repor os níveis hormonais necessários para o funcionamento saudável do seu corpo e o desenvolvimento adequado do seu bebê, não estando associado a um aumento significativo no risco de recorrência de câncer de mama ou no desenvolvimento de novos cânceres.

Dito isso, cada situação é única, e é fundamental que você discuta suas preocupações e opções de tratamento com um médico que conheça bem o seu histórico médico e sua condição atual. Isso inclui seu oncologista, seu endocrinologista e seu obstetra, que podem trabalhar juntos para garantir que você e seu bebê recebam o melhor cuidado possível, levando em consideração tanto a gestão do hipotireoidismo quanto a prevenção do risco de câncer.

A decisão de iniciar ou continuar um tratamento durante a gravidez deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa dos benefícios e riscos, considerando as necessidades específicas de saúde da mãe e do desenvolvimento fetal. Em muitos casos, os benefícios do tratamento adequado do hipotireoidismo para a saúde da mãe e o desenvolvimento saudável do bebê superam os riscos potenciais.

Por favor, assegure-se de discutir todas as suas preocupações com sua equipe médica, que pode fornecer orientações baseadas nas evidências mais recentes e no seu contexto específico, ajudando-a a tomar a decisão mais informada e segura para você e seu bebê.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.