Oi, tudo bem? Tem 1 ano que encerrei a terapia com minha ex- psicóloga e durante a terapia que durou
4
respostas
Oi, tudo bem? Tem 1 ano que encerrei a terapia com minha ex- psicóloga e durante a terapia que durou 2 anos ela me falou de outro psicólogo que avalia se tem TDAH ou não e quando finalizou a terapia com ela, eu procurei esse outro e estou com ele quase 1 ano. Posso se for da vontade da minha ex-psicologa iniciar uma amizade, pq não vou retomar mais terapia com ela, foi encerrado 100%. E não vou querer iniciar amizade falando de terapia, é fluir as coisas naturalmente. Pode acontecer e se pode, quanto tempo posso esperar pra respeitar o limite ético dela?
De forma geral, não é recomendado que psicólogo e ex-paciente iniciem amizade, mesmo após o fim da terapia. O vínculo terapêutico cria uma assimetria que permanece, e não há um prazo seguro que torne essa relação ética. Contatos cordiais podem ocorrer, mas a iniciativa deve partir do profissional, sempre com cautela.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Bem, mesmo após o término da terapia, a relação terapêutica deixa marcas. O psicólogo conhece vulnerabilidades e questões íntimas dos pacientes de uma maneira que não é comum em outras relações. Por isso, muitos profissionais optam por não estabelecer vínculos de amizade com pacientes ou ex-pacientes para preservar o espaço seguro que foi construído e para evitar conflitos ou confusões. Não há um prazo definido por lei ou pelo código de ética. No seu caso, a decisão de iniciar ou não uma amizade é da sua ex-psicóloga. Ela avaliará a situação com base em seus princípios éticos e profissionais. O mais importante é respeitar a posição dela, qualquer que seja. Você pode, se sentir confortável, expressar seu desejo de forma respeitosa, mas esteja preparado para a possibilidade de uma recusa.
Olá, como vai?
Nesse caso você pode sim se aproximar dela, mas é ela quem vai decidir se vai querer sustentar uma amizade com você. Fale disso com seu psicólogo atual, para poder elaborar de forma melhor sem que ocorra frustrações desnecessárias para você.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
Nesse caso você pode sim se aproximar dela, mas é ela quem vai decidir se vai querer sustentar uma amizade com você. Fale disso com seu psicólogo atual, para poder elaborar de forma melhor sem que ocorra frustrações desnecessárias para você.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá, pode acontecer sim, uma vez que vocês encerrarem o processo e não irão retomar. Porém pode ser que seja difícil uma vez que você passou 2 anos contando sobre seu íntimo para ela e possivelmente sabe pouco sobre ela, talvez a relação tenha uma dinâmica desbalanceada. Espero ter ajudado!
Perguntas relacionadas
- Mantras como AUM tem poder de fazer relaxar profundamente o corpo mesmo sem sono e entrar em ondas cerebrais mais lentas?
- Boa tarde tem 10 dias que passei por uma copoperineoplastia e tem um ou 2 pontos q ficam sangrando não e muito eu coloca gazes e mela um pouco logo depôs de uns minutos já tá sujo novamente será q devi ir n hospital? Pq me ajuda eu não queria decer escadas se n for necessário
- Eu dei albendazol pra minha filha de 2 anos,na sexta no sábado o pai dela esqueceu, e deu domingo o tratamento era de 3 dias .. oque eu faço agora vouto denovo o tratamento pq já se passou 2 dias
- Tenho tuberculose, estou indo pro 4 mês Tenho muitas dores nas articulação como joelho e braços, uma espécie de rigidez ,que piora muito a noite e melhora com movimentos, ibuprofeno ajuda ou e caso de outra medicação
- Comecei a ter crises de ansiedade e ataques de pânico, não é a primeira vez que tenho tratado isso, é a quarta vez. Entre idas e retiradas da medicação, fico muito bem com o tratamento com escitalopram que comecei a 9 anos atrás. Dessa vez comecei com 10mg. Obviamente aumentou a ansiedade ainda…
- Estou usando amoxicilina de 12/12h e otosporim de 4/4h (receitado por um médico plantonista sem avaliação com exames). Minha orelha e ao redor continuam com muito inchaço, vermelhidão e dor ao redor e dentro do ouvido, como se fossem pontadas de facas, sinto q tem uma cachoeira nele, usei 2…
- Sou esquizofrênico e estou estabilizado sem crises. Posso ter uma vida normal? Estudar, trabalhar? Isso tudo com medicação certo?
- Meu filho tem 8 anos e nunca conseguiu parar de fazer xixi a noite na cama. Desde 6 anos estou indo atrás de especialistas, já usou desmopressina, alarme, biofeedback e rotina. E nada resolveu, temos que acordar para levar ao banheiro e mesmo assim acontece de se molhar todo. Queria saber se…
- Olá! Fiz a retirada de um cisto benigno localizado no prepúcio (nao houve retirada do prepúcio, somente do cisto). Já se passaram 20 dias e ainda está inchado na região da sutura. O prepúcio ainda não consegue cobrir a glande por conta do inchaço . Reduzi bem e a cor está quase o que era antes.…
- Boa tarde Faz exatamente 1 ano q parei de toma injeção de 3 meses desde então nunca mais minha menstruação voltou .pode me informar algum medicamento ótimo pra tá auxilando a menstruação volta e regula quero tanto engravidar
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.