Olá! Após o parto da minha segunda filha, percebi um déficit cognitivo muito grande ao retornar ao

7 respostas
Olá! Após o parto da minha segunda filha, percebi um déficit cognitivo muito grande ao retornar ao trabalho. Já são 4 anos que tenho dificuldade na leitura, escrita, cálculos matemáticos, memória, atenção, concentração. A troca de letras e números (penso em um e escrevo outro) está atrapalhando. O que posso ter?
Uma avaliação de médico neurologista e de um psicólogo podem auxilia-la num diagnóstico preciso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas apresentado podem ter relação direta com as mudanças da maternidade, isso pode ser devido a questões emocionais, mudanças na rotina e aumento do estresse. No caso precisamos conversar um pouco mais para poder entender os efeitos dessas mudanças.
Além dos problemas emocionais acredito que vale a procura de alguns especialista em parte neurológica, para avaliação e diagnóstico, assim como a realização de exames de rotina.
Mas todas essas situações são apenas suposições, para concretizar um diagnóstico será necessário conversarmos mais um pouco.
Aguardo seu contato
Olá, primeiramente deve-se descartar qualquer problema relacionado aos aspectos físicos. Faça seu checkup e exames, avalie como está a tireoide. Procure um neurologista que provavelmente também lhe pedirá uma tomografia. Caso não encontrem nenhuma evidência física (isquemias ou hipotireoidismo), então vamos trabalhar com as hipóteses de deficits cognitivos ou questões emocionais. Lembrando que algumas dietas pobres em nutrientes também podem impactar os aspectos cognitivos. Depois nos escreva para saber como você ficou! Boa sorte! Cuide-se...
Déficit das funções cognitivas: sugiro que busque profissionais para avaliação e descartar hipóteses. Sugiro procurar um neurologista, buscar um neuropsicólogo(a) para avaliar suas funções cognitivas e emocionais e se possível iniciar uma psicoterapia cognitiva comportamental para descartar a hipótese emocional. Não deixe de procurar estes profissionais que podem lhe aliviar de sua angústia.
Olá, seria importante passar um um neurologista e posteriormente fazer uma avaliação neuropsicológica para verificar quais funções estão prejudicadas e quais não e assim poder fazer uma reabilitação neuropsicológica focada na dificuldade que apresentou.
Espero ter ajudado, abraços.
É bem complicado explicar por aqui o que você pode ter, pois esse tipo de questão só é bem solucionada quando há uma avaliação profissional do caso, com a realização de exames, para apontar o que ha de errado e como deve ser tratado. Conforme a descrição de suas dificuldades, para encontrar um diagnóstico preciso, seria importante você pocurar um neurologista e fazer uma avaliação neuropsicológicas, pois atraves da investigação desses profissionais, você vai conseguir chegar a um diagnóstico preciso e também terá a possibilidade de realizar um tratamento efetivo.
Recomendo que você procure um médico neurologista, realize exames e faça em uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicologo. Através dos exames e da avaliaçào neuropsicológica será possível pensar em uma resposta para essa perda cognitiva. É organica (falta vitamina,, tem alguma alteração metabolica?), tem perda cognitiva real (qual o resultado dos testes neuropsicologicos), tem um quadro de estresse ou emocional? Somente assim é possível descobrir a causa da sua perda. Abraço

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.