Olá, Boa noite!!!! Estou um pouco preocupada, tenho 33 anos, em 15/01/2018 realizei uma histerectomi

2 respostas
Olá, Boa noite!!!!
Estou um pouco preocupada, tenho 33 anos, em 15/01/2018 realizei uma histerectomia com salpingectomia e preservação dos ovários ( diagnóstico hemangioma uterino, o que causava hemorragias), fiz uma ecografia transvaginal em 15/02/2018 segue laudo:
Observa-se imagem cística ocupando toda a pelve, com debris e componentes sólidos no seu interior, medindo 10,8 x 10,6 x 6,9 cm (vol: 414cm³), com importante aumento de dimensão em comparação com o exame prévio realizado em 06/2018. Ovários não individualizados. Não há evidência de líquido livre em fundo de saco. Minha ginecologista me encaminhou para um cirurgião especialista em oncologia ginecológica, minha consulta é dia 28/02, estou com medo e, sem conseguir dormir direito. Terei alguma chance de permanecer com algum ovário?
Dr. Cesar Pinheiro
Ginecologista, Especialista em reprodução humana
Fortaleza
Olá . Natural que se sinta tensa. Primeiro, nenhum exame de imagem, ultra-som, tomografia, ressonância dá diagnóstico preciso de câncer. Como você tem uma imagem alterada, natural que seus médicos queiram ter a certeza de que não se trata de nada sério. Converse com o cirurgião da sua preocupação em manter seus ovários. Caso ele ache que para sua saúde seja importante retirar os ovários, o que é a exceção, poderá retirar esse cisto, depois estimular seus óvulos , captar seus óvulos e congelar. Preservaria sua fertilidade. Depois caso o cirurgião acredite que seja importante retirar seus ovários , poderia fazê-lo. Teria seus óvulos preservados para num futuro ter seus bebês biológicos. Nesse caso seria através de um útero solidário ( útero de uma parente por exemplo)
Boa sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas, exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
A avaliação completa das características do cisto ao ultrassom é importante: tamanho, capsula, septos, vascularização ao doppler, presença de papilas, etc.
Os marcadores tumorais podem ser importantes para o diagnóstico. A ressonância pode trazer informações adicionais.
A maior parte dos cistos ovarianos são devido ao próprio funcionamento do ovário, isto é, são funcionais. Eles não geram sintomas como dor pélvica e não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Se o ultrassom for repetido em 3 meses, o cisto irá desaparecer. O anticoncepcional não trata o cisto.
Um cisto de 10 cm com certeza não é funcional.
A depender das características do cisto, uma cirurgia pode ser necessária para o diagnóstico e tratamento. Se for operar procure um médico com experiência em laparoscopia.
Essa via de acesso cirúrgico irá ajudar na sua recuperação pós-operatória.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Especialistas

Liliane Vogas

Liliane Vogas

Ginecologista

João Pessoa

Giulia Paiva

Giulia Paiva

Ginecologista

São Paulo

Maíra Facciolli

Maíra Facciolli

Ginecologista

Nova Iguaçu

Rafaela Bizoni

Rafaela Bizoni

Ginecologista

Divinópolis

Genário Ellias da Silva

Genário Ellias da Silva

Ginecologista

Osasco

Arimaza Contarini Soares

Arimaza Contarini Soares

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 697 perguntas sobre Cistos Ovarianos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.