Olá boa noite minha filha tem 2 anos 9 meses só fala papai mamãe água e fala umas palavras paressend

Olá boa noite minha filha tem 2 anos 9 meses só fala papai mamãe água e fala umas palavras paressendo tipo embolado é tô bem preocupada

6 respostas


Olá , bom dia No desenvolvimento normal da Linguagem Oral, uma criança com 2 anos e 9 meses deveria estar falando palavras e frases simples. Seria importante sua filha passar em uma consulta com Fonoaudióloga para avaliar melhor se há um atraso e quais procedimentos realizar para ajudá-la .

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa tarde, nesta idade já se pode falar um número considerável de palavras. Deve se fazer avaliação fonoaudióloga para ver se ela tem apenas um atraso de fala ou algo mais. De qualquer forma ela já deveria está fazendo a terapia.


Olá, boa tarde! Criança nesta idade espera-se que esteja falando mais palavras, inclusive pequenas frases. A avaliação fonoaudiológica é de fundamental importância nesse caso.


Olá! Tudo bem? Com relação ao vocabulário de uma criança, ele é muito variável. Entretanto, já era esperado que sua filha estivesse justapondo palavras para se expressar. Sugiro que a sra. busque ajuda de um profissional fonoaudiólogo para que este possa avaliar a fala e a linguagem de sua filha e, assim, realizar as orientações e intervenções necessárias.


Olá, é compreensível que você esteja preocupado com o desenvolvimento da fala da sua filha. Aos 3 anos é esperado que a comunicação da criança seja muito semelhante a comunicação de um adulto. Espera-se que uma grande variedade e quantidade de palavras, frases com mais de 3 elementos e que fatos sejam relatados, ou seja, que a criança consiga contar a você o que aconteceu na escola por exemplo. É importante consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação mais detalhada e orientações personalizadas. Deixarei algumas orientações que você pode seguir: 1. Estimule a comunicação: Converse com seu filho frequentemente, mesmo que ele ainda não responda com palavras. Use frases curtas e simples, e descreva o que está fazendo ou o que está ao redor. 2. Leia juntos: A leitura é uma ótima maneira de introduzir novas palavras. Escolha livros com ilustrações coloridas, com animais, com pessoas, como nos clássicos livros infantis e faça perguntas sobre as imagens. 3. Brinque de forma interativa: Brincadeiras que envolvem imitação, como jogos de faz de conta, podem incentivar a comunicação. Use brinquedos que estimulem a fala, como bonecos ou fantoches, miniaturas de objetos da casa e miniaturas de animais. 4. Cante músicas e rimas: As músicas e rimas ajudam a desenvolver a linguagem de forma divertida. Cante junto com seu filho e incentive-o a repetir. 5. Dê tempo para responder: Quando você fizer uma pergunta, aguarde um momento para que ele tenha a chance de responder, mesmo que seja apenas com gestos. 6. É importante que a comunicação seja uma experiência positiva. O mais importante é criar um ambiente amoroso e encorajador. Você está fazendo um ótimo trabalho ao buscar informações! Abraço, Taynara Nunes Fonoaudióloga

Taynara Nunes

Taynara Nunes

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Agendar consulta

O mais importante no desenvolvimento da linguagem de uma criança é conviver com pessoas falando corretamente a língua sem apoios como "au au", o nome é cachorro nem "miau", o nome é gato, e assim por diante. Lidar com brinquedos concretos, e longe da tecnologia que embota o desenvolvimento do cérebro. Ouvir estória, colorir, massinha, pintar, estar realmente com a criança e não vendo celular e a criança ali de lado. Evitar atender por gritos, apontando as coisas, ...para que comece a fazer a ligação neurológica entre a prolação da linguagem e sua vontade ser atendida. Não corrigir, introduzir a palavra dita de forma incorreta pela criança em um discurso natural e fluido onde a palavra retorne de forma tranquila na conversa e assim dando a ele o feedback correto da palavra em questão. Primeiro momento a criança internaliza linguagem, depois ela vai para o novo estágio da prolação. Tudo com amor, carinho e dedicação fica melhor e mais bem feito.

SD

Suzana Didier

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.