Olá, bom dia. Faz 5 anos que tomo antidepressivos (sertralina/fluoxetina), mas não obtive a melhora
3
respostas
Olá, bom dia. Faz 5 anos que tomo antidepressivos (sertralina/fluoxetina), mas não obtive a melhora desejada.
Ainda não consigo sentir motivação e prazer em minhas atividades. Desconfio que seja um efeito colateral do antidepressivo: embotamento emocional / Anedonia.
Tem a possibilidade de o remédio trazer mais malefícios do que benefícios no meu caso?
Ainda não consigo sentir motivação e prazer em minhas atividades. Desconfio que seja um efeito colateral do antidepressivo: embotamento emocional / Anedonia.
Tem a possibilidade de o remédio trazer mais malefícios do que benefícios no meu caso?
Olá! Pode acontecer de efeitos como anedonia ou embotamento ocorrerem quando o paciente faz uso de alguns antidepressivos de longa data. O ideal seria avaliar a troca medicamentosa ou entender se existem aspectos subjetivos de sua vida que estão levando a este sintoma.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Dra Bianca
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Dra Bianca
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Algumas coisas devem ser observadas aqui. Primeiro: alguns antidepressivos podem, sim, deixar a pessoa apática, como se não sentisse mais nada. É um efeito colateral desagradável e que deve ser comunicado ao psiquiatra para que sejam feitos ajustes na dose ou troca da medicação, caso seja um efeito colateral insuportável. Segundo: você está há muito tempo tomando antidepressivo sem atingir a remissão dos sintomas. O prazo máximo habitual para que uma pessoa atinja a melhora total dos sintomas é de 12 a 16 semanas após iniciar e ajustar a dose da medicação. Caso a remissão não seja alcançada, a medicação deve ser trocada ou associada a outra. Em 5 anos daria para ter tentado outros esquemas medicamentosos ou outras estratégias de tratamento, como estimulação elétrica transcraniana, infusão de cetamina ou eletroconvulsoterapia. É importante retornar ao seu psiquiatra para revisão do quadro e reformulação do tratamento. Melhoras!
Sim, é possível. Muitas vezes os antidepressivos podem causar uma espécie de "apatia" nos deixando sem as emoções que antes tínhamos. É um efeito colateral relativamente comum na minha prática clínica. Mas sempre tem que ser investigada a própria resposta insuficiente da medicação, ou seja, a continuação de sintomas depressivos mesmo tomando o remédio. Outras causas clínicas, como a deficiência de vitaminas e problemas de tireoide devem ser avaliadas.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.