Olá! Começei a fazer uso de Fluoxetina 20 mg e Clonazepam 2 mg. Essas medicações são boas para depressão

5 respostas
Olá!
Começei a fazer uso de Fluoxetina 20 mg e Clonazepam 2 mg.
Essas medicações são boas para depressão e ansiedade?
Meu diagnóstico é transtorno de ansiedade generalizada e depressão.
Obrigado!!
Olá, essa combinação é bem utilizada em transtornos como os que você citou sim. Independente disso, apenas a utilização da medicação não provocará novos aprendizados. É bastante difundida na literatura especializada que em casos de ansiedade e/ou depressão, o melhor tratamento é a combinação da medicação e terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois a medicação atua na parte bioquímica e a TCC vai te auxiliar na identificação dos gatilhos mentais que "desencadeiam" determinadas emoções e comportamentos e, principalmente auxiliar você na adoção de estratégias mais efetivas que te ajudem a sair do estado ansioso/depressivo. Espero ter ajudado. Um abraço.

Olá. Esses medicamentos são eficazes para uma infinidade de distúrbios emocionais e psíquicos
Se você está tomando sob a orientação de um psiquiatra, e se foi ele quem te diagnosticou, então pode ficar tranquilo.
Mais uma orientação, procure uma psicoterapia pois só o medicamento não será suficiente para o tratamento.
A terapia é fundamental ferramenta para o seu caso
Não deixe passar o tempo pois os sintomas tendem a se agravar
Estes medicamentos são muito utilizados para o tratamento de depressão e tratamento de transtornos de Ansiedade. O psiquiatra é o profissional capacitado para receitar medicamentos para diversos transtornos. A psicoterapia é muito importante para auxiliar o tratamento com medicação .
Essa combinação é uma das mais indicadas pelos colegas psiquiatras para as questões relatadas na pergunta e com ótimos resultados para muitos pacientes.
Vale pontuar que a fluoxetina não faz efeito imediato e que pode trazer alguns efeitos colaterais, porém é importante persistir no tratamento, conforme indicado, para perceber os efeitos.
Aconselho procurar um colega psicólogo/ psicanalista para que seu tratamento possa ser feito da melhor forma. Aliando tratamento psicofarmacológico e psicoterapia/ psicanálise, há ganhos consideráveis e melhor prognóstico para o tratamento do TAG e da depressão.
Conforme alguns colegas já pontuaram, toda medicação deve ser acompanhada e indicação pelo médico.
Estudos clínicos mostram que a efetividade do tratamento se dá quando aliado aos medicamentos o paciente busca a psicoterapia (a Terapia Cognitivo Comportamental tem sido muito indicada pelos psiquiatras) e a pratica de atividade física. Exercícios e práticas constantes de Atenção Plena (Mindfulness) também resultam no bom gerenciamento da Ansiedade.