Olá! Começei a fazer uso de Fluoxetina 20 mg e Clonazepam 2 mg. Essas medicações são boas para depressão

5 respostas
Olá!
Começei a fazer uso de Fluoxetina 20 mg e Clonazepam 2 mg.
Essas medicações são boas para depressão e ansiedade?
Meu diagnóstico é transtorno de ansiedade generalizada e depressão.
Obrigado!!
Olá, essa combinação é bem utilizada em transtornos como os que você citou sim. Independente disso, apenas a utilização da medicação não provocará novos aprendizados. É bastante difundida na literatura especializada que em casos de ansiedade e/ou depressão, o melhor tratamento é a combinação da medicação e terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois a medicação atua na parte bioquímica e a TCC vai te auxiliar na identificação dos gatilhos mentais que "desencadeiam" determinadas emoções e comportamentos e, principalmente auxiliar você na adoção de estratégias mais efetivas que te ajudem a sair do estado ansioso/depressivo. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Esses medicamentos são eficazes para uma infinidade de distúrbios emocionais e psíquicos
Se você está tomando sob a orientação de um psiquiatra, e se foi ele quem te diagnosticou, então pode ficar tranquilo.
Mais uma orientação, procure uma psicoterapia pois só o medicamento não será suficiente para o tratamento.
A terapia é fundamental ferramenta para o seu caso
Não deixe passar o tempo pois os sintomas tendem a se agravar
Estes medicamentos são muito utilizados para o tratamento de depressão e tratamento de transtornos de Ansiedade. O psiquiatra é o profissional capacitado para receitar medicamentos para diversos transtornos. A psicoterapia é muito importante para auxiliar o tratamento com medicação .
Essa combinação é uma das mais indicadas pelos colegas psiquiatras para as questões relatadas na pergunta e com ótimos resultados para muitos pacientes.
Vale pontuar que a fluoxetina não faz efeito imediato e que pode trazer alguns efeitos colaterais, porém é importante persistir no tratamento, conforme indicado, para perceber os efeitos.
Aconselho procurar um colega psicólogo/ psicanalista para que seu tratamento possa ser feito da melhor forma. Aliando tratamento psicofarmacológico e psicoterapia/ psicanálise, há ganhos consideráveis e melhor prognóstico para o tratamento do TAG e da depressão.
Conforme alguns colegas já pontuaram, toda medicação deve ser acompanhada e indicação pelo médico.
Estudos clínicos mostram que a efetividade do tratamento se dá quando aliado aos medicamentos o paciente busca a psicoterapia (a Terapia Cognitivo Comportamental tem sido muito indicada pelos psiquiatras) e a pratica de atividade física. Exercícios e práticas constantes de Atenção Plena (Mindfulness) também resultam no bom gerenciamento da Ansiedade.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1206 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.