Olá! Comecei recentemente a tomar Desvenlafaxina para o tratamento de depressão. É normal ter insôni

8 respostas
Olá! Comecei recentemente a tomar Desvenlafaxina para o tratamento de depressão. É normal ter insônia? Meu sono irá se normalizar?
Dr. Astrogildo Settini
Psiquiatra
Três Lagoas
Este medicamento é bem tolerado normalmente. Recomendo conversar com o médico psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa tarde a Desvenlafaxina indicada para o tratamento do TDM, pode ter sim a insonia como efeito colateral bem como dor de cabeça , ansiedade irritabilidade, agora precisa que converse com o psiquiatra que prescreveu o medicamento para relatar como teu corpo esta reagindo com ele. A meu ver precisa acompanhar o tratamento com a psicoterapia e não confiar a cura somente no medicamento, procure um psicologo/a para te ajudar a processar as causas dessa depressão que podem ser de origem ansiosa, nervosa, irritabilidade entre outras; É importante ter mais consciência das causas e corrigi-las.
Prof. César Santiago
Psiquiatra
Aracaju
Trata-se de um possível efeito colateral. Converse com o psiquiatra que te prescreveu.
Olá! A insônia começou quando? Caso você elimine a possibilidade de ser efeito colateral do psicofármaco, será importante implementar a higiene do sono. É muito comum o transtorno de insônia associado a um quadro de depressão ou ansiedade. A insônia é um transtorno que prejudica o início do sono, a constância do sono ou a duração do sono, o que pode acarretar em outros sintomas como: cansaço excessivo, desmotivação, humor alterado, falta de concentração e atenção, dores crônicas, etc. Portanto, o sono revigorante é extremamente importante para um bom funcionamento orgânico e psíquico. Sendo assim, procure um profissional que te acompanhe nesse processo. O psicólogo pode ajudá-la a inserir novos hábitos para noites de sono melhores. Qualquer dúvida estou a disposição!
Dr. Lincolm Abreu
Psicólogo
Curitiba
Todo medicamento traz efeitos colaterais, esse não é diferente. O tratamento da depressão tem resultados muito bons quando se alia atividade física e psicoterapia com medicação. A medicação não apagará os problemas psicológicos que estão te levando a depressão, eles precisam também serem investigados e tratados por psicoterapia. Converse com o seu médico também.
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Leva um tempo para o medicamento agir "certo" no organismo, assim são comuns efeitos colaterais no inicio e no primeiro mês. Contudo, essa insônia já existia antes? Vale a pena refletir na terapia
 Victor Tsukimoto
Psicólogo
São Paulo
Esta medicação, assim como qualquer outra que mexa com as quantidades de Serotonina nas sinapses podem sim causar efeitos colaterais como insônia ou sono em excesso. Esses efeitos costumam diminuir com o tempo. Caso estejam muito intensos ou persistam por alguns meses é importante informar o seu médico para que ele possa alterar o que for necessário para resolver o problema.
 Lorena Blas
Psicólogo
Santo André, SP
Olá, concordo com os outros Doutores. É um efeito colateral mas o ideal seria conversar com seu médico. E não seria legal ter alguém pra conversar? E entender essa insonia, o que tem te tirado o sono...
Fico a disposição.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1242 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.