Olá! Descobri um cisto bem grande no ovário direito há mais ou menos 3 meses e daqui uns 15 dias ire

2 respostas
Olá! Descobri um cisto bem grande no ovário direito há mais ou menos 3 meses e daqui uns 15 dias irei so ginecologista, mas sou virgem, queria saber como é feita a análise da natureza do cisto (maligno ou benigno) em pacientes virgens? Estou muito aflita.
Olá.
O diagnóstico definitivo se uma massa ou cisto ovariano é maligno ou benigno, é feito após a biópsia da lesão (retirada de toda a lesão ou parte dela) e posterior análise do anátomo patológico por um especialista.
Antes da retirada do cisto, porém, um conjunto de informações podem sugerir se a lesão é benigna ou maligna. Inicialmente uma boa história clínica e exame físico identificarão os fatores de risco e possíveis sinais de doença maligna ou benigna; posteriormente, exames complementares como ultrassonografia, ressonância nuclear magnética e exames de sangue (incluindo marcadores tumorais) ajudarão a detalhar as características da lesão.
Por ser virgem, exames como o toque vaginal ou ultrassonografia transvaginal deverão ser evitados. Porém, a ultrassonografia pélvica por via abdominal, exames de sangue e a ressonância nuclear magnética, por exemplo, geralmente são suficientes na investigação.
Importante ir à consulta com seu ginecologista e/ou cirurgião oncológico, para maiores esclarecimentos e orientações específicas para o seu caso.
Espero ter ajudado.
Forte Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas, exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
A avaliação completa das características do cisto ao ultrassom é importante: tamanho, capsula, septos, vascularização ao doppler, presença de papilas, etc.
Os marcadores tumorais podem ser importantes para o diagnóstico. A ressonância pode trazer informações adicionais.
A maior parte dos cistos ovarianos são devido ao próprio funcionamento do ovário, isto é, são funcionais. Eles não geram sintomas como dor pélvica e não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Se o ultrassom for repetido em 3 meses, o cisto irá desaparecer. O anticoncepcional não trata o cisto.
A maior parte dos cistos não atrapalha uma futura gravidez.
A depender das características do cisto e na presença de dor pélvica, uma cirurgia pode ser necessária para o diagnóstico e tratamento. Se for operar procure um médico com experiência em laparoscopia.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Especialistas

Michael Sena

Michael Sena

Ginecologista

São Luiz

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Givago Furtado

Givago Furtado

Ginecologista

Castanhal

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 667 perguntas sobre Cistos Ovarianos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.