Olá! Estou com suspeita de depressão, mas ainda está sob investigação. Nos últimos dias, não tenho e

14 respostas
Olá! Estou com suspeita de depressão, mas ainda está sob investigação. Nos últimos dias, não tenho experimentado sentimentos de culpa, desesperança, medo, comuns nesse transtorno. Não tenho sentido nada, como se fosse uma apatia pra tudo. Mesmo com apenas esse "sintoma", é possível existir a depressão?
Olá! Quando olhamos as classificações diagnósticas temos alguns sintomas específicos que caracterizam os transtornos mentais. No entanto, na prática, em cada pessoa, o mesmo tipo de transtorno pode se apresentar de maneiras muito distintas. Os sintomas podem se combinar de maneiras distintas. E ao longo do tempo os sintomas também podem se alterar. Então é importante que um profissional capacitado possa avaliar especificamente o que está acontecendo com você. É importante dar continuidade à investigação que você já está fazendo.

Oi. Existem várias formas de diagnosticar uma depressão. Mas isso não vai definir quem vc é. Procure um profissional competente que ele a ajudará a se sentir melhor e poder falar sobre suas emoções e comportamentos. Espero que tenha te ajudado. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, tudo bem? Os sintomas das doenças psíquicas tendem a ser individuais, lembrando que para algumas temos sintomas bem similares em alguns indivíduos. É de suma importância que você seja acompanhado por profissionais qualificados, para que você possa entender suas questões e sintomas. Fique bem e até mais!
Olá. Você levanta uma dúvida importante. Como hoje os diagnósticos psiquiátricos estão muito populares , é possível ficar com a impressão de que as doenças mentais funcionam como outros quadros médicos, como uma doença por vírus ou bactéria que se conhece seu desencadeamento no corpo e formas específicas de tratamento. As questões psíquicas são geralmente mais dinâmicas e a variação dos casos é muito grande quando se trata de depressão. Por exemplo, há casos famosos de humoristas com depressão, existe quem desenvolva esse quadro depois de uso abusivo de álcool. Algumas pessoas podem nunca aparentar tristeza, mas serem muito agressivas, e, para outras, muitas vezes, o que parece depressão pode ser a expressão de uma fadiga mental ocasionada por excesso de trabalho ou por um ambiente familiar conflitivo e extenuante. Dito isso, pensando na sua condição, é possível sim que a depressão (ou o conjunto de sintomas que você tem) mude para outra forma de expressão. Logo, o importante não é exatamente saber se é depressão ou não, você pode deixar o diagnóstico a cargo do profissional que lhe atender. Para o seu sofrimento, o diagnóstico é muito pouco em relação ao que é a sua vida, a como você se relaciona com os outros e consigo mesmo, aos seus sonhos, frustrações, desejos, angústias e alegrias. O modo como expressamos nossos sentimentos e como certos sintomas vão aparecer é resultado de um cálculo muito complexo entre múltiplos fatores ao longo da vida. É muito importante que você procure ajuda de profissionais da saúde mental, principalmente psiquiatra e psicólogo. Como você apresenta preocupação com o que está acontecendo, seu interesse pela melhora já é um grande aliado no processo de cura. Desejo o melhor para você. Abraço!
Boa tarde! Apesar de todos os diagnósticos de transtorno mental serem catalogados a partir de sintomas específicos, temos uma subjetividade de cada sujeito também envolvida no processo. Além disso, temos tipos diversos de depressão, níveis e outros quesitos envolvidos. Por isso, apenas o profissional que te acompanhará, de preferência psicólogos e psiquiatras, é que poderão orientar melhor quanto ao diagnóstico, ou ausência dele, podendo também ser consequência de algum fator que você vivenciou.

Abraços!
Olá! Tudo bem? De fato existem alguns sintomas específicos que caracterizam os transtornos mentais, porém no dia a dia cada pessoa vai manifestar isso de formas diferentes, de acordo com seu contexto, sua história de vida, sua rede de apoio e o acompanhamento médico que faz. O importante é que um profissional capacitado possa avaliar seu caso de maneira individual para que juntos vocês possam compreender melhor o que tem acontecido. Espero ter ajudado, abraços!
Boa tarde! Geralmente existem sintomas comuns entre as pessoas que tem depressão, mas não é igual para todos, os sintomas variam muito, nem todo mundo que está deprimido experimenta cada sintoma. Porque algumas pessoas experimentam apenas alguns sintomas. No entanto, outros indivíduos podem experimentar muitos. Para que você tenha um diagnóstico correto é necessário que consulte um Psicólogo, faça uma avaliação e se caso for confirmado será indicado um tratamento adequado!
Olá! Os diagnósticos relacionados à transtornos mentais são complexos e certas nomenclaturas podem gerar certa aversão ou até mesmo assustar. Dessa forma, a investigação de um transtorno depressivo depende da presença de uma série de sintomas em um prazo de tempo determinado. Contudo, mais importante que delimitar a presença ou não de tal transtorno, é perceber a forma como você se identifica com este termo e a forma como isso tem acarretado em prejuízos no seu dia-a-dia. Mesmo que tenhamos várias pessoas diagnosticadas com o transtorno depressivo, este se expressa de maneira única em cada sujeito. Além disso, é importante destacar que o diagnóstico de transtornos mentais e o seu tratamento é feito de maneira multiprofissional.
Te sugiro que espere sair a avaliação correta já que disse que esta sendo investigado! Os sintomas depressivos podem variar de pessoas para pessoas.
Entendi que você se sente apática(o), sem vontade de fazer o que tem de ser feito, é isso mesmo? Quando você diz que não tem sentido nada, esse "nada" é como uma sensação de vazio, como se o tempo estivesse em suspenso, como se você estivesse com falta de energia para a realização das atividades de rotina, é um sintoma de depressão? Há vários tipos de depressão, mas um dos sintomas mais comuns é a indisposição para realização das tarefas diárias. Você diz que está sob investigação, acredito que com um psicólogo ou psiquiatra: com mais detalhes, esses profissionais poderão avaliar o seu caso e recomendar um tratamento, que pode incluir medicamentos e psicoterapia.
Olá! Primeiramente é importante esperar que você tenha a resposta da investigação que está sendo feita. Os sintomas depressivos podem variar de pessoa para pessoa, alguns são comuns entre os indivíduos, outros não. Espero ter ajudado!
Olá, como você está?

Pois bem, o transtorno depressivo se apresenta a partir de diversos e diferentes sintomas, que não necessariamente estão ligados ao sentimento de tristeza e desânimo. Muitos pacientes têm sintomas de apatia, porém, é importante que você espere que haja um diagnóstico correto sobre o seu caso. O primeiro passo você já deu, que foi procurar atendimento especializado. Agora, é necessário saber, realmente, através da investigação, se você está em estado depressivo, para que um plano de tratamento seja traçado.
Não deixe, também, de procurar auxílio com psicoterapias, que irão trabalhar suas emoções, comportamentos e sentimentos, dentro do seu contexto, para a melhor compreensão do seu problema e uma intervenção que se adeque a você.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Você precisa de sessões em análise para que possamos escuta este seu local de fala, sua apatia, seus momentos, há quanto tempo?, pois momentos existe diversos, que muito nos faz sentir por vezes mesmo paralisadas e pode ser o excesso de angústia, ao invés da ausência de algo que nos pertuba, a depressão pode se instalar de formas diferentes, variando sobre as pessoas a sua própria experiência depressiva e ao tempo próprio desta experiência, com ou sem sinais de sintomas associativos, logo um período sobre análise se faz coerente. para melhor entendimento deste seu bem estar.

Psicologia Atendimento Clínico. Psicólogo Adelson Paiva.
On-line e Presencial em consultório.( Vila Isabel, Tijuca, Meier, Botafogo)
Olá! Compreendo suas preocupações. A apatia pode, de fato, ser um sintoma da depressão. É importante abordar esses sentimentos para uma avaliação mais completa. É preciso compartilhar essas informações em terapia para uma análise mais aprofundada e um diagnóstico adequado. Estou aqui para apoiá-lo ao longo desse processo. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!