óla éu operei de apendicite e já retirei ós pontos agora estou ém recuperação cuidando e o seroma es

2 respostas
operei de apendicite e já retirei os pontos, agora estou em recuperação, cuidando e o seroma está saindo, mas estou com dor é enjoo, é normal ?
A dor pode persistir por até 15 dias após o procedimento, bem como o enjoo está relacionado ao procedimento e a dor. Caso persista os sintomas mesmo com as medicações, deve sim ser avaliado pelo cirurgião.

A recuperação após uma cirurgia de apendicite é um período em que o corpo passa por várias fases de cicatrização e ajuste. A presença de seroma, que é o acúmulo de fluido seroso na área operada, é uma ocorrência que pode acontecer após procedimentos cirúrgicos, incluindo a apendicectomia. Embora não seja incomum, o manejo adequado do seroma é importante para evitar complicações e promover uma recuperação mais rápida e confortável.

Quanto à dor e ao enjoo que você está experienciando, é importante considerar que ambos podem ser parte do processo de recuperação, mas também podem indicar a necessidade de uma avaliação mais detalhada. A dor pode ser uma resposta natural do corpo à cirurgia e ao processo de cicatrização, especialmente se você está em uma fase inicial da recuperação. No entanto, a intensidade da dor e sua duração devem ser monitoradas de perto. O manejo da dor é um aspecto crucial do pós-operatório, e existem várias estratégias que podem ser empregadas para ajudar a controlá-la, desde medicamentos até técnicas de relaxamento e mudanças na posição do corpo.

O enjoo, por outro lado, pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo o uso de medicamentos para a dor, anestesia, estresse pós-operatório, ou até mesmo como uma reação ao processo de cicatrização em si. Embora possa ser uma resposta temporária e esperada, se o enjoo for persistente ou acompanhado de outros sintomas, como vômitos, febre, ou uma dor intensa e incontrolável, é fundamental procurar orientação médica.

Na medicina integrativa, a recuperação de qualquer procedimento cirúrgico é vista de maneira holística, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também o bem-estar emocional e mental do paciente. Estratégias como uma dieta adequada, rica em nutrientes que favorecem a cicatrização, hidratação adequada, repouso e, quando possível, movimentação leve conforme recomendado pelo médico, podem auxiliar no processo de recuperação. Além disso, técnicas de relaxamento e manejo do estresse podem ser benéficas para aliviar o enjoo e promover uma sensação de bem-estar.

É essencial manter uma comunicação aberta com sua equipe médica sobre os sintomas que você está experienciando. Eles poderão avaliar se o que você está sentindo está dentro do esperado para o seu estágio de recuperação ou se há necessidade de intervenções adicionais. Lembre-se, cada pessoa é única, e a recuperação pode variar de indivíduo para indivíduo. O acompanhamento médico é crucial para garantir que sua recuperação seja tão tranquila e eficaz quanto possível.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.