Olá! Eu parei de tomar o pondera de repente e meu deu muito enjôo, tontura e ansiedade. Já faz mais

2 respostas
Olá! Eu parei de tomar o pondera de repente e meu deu muito enjôo, tontura e ansiedade. Já faz mais de uma semana. Voltei a tomar o paroxetina faz dois dias e sinto muito crise de ansiedade ainda, uma queimação da cabeça para os braços. Quanto tempo pra melhorar?
Não deve jamais parar de tomar, se não for por orientação de sue médico. Não há como saber, especificamente em seu caso, quanto tempo vai ser necessário para uma nova melhora. Mas, com base na média de tempo necessária para os efeitos, pode haver necessidade até de algumas semanas. E, por vezes, pacientes que interrompem o uso, não respondem mais às mesmas doses que os deixaram bem, anteriormente. Fale com seu psiquiatra.

Bom dia! A paroxetina (Pondera, no caso) pode dar bastantes sintomas de retirada (quando se para abruptamente o medicamento).

O ideal sempre, mesmo que queira parar de usar a medicação, ir dividindo a dose aos poucos ao longo de alguns dias; assim como em gotas caso seja.
Os sintomas de reinício do uso de paroxetina também podem ser minimizados se iniciar com doses menores (como meio comprimido) por alguns dias.

Depois de estabelecida a dosagem (p. ex. 10 ou 20mg de paroxetina) leva em média 1-2 semanas para esses sintomas de início diminuírem.

Depois da 3-4 semana, caso ainda persistam sintomas de ansiedade ou outros, é indicado retorno para se avaliar se esses sintomas são ainda gerados pelo próprio transtorno que a pessoa é portadora (p. ex. Transtorno do Pânico) ou se são efeitos adversos da medicação, além de outras informações pertinentes.