Olá, eu tomo amitriptilina 45mg é verdade se tomar por muito tempo causa perca de memória?

3 respostas
Olá, eu tomo amitriptilina 45mg é verdade se tomar por muito tempo causa perca de memória?
A amitriptilina, por seu efeito anticolinérgico, pode estar relacionado a dificuldades de memória, tanto no início quanto por uso prolongado, possivelmente por inibição de mecanismos ao nível do hipocampo, que dependem de acetilcolina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A amitriptilina, como outros antidepressivos tricíclicos, pode causar alguns efeitos colaterais cognitivos, incluindo dificuldades de memória, atenção e raciocínio mais lento em algumas pessoas. Isso ocorre principalmente devido à sua ação anticolinérgica, que pode afetar a função da acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória e o aprendizado.

No entanto, esse efeito varia de pessoa para pessoa e pode ser mais significativo em doses altas ou em uso prolongado, especialmente em indivíduos mais sensíveis ou predispostos a alterações cognitivas. Se você percebeu piora da memória desde que começou a tomar a medicação, vale a pena discutir isso com seu médico para avaliar se o benefício do tratamento continua superando os possíveis efeitos adversos e, se necessário, considerar ajustes na dose ou alternativas terapêuticas.





Olá! A amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, que também é usado para tratar condições como ansiedade, dor neuropática e insônia. Esse medicamento atua nos neurotransmissores do cérebro, como serotonina e noradrenalina, ajudando a aliviar sintomas de depressão e outras condições. Porém, como qualquer medicamento, o uso prolongado pode estar associado a alguns efeitos colaterais.
A amitriptilina pode afetar a função cognitiva de algumas pessoas, especialmente quando usada por um período prolongado. Entre os efeitos que podem ser observados, estão dificuldades de concentração e problemas de memória, especialmente em doses mais altas ou em uso a longo prazo.
Se você está preocupado com a perda de memória ou outros efeitos cognitivos enquanto usa amitriptilina, é importante conversar com seu médico. Ele pode avaliar os sintomas, considerar a possibilidade de ajustar a dosagem, mudar para outro medicamento com um perfil de efeitos colaterais mais favorável, ou até mesmo explorar outras opções de tratamento para a sua condição.

Além disso, nunca altere ou interrompa a medicação sem consultar um profissional de saúde, pois isso pode afetar seu tratamento e bem-estar.

Se precisar de mais informações ou quiser discutir outros aspectos do seu tratamento, estou à disposição para ajudar!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Remeron
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.