Olá, Fiz o teste de intolerancia a lactose de 60 minutos e deu 93 mg/ dl. Amostras coletadas em tu

1 respostas
Olá,
Fiz o teste de intolerancia a lactose de 60 minutos e deu 93 mg/ dl. Amostras coletadas em tubo gel separador e não centrifugadas em até 30 minutos após a punção podem apresentar uma redução média nos valores de até 7% (5% a 10 mg/dl) em decorrência da glicose.

Sou intolerante? Ou não?
Continuo em intensa atividade médica e intelectual numa Universidade Britânica
Nao tenho tempo de responder aqui.
Mas os (bem mais de) 2,7 milhoes de pacientes me fazem tentar EXPLICAR sobre doenças, exames, condições e tratamentos

Sua pergunta me entristece e até mesmo me choca:

O senhor(a) fala inúmeros dados tecnicos sobre o teste de intolerância á lactose. E pior, sem ser médico(a) quer interpretar o teste. Não entendo isso. O senhor(a) só terá condições, treinamento e experiência para interpretar um teste se for médico(a)
E ademais, o teste "padrao ouro" para a intolerância á lactose é o teste respiratório (ver abaixo)
Por tudo isso, aconselho: só seu médico(a) conhece seu caso de modo personalizado e poderá aconselha-lo. Tentar faze-lo por conta própria pode por em risco sua saúde, que é seu maior bem.
Não faça isso. Siga a orientação de seu médico(a).

Aproveitarei o ensejo e vou EXPLICAR de modo genérico sobre a famosa INTOLERÂNCIA Á LACTOSE.Sobre a intolerância a lactose, uma doença da moda, falo algumas palavras. Sei que os 2,7 milhoes de leitores que me honram aqui poderão esclarecer algumas dúvidas, mas deixo claro que quem deve diagnosticar e tratar esse problema é seus médicos(as)
Nada do que falo é pessoal, dou uma explicação genérica

Intolerância á Lactose

O QUE É?
quantas pessoas tem esse problema?

Na intolerância a lactose há diminuição (que pode ser parcial) da enzima que “lida” com a digestão do leite e derivados. Alimentos derivados do leite (como pudins, sorvete, cremes, queijos, iogurtes) também podem levar aos sintomas

No Brasil de 57 a 80% das pessoas tem alguma deficiência. Ela é mais comum em negros, orientais e pessoas de origem mediterrânea (italianos, portugueses, espanhóis). Claro que com a (saudável) miscigenação de nosso povo, as taxas vao variar bastante.

SINTOMAS
Os sintomas são: diarreia, distensão no abdômen, gases e algumas vezes até mesmo náuseas (enjoo) com o consumo de leite e derivados. Pode haver dor abdominal e borborigmos (os famosos e desagradáveis barulhinhos na barriga).
Mais raramente pode haver obstipação (intestino preso).
Mas é claro que não é preciso haver todos os sintomas acima para haver intolerância.

Embora alguns especialistas entendam que pode haver sintomas como
dores de cabeça e vertigens, perda de concentração, dificuldade de memória de curto prazo, dores musculares e articulares, cansaço intenso, alergias diversas, arritmia cardíaca, úlceras na boca, dor de garganta e aumento da frequência de micção, é preciso bastante cautela. Esses sintomas podem apenas ser CONCOMITANTES e não causados por intolerância á lactose.

Cabe aos Médicos diferenciar a intolerância á lactose da alergia ao leite de vaca. São problemas diversos, com quadro, prognóstico e tratamento diversos.
E cabe aos médicos ter o bom senso (e a boa formação Clinica) para atribuir (ou não) os sintomas á intolerância á lactose.

EXAMES

Os exames diagnósticos são feitos com “desafio”, verificando-se o sangue, ou o teste respiratório após ingestão de lactose.
Claro que o teste respiratório (onde apenas se sopra) é mais confortável que a retirada de sangue. Na verdade o teste respiratório é considerado o padrão ouro (melhor teste disponível)

MINHA EXPERIÊNCIA

A intolerância á lactose pode acontecer associada á doenças do intestino delgado (duodenites, infecções parasitárias). Desse modo, entendo que embora pareça algo simples, deve-se estar atento á presença de outros problemas.
Para fazer isso, é claro que é necessário muita atenção com o paciente.

Sou bastante cético quanto a sintomas que não são clássicos. Lembro-me muito bem de uma moça que chegou para mim com náuseas (segundo ela, causados por intolerância). Como náuseas (enjoo) é um sintoma raro na intolerância á lactose, fiz outros exames que comprovaram que o enjoo NÃO era provocado por intolerância á lactose.
Eu também prefiro verificar em detalhes se o paciente não tem outras doenças.

Meu entendimento é que, como muitas outras doenças e condições, a intolerância á lactose “está na moda”. E há uma tendência a se atribuir TUDO á lactose. Isso é perigoso, na medida em que OUTROS problemas não sejam diagnosticados.
Nada impede de um paciente ter intolerência á lactose E TAMBÉM (por exemplo) infecção no duodeno ( ou H. pylori, ou Doença de Refluxo, ou gastrite).
A intolerância á lactose é comum , mas pode NÃO explicar tudo que acontece com um determinado paciente.

Para saber o que acontece com um paciente é preciso uma consulta detalhada e principalmente atenciosa.
Se necessário fazer o Teste de Tolerância, prefiro fazer o Teste Respiratório. Na verdade, o teste respiratório é considerado o "padrao ouro" (melhor teste disponível). Esse teste é muito prático e evita o desconforto de retirar sangue a cada 30 minutos. Basta soprar no aparelho, o que é fácil para qualquer pessoa. Até mesmo crianças podem fazer o teste sem qualquer desconforto.
Tenho feito o teste em crianças(a pedido de seus Pediatras), com resultados bons e exames muito tranquilos.

Para os que me procuram:

1)
Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Mas, me atrevo a falar algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Além disso minhas Consultas são bem demoradas, por que verifico diversos dados. As vezes meus pacientes ficam até espantados ao perceber que quero saber se pessoas de sua família tiveram doenças como câncer de intestino ou estômago. Ou que verifico que medicamentos tomam.
Para mim isso faz parte de um atendimento de qualidade.
Mas é claro que isso faz com que a consulta demore mais. E assim, consigo ver MENOS pacientes em um dia.

Sei que passar comigo nem sempre é muito célere.
E assim, me atrevo a pedir algo pessoal:

Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, recomendo que procurem outro médico.
NAO me esperem, caso achem que sua saúde possa ser prejudicada por isso.

Sua Saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.