olá, gostaria de saber qual é o primeiro passo quando uma esta com compulsão alimentar?
9 respostas
olá, gostaria de saber qual é o primeiro passo quando uma esta com compulsão alimentar?
O primeiro passo é identificar as possíveis causas da compulsão alimentar. Muitas vezes está relacionada a um período de tensão emocional que, se bem conduzido, pode trazer alívio e resolução da compulsão alimentar. É importante verificar se esta compulsão ocorre com frequencia, ou sempre que se sente triste ou ansioso pois pode ser um sintoma de um quadro de depressão ou de ansiedade. É importante, antes de pensar em tratamento, uma avaliação profissional.
Abraço, Cladismari Zambon

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O primeiro passo é buscar ajuda de profissional médico e complementar com a Avaliação Psicológica. A compulsão alimentar geralmente tem questões emocionais de fundo e dificuldades de controle inibitório. O Ambulatório PROAMIT do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas, oferece tratamento gratuito para esta questão.

Bom dia, a Bulimia é um Transtorno Alimentar grave, pois é marcado pela compulsão alimentar, seguidos de métodos para evitar peso, como vômitos, excesso de exercício físico ou jejum ou ainda laxantes.
O Tratamento normalmente é multidisciplinar inclui Psicoterapia, Medicamento e Educação Nutricional.
Espero que tenha conseguido ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Não compartilho de diagnósticos precoces sem conhecimentos prévios do corpo, da psique das memórias tanto as traumáticos quanto as memórias luminosas, de onde poderemos encontrar potências a serem despertadas. Muitas vezes a vida de uma pessoa caminha na contra-mão de suas potencias criativas. Assim nunca haverá primeiro passo se ficarmos amarradas na prisão de diagnósticos que são somente hipóteses e nuca respostas prontas a serem dadas. PSICANÁLISE e PSICOLOGIA que se prese haverá de terem escrita ao legado de FREUD e JUNG. Ou seja, diante das dúvidas sobre o lado escuro das almas e das psiques em sofrimento, melhor seria esquecermos tudo que aprendemos e ouvirmos a voa e os sonhos de quem sofre, antes de ficarmos esbanjando saberes hipotéticos, que podem até funcionar sim.

Primeiro passo é se deixar ajudar, sozinha não irá conseguir.
Qualquer compulsão se origina geralmente quando se tem algumas faltas afetiva, emocional, vazio etc.etc. Pode ser consciente ou inconsciente, portanto é necessário ter algum apoio de profissional para individuar a causa que gera a compulsão e como já falei, se deixar ajudar.

Ola! Bem... você sozinha terá dificuldades em saber se é o inicio da compulsão alimentar ou efetivamente um transtorno compulsivo alimentar. Sou especialista em transtorno alimentar se quiser saber mais, me chame é te orientarei melhor. Grande Abraço

Penso que o primeiro passo é perceber que está comendo compulsivamente. Muitas vezes o compulsivo não se dá conta do fato. A partir daí, buscar ajuda de um profissional capacitado. Provavelmente a compulsão será resultado de um conflito não resolvido, inconsciente, que se manifesta através do ato de comer vorazmente (ou comer apenas determinado alimento, ou comer algo que não é um alimento, etc). Através da psicoterapia/análise, o paciente poderá ir resolvendo seus conflitos e a partir disso, gradativamente e consequentemente, os sintomas tenderão a diminuir. Se o sintoma (comer compulsivamente) é resultado de um conflito, obviamente quando se resolve este conflito, o sintoma deixará de "precisar" existir.
Resumindo: identificar que tem um problema, procurar um bom profissional, resolver conflitos inconscientes. Espero ter ajudado. Um abraço!

Boa noite! É importante que inicie, assim que possível, uma análise pessoal individual.
Espero ter auxiliado.
À disposição.

O primeiro passo é procurar tratamento para entender o que gera a compulsão, o profissional te ajudará a pensar quais os sentimentos que estão presentes antes, durante e após a compulsão alimentar.

content.item_itemType.experts.B3.specialists

Homero Artur Belloni Silva

Homero Artur Belloni Silva

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Alexandre Luis Floriano

Alexandre Luis Floriano

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Grazieli Bartz

Grazieli Bartz

Psicólogo

Florianópolis

Vivian Bonfim

Vivian Bonfim

Psicanalista

Curitiba

Érica D Meireles Leite

Érica D Meireles Leite

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Bulimia Nervosa

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.