sou o Felipe e queria saber como ajudar uma amiga que tem bulimia?

26 respostas
queria saber como ajudar uma amiga que tem bulimia?
Olá, o ideal seria buscar ajuda profissional e geralmente envolvem vários profissionais (psiquiatra, psicólogo, nutricionista dentre outros). Quem sofre com transtornos alimentares precisa de tratamento adequado. De qualquer forma você poderá ajudá-la indiretamente. Escutar é uma forma de ajuda. Estimular aspectos positivos, propiciar uma amizade baseada na confiança e compreensão (sem repreendê-la ou julgá-la).

A bulimia é um transtorno alimentar grave marcado por compulsão, seguido de métodos para evitar o ganho de peso. O tratamento implica em psicoterapia (terapia dialética comportamental e terapia cognitiva comportamental são as mais recomendadas), grupos de apoio, nutricionista e acompanhamento psiquiátrico pois necessita de medicação para tratar ansiedade e depressão. A forma de você ajudar a sua amiga é orientá-la a buscar uma ajuda especializada. Procurar um psicólogo é o caminho mais rápido! Espero ter ajudado. Abraços, Clarice Santana
Olá, boa noite. A bulimia é uma doença grave, considerada um transtorno alimentar. Você pode ajudar a sua amiga explicando para ela que ela precisará buscar um tratamento multidisciplinar: unindo psicólogo, psiquiatra e nutricionista (o apoio da família também é muito importante). Além disso, tenha empatia, acolha e apoie, pois não é fácil passar por esse diagnóstico.
Transtornos alimentares como bulimia , anorexia, necessitam de acompanhamento especializado, tanto de psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, são transtornos onde o envolvimento é multidisciplinar e além dos amigos os familiares tb devem estar envolvidos, porque o processo de tratamento não é rápido ., espero ter ajudado.
Uma consulta psicológica. Com nutricionista. Psiquiatra. Por ser uma doença grave. Envolve várias questões.
Terapia EMDR + Pain Management.
Olá!
Uma bulímica dificilmente revela que sofre com isto. Vive toda a situação em segredo, daí a delicadeza em sugerir que a pessoa busque ajuda. Normalmente há “prazer” em todo o processo.
Não sei se este é o caso da sua amiga. Se for, procure conversar sobre outras questões que possam levá-la a buscar ajuda de profissionais da área psi. Esta seria uma ótima ajuda.
Olá! O correto é sempre ter ajuda de um especialista até para fazer um diagnóstico eficaz. A amizade nesses momentos é um apoio para que ela se cuide bem, mas é insuficiente para ajudar na saída de um transtorno mental. Ajude-a a buscar um psicólogo de confiança.
Olá!!
O mais importante a fazer é convencê-la a procurar ajuda médica e psicológica. Continue demonstrando disponibilidade para ajudá-la.

Sugiro que indique um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental especialista em transtornos alimentes
Ola!
A bulimia, assim como qualquer outro transtorno alimentar, é uma doença psiquiátrica grave e que necessita de acompanhamento multidisciplinar especializados na área (pelo menos um psicólogo, nutricionista e psiquiatra).
Também é muito importante que a sua amiga se cerque de pessoas que a queiram bem e a apoiem, pois é um quadro muito complexo, longo e doloroso. A melhor forma de você ajudar a sua amiga é orientá-la a buscar uma ajuda especializada e ouvi-la com empatia e respeito.
Abraços, Bruna Faria
Olá! A bulimia nervosa é caracterizada como um transtorno mental, sendo necessário um tratamento multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo e nutricionista. O apoio da família e amigos é essencial, além de um olhar acolhedor e sem julgamento, já que o individuo que sofre com o transtorno se sente culpado e com vergonha do seu comportamento. Fico à disposição. Um abraço!
Olá.
Espero que a sua amiga esteja em acompanhamento médico e multidisciplinar. Como se trata de um transtorno alimentar é necessário um trabalho em equipe (nutricionista, psiquiatra, psicóloga e etc) e isso inclui família e amigos.
Talvez seja interessante você seguir pessoas nas redes sociais de diferentes corpos, que falem sobre body positive e gordofobia, por exemplo. Isso vai ampliar o seu repertório sobre o tema e desenvolver mais empatia por pessoas que não estão dentro do padrão estético. Há também quem compartilhe sua história de superação e melhorias com a sua relação com a comida, bem como o hábito de fazer exercícios pelo bem-estar promovido, independentemente da estética.
Todo corpo merece ser cuidado com respeito e dignidade, pois é a nossa casa no mundo e esse é um problema sistêmico também, pois o nosso próprio contexto muitas vezes é tóxico.
Filtrar aquilo e quem consumimos pode nos ajudar bastante a não colaborar com o adoecimento das pessoas e a sua preocupação em relação a isso, já demonstra que você é uma amizade importante para se ter por perto.
Desejo sucesso para ambas!
Olá! A bulimia é um transtorno alimentar muito sério e sua complexidade pode agravar a depender da pessoa e de quanto tempo sofre da doença. Para ajudá-la, é preciso ter uma escuta mais empática, livre de julgamentos e ressentimentos, e estar ali para apoia-la tanto nos momentos normais, quanto nas crises (caso presenciar).
Por fazer parte do grupo de apoio dela, é importante mostrar o que esta acontecendo e da necessidade de procurar ajuda multiprofissional (mínimo psicóloga, nutricionista e psiquiatra). Caso seja muito resistente ao todo, apontar pelo menos um profissional para ajudá-la a se abrir.
Acompanhar alguém que ama sofrer de bulimia é difícil e exige paciência e empatia. A estrada para a superação da bulimia é longa, cheia de altos e baixos, mas com auxilio profissional e amparo da rede de apoio, é possível. Tente sinalizar para outras pessoas a volta dela (família e outros amigos) o que vocês precisam fazer, mas sem quebrar a confiança depositada em você.
Espero ter ajudado! Fico a disposição, grande abraço!
Enquanto amiga, você pode ajudar dando apoio. Mas, para tratamento, ela precisará de um acompanhamento profissional. Caso precise, sou especialista em terapia cognitivo-comportamental (que trata esse transtorno) e também tenho formação específica em transtornos alimentares. Fico à disposição.
Olá! É importante antes de tudo entender para você mesma que não temos controle sobre o modo com o outro vá agir, se comportar e tomar as próprias decisões. Como costumo dizer aos meus pacientes, antes de tudo é preciso que a pessoa queira ser ajudada.
Mas vamos ao ponto principal da sua pergunta que é ajudar a sua amiga.
Você pode se informar sobre o transtorno no qual ela vive, quando a gente tem conhecimento, fica menos difícil da gente poder ajudar. Você pode oferecer segurança ao mesmo tempo que oferece sua presença e apoio. Existem centros de apoio, onde você pode acompanhar a sua amiga e isso irá automaticamente confiança para ela poder abraçar a mudança.
Como todos os meus colegas acima falaram, ela irá precisar de acompanhamento multidisciplinar.

Espero ter ajudado!
Antes de começar uma pequena explanação sobre o assunto: Os transtornos alimentares mais conhecidos são a anorexia nervosa e a bulimia. O primeiro se caracteriza pela distorção da imagem corporal. Mesmo estando magra, a pessoa se enxerga como gorda e continua a evitar a comida por medo de engordar. Quem tem bulimia, tem peso normal ou alguns quilinhos a mais e, depois de ataques compulsivos, se arrepende e provoca o vômito para não engordar.
Geralmente os distúrbios alimentares não se restringem a problemas com a alimentação. Eles coexistem com doenças como a depressão e ansiedade. Mecanismos psicológicos desencadeiam os transtornos e podem fazer com que o indivíduo ingresse em um ciclo compulsivo, viciante e extremamente prejudicial que, em casos mais graves, pode gerar consequências como a obesidade, desnutrição, comportamento suicida e morte.
Para evitar desdobramentos tão negativos, é importante buscar auxílio psicoterápico. As sessões de psicoterapia podem ajudar a família e o adolescente a enfrentarem e superarem o distúrbio alimentar, minimizando seus impactos.
Olá! Caso a sua amiga tenha sido diagnosticada com bulimia, ela vai precisar de um tratamento psicológico e psiquiátrico. Você a ajuda tendo a compreensão de que a bulimia é um transtorno alimentar, que precisa ser tratado, não é "frescura". Não julgá-la e ajudá-la a se tratar com os profissionais adequados, é a melhor ajuda que você pode oferecer!
Olá, primeiramente prefira manter uma atitude de apoio, evite qualquer julgamento e seja acolhedora, em seguida incentive para que ela procure um profissional especializado em transtorno alimentar (psicólogo e psiquiatra), reconhecer e aprender a lidar com os gatilhos dos episódios são os primeiros passos.
Olá, uma forma de você ajudar essa pessoa é escutá-la, e a ajudar a buscar um tratamento, pois se trata de um distúrbio alimentar grave, que pode trazer muitas complicações para a saúde dela! Uma das minhas especializações é o distúrbio alimentar e me coloco à disposição para agendamento de sessões! Envolto ao processo da alimentação existem muitas questões psíquicas que precisam ser averiguadas!
Que bacana a sua preocupação com essa amiga! ter você na rede de suporte dela já vai ajudar um bocado. A bulimia é um tanto complexa, mas vou te dar uma ideia de como proceder certo? Se essa sua amiga conseguir reconhecer que está com um problema, ela pode procurar ajuda psicológica e com nutricionista também. Essa parte da psicologia é bem importante, porque esse transtorno não é só uma disfunção biológica, entende? Ele se formou na mente dela por uma série de questões de instâncias diferentes (por exemplo, tu sabia que existe uma pressão estética que maltrata mais o psicológico da mulher do que do homem? e que essa mesma pressão é uma das principais causadoras de Transtornos alimentares como a Bulimia?) Pois bem, é uma análise bem cuidadosa que a gente precisa fazer enquanto profissional e trabalhar em conjunto é MUITO importante mesmo. Me chama pra conversar que eu posso te orientar melhor na tua problemática. Tenho ideias interessantes pra compartilhar contigo
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oi, tudo bem? É ótimo que você esteja procurando maneiras de ajudar sua amiga com bulimia. É importante lembrar que a bulimia é um transtorno alimentar complexo e delicado, e que a ajuda de um profissional qualificado é fundamental para o tratamento adequado. No entanto, você pode ser um suporte importante para sua amiga ao oferecer sua presença, apoio e encorajamento.

Algumas maneiras de ajudar incluem:

Ouça sua amiga sem julgamento e ofereça apoio emocional. É importante que ela saiba que ela pode contar com você e que você se importa com ela.

Ofereça ajuda para encontrar um profissional de saúde mental qualificado. Você pode ajudá-la a pesquisar terapeutas, psiquiatras ou nutricionistas especializados em transtornos alimentares.

Incentive sua amiga a buscar tratamento e a seguir o plano de tratamento recomendado por profissionais de saúde. Isso pode incluir terapia individual ou em grupo, medicamentos e aconselhamento nutricional.

Evite criticar ou julgar sua amiga por sua aparência ou comportamento alimentar. Isso pode piorar a situação e afetar negativamente sua autoestima.

Lembre-se de que a bulimia é uma doença complexa e que o tratamento pode levar tempo. Sua amiga precisa de sua paciência, compreensão e apoio contínuos.
Recomendo procurar um psicanalista para ajudar a sua amiga. Além disso, é importante que ela seja apoiada por amigos e familiares, que a ajudem a entender e lidar com os sentimentos que a levaram a desenvolver a bulimia. É importante que ela saiba que não está sozinha e que existem pessoas que podem ajudá-la a superar esse problema.
Seja uma boa cia para ela, ouça o que ela precisa de ajuda e leve informação sobre tratamento. Boa sorte
Primeiramente, empatia e compreensão. Pessoas nessa condição relutam em aceitar e sentem-se envergonhadas com a situação. Incentive a busca por um profissional especializado em transtornos alimentares, psicólogo ou psiquiatra.
Crie um ambiente seguro e de apoio para a pessoa compartilhar seus sentimentos e preocupações. Evite fazer comentários negativos sobre peso, aparência ou comida. Encoraje a comunicação aberta sobre a bulimia e seus desafios. Esteja disposto a ouvir sem julgamento.
Esteja ciente dos sinais de perigo, como perda de peso significativa, desidratação, fraqueza, problemas dentários e outros problemas de saúde associados à bulimia. Se necessário, ajude a pessoa a procurar atendimento médico imediato.
Espero ter ajudado e me encontro aqui, para o que precisar. Um abraço!

É louvável que você queira ajudar sua amiga que está enfrentando bulimia. Para ajudar uma amiga com bulimia, comunique-se com empatia, mostre preocupação e incentive a busca por ajuda profissional.