Olá, gostaria de saber se é normal sentir enjoos, sono, fadiga, falta de concentração e mais ansieda

3 respostas
Olá, gostaria de saber se é normal sentir enjoos, sono, fadiga, falta de concentração e mais ansiedade após quase 4 semanas de Escitalopran 10 mg?
Já tomei diversas vezes e sinto que desta vez os sintomas estão mais pontuais.
Obrigada!
Geralmente, estes sintomas aparecem mais nas primeiras duas a três semanas, porém ainda podem ser, sim, consequências do uso do escitalopram (enjoos) e os outros podem ser sintomas do escitalopram ou podem advir de os seus sintomas (de depressão ou ansiedade) ainda não terem sido totalmente controlados, principalmente a fadiga. Também, por vezes, a origem não é psiquiátrica (fadiga). Fale sem falta com seu psiquiatra, que poderá tirar suas dúvidas de modo mais personalizado para seu caso.

Esses são sintomas comuns no início do tratamento com escitalopram. A intensidade e duração dos efeitos colaterais vão depender da dosagem e da sensibilidade específica de cada paciente ao fármaco. A maneira como cada pessoa metaboliza o fármaco varia muito. Nas pessoas que metabolizam mais lentamente os sintomas colaterais costumam ser mais intensos e mais duradouros. Uma forma de contornar isso é reduzir a dose e fazer um aumento progressivo da mesma de modo a proporcionar mais tempo de adaptação, que, se necessário pode ser feito com a apresentação em gotas, que pode ir sendo aumentada mais gradativamente. Em alguns raros casos existe uma hipersensibilidade ao medicamento fazendo com que o uso precise ser descontinuado e substituído por um outro fármaco que seja mais bem tolerado. Converse com seu médico para saber qual o seu caso e qual a melhor conduta a seguir,
Você está usando a mesma marca ou laboratório de genérico que usou das outras vezes? Muitos pacientes relatam que sentem diferença de eficácia e de efeitos colaterais quando mudam a marca/laboratório de uma medicação. Embora não haja uma literatura científica vasta para apoiar isso, na prática clínica é muito comum ouvir relatos de pacientes que descompensaram ou se adaptaram melhor a uma outra marca da mesma medicação, ou que usavam a marca A, passaram a ter efeitos colaterais com a marca B, e ao retornar para a marca A os efeitos desapareceram.

Formalmente, muitas diretrizes internacionais de tratamento recomendam que, ao se adaptar com uma marca/laboratório, deve-se evitar trocar para outra.