Olá, gostaria de saber se é normal sentir enjoos, sono, fadiga, falta de concentração e mais ansieda

3 respostas
Olá, gostaria de saber se é normal sentir enjoos, sono, fadiga, falta de concentração e mais ansiedade após quase 4 semanas de Escitalopran 10 mg?
Já tomei diversas vezes e sinto que desta vez os sintomas estão mais pontuais.
Obrigada!
Geralmente, estes sintomas aparecem mais nas primeiras duas a três semanas, porém ainda podem ser, sim, consequências do uso do escitalopram (enjoos) e os outros podem ser sintomas do escitalopram ou podem advir de os seus sintomas (de depressão ou ansiedade) ainda não terem sido totalmente controlados, principalmente a fadiga. Também, por vezes, a origem não é psiquiátrica (fadiga). Fale sem falta com seu psiquiatra, que poderá tirar suas dúvidas de modo mais personalizado para seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses são sintomas comuns no início do tratamento com escitalopram. A intensidade e duração dos efeitos colaterais vão depender da dosagem e da sensibilidade específica de cada paciente ao fármaco. A maneira como cada pessoa metaboliza o fármaco varia muito. Nas pessoas que metabolizam mais lentamente os sintomas colaterais costumam ser mais intensos e mais duradouros. Uma forma de contornar isso é reduzir a dose e fazer um aumento progressivo da mesma de modo a proporcionar mais tempo de adaptação, que, se necessário pode ser feito com a apresentação em gotas, que pode ir sendo aumentada mais gradativamente. Em alguns raros casos existe uma hipersensibilidade ao medicamento fazendo com que o uso precise ser descontinuado e substituído por um outro fármaco que seja mais bem tolerado. Converse com seu médico para saber qual o seu caso e qual a melhor conduta a seguir,
Você está usando a mesma marca ou laboratório de genérico que usou das outras vezes? Muitos pacientes relatam que sentem diferença de eficácia e de efeitos colaterais quando mudam a marca/laboratório de uma medicação. Embora não haja uma literatura científica vasta para apoiar isso, na prática clínica é muito comum ouvir relatos de pacientes que descompensaram ou se adaptaram melhor a uma outra marca da mesma medicação, ou que usavam a marca A, passaram a ter efeitos colaterais com a marca B, e ao retornar para a marca A os efeitos desapareceram.

Formalmente, muitas diretrizes internacionais de tratamento recomendam que, ao se adaptar com uma marca/laboratório, deve-se evitar trocar para outra.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2097 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.