Olá! Há 5 anos fiz exame Clamídia trachomatis e o resultado Igg deu reagente e Igm não reagente,

2 respostas
Olá! Há 5 anos fiz exame Clamídia trachomatis e o resultado Igg deu reagente e Igm não reagente, mudei de laboratório, fiz em menos de 1 ano 2 vezes o exame, e o resultado para Igg deu não reagente e Igm não reagente. Descobri ter uma trompa obstruída, existe possibilidade de ter sido pela Clamídia?
Olá. O fato de você ter um exame para a clamidia não significa que você teve uma doença sexualmente transmissível. Existem clamidias que podem ocasionar infecção ocular ou pulmonar, que não são sexualmente transmissíveis e que podem positivar esse exame. O melhor exame para detectar a clamidia é o PCR do conteúdo do canal endocervical.
Uma das causas de obstrução das trompas são infecções sexualmente transmissíveis provocadas por clamidia, gonorreia, micoplasma e ureaplasma. Mesmo que o seu exame seja negativo para clamidia, existem outras bactérias que provocam infecção que obstruem as trompas.
Existem outras causas não infecciosas que provocam obstrução das trompas, como endometriose.
Qual exame você realizou? Histerosalpingografia? Este exame tem uma certa taxa de falso positivo, isto é, o resultado evidencia trompa obstruida mas na verdade ela não está obstruida.
Solicite ao seu médico exames para descartar as DSTs como HIV.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

A principal causa de obstrução nas trompas é a doença inflamatória pélvica que pode ser transmitida pela Clamidia ou Gonococo. No caso da infecção pela Clamidia na mulher, ela geralmente é assintomática ou com sintomas muito leves, por isso não fazemos o diagnóstico na hora da infecçao apenas das suas consequencias no futuro com obstrução nas trompas. Entretanto, existem outras causas de obstrução como a endometriose, por exemplo! Para seu tratamento saber a causa muda muito pouco, por isso não se preocupe tanto com o motivo dessa obstrução mas com o que você precisa fazer daqui para frente. Converse com seu médico.