Olá! Há cerca de um mês (15/07/2025), eu tive um contato com um cachorro de rua desconhecido. Eu e

1 respostas
Olá!
Há cerca de um mês (15/07/2025), eu tive um contato com um cachorro de rua desconhecido. Eu estava correndo e ele veio para cima de mim. Entretanto, ele não queria me atacar: era um animal bem dócil, e estava querendo carinho. Enquanto eu corria, ele avançou por trás, bem no meu tornozelo (querendo brincar). Com certeza teve contato, mas não houve mordida. Eu não senti nenhum arranhão na hora, e continuei correndo. Depois, eu olhei e tinha um pouco de poeira (o cachorro tava procurando coisas pra comer), mas não achei nenhum ferimento. Tava sentindo uma leve ardência, mas não posso dizer que era por causa de uma ferida porque não achei machucado. Cerca de 2 horas depois, eu lavei a perna (não senti nada) e, no dia seguinte, me dirigi à ESF e a profissional que me atendeu não quis me dar vacina por não ter ferimentos visíveis. Também no dia seguinte, à noite, passei álcool na perna, e não teve ardência. Nos dias seguintes, continuei olhando minha perna, mas continuei não achando ferimento. Entretanto, estou muito preucupado com isso, até porque existe casos (inclusive, recentes) de morcegos raivosos na minha cidade. No meu caso, existe a possibilidade de um ferimento ou arranhão que eu não pudesse ter percebido? Eu deveria ter tomado a vacina para a raiva?
Dr. Alexandre Picovsky
Infectologista, Generalista, Médico clínico geral
São Paulo
Ola, uma duvida o animal foi observado? Ele veio a obito? Deve-se observar qualquer mudanca de comportamento, se o animal espumar pela boca, ou obito, caso contrario a profilaxia é suspensa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Fábio Nogueira Pereira

Fábio Nogueira Pereira

Psicólogo

Vitória

Thomas Speroni

Thomas Speroni

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Simone Padilha

Simone Padilha

Psicólogo

Blumenau

Patrícia Penrabel

Patrícia Penrabel

Psicólogo

Campo Grande

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 348 perguntas sobre Raiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.