Olá, Iniciei um tratamento para depressão, estou tomando 300mg de lítio 3x ao dia, associado a o

9 respostas
Olá,
Iniciei um tratamento para depressão, estou tomando 300mg de lítio 3x ao dia, associado a o Escitalopram 20mg e Rivotril 2mg a noite. Faz um mês que venho tomando as medicações, porém sinto muita sonolência durante o dia, gostaria de saber o porquê desta sonolência? Obrigado
Efeito da medicação. Você irá precisar retornar ao psiquiatra para o ajuste das doses recomendadas. Isso é comum porque cada paciente responde de forma singular á medicação e é a partir da sua resposta que o psiquiatra vai chegar na dose certa para você. Boa sorte!

Pode ser efeito colateral das medicações, provavelmente o lítio, já que você faz uso três vezes por dia. O Rivotril (clonazepam) também pode gerar sonolência durante o dia, mesmo que você tenha feito uso na noite anterior. Recomendo que você procure o seu psiquiatra e o informe a respeito dos seus efeitos colaterais, pois você pode fazer uso destas medicações de outra forma, com o fim de contornar esse sintoma adverso. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá! Cada organismo responde a um determinado jeito a medicação. Reforço o que já foi sinalizado pelos colegas. É importante seu acompanhamento com o Psiquiatra, assim ele poderá está ciente de como o medicamento está funcionando em você e orientá-lo modicando ou ajustando novamente a medicação caso seja necessário. Abraço.
Olá!
A melhor maneira de tirar suas dúvidas é consultar seu psiquiatra. Não fique acanhado, você deve e precisa expor todas essas questões para saber lidar com elas . Certamente será bem atendido.

No mais, indico acompanhamento com um profissional de psicologia. É nesse espaço de escuta que você poderá atribuir novo significado às angústias inerentes ao humano; se compreenderá melhor, podendo se esvaziar de suas inquietações.

Abraços
Olá boa noite! Concordo com o colega!
É bem provável que seja efeito adverso das medicações em uso.
O Rivotril à noite pode continuar fazendo efeito ao longo do dia e provocando sonolência.
O esquema do lítio 3x ao dia, por vezes pode provocar.
Alguns pacientes também se queixam do escitalopram, não como sonolência diurna, mas como dificuldades de acordar.
É importante retornar em seu psiquiatra e falar dessa queixa, para que ele possa te orientar a fazer um manejo adequado.
Não tente fazer essas mudanças sozinho.
Espero que tenha ajudado!
Um abraço!
Olá. Com relação aquilo que vc pontua não fica claro quando vc iniciou o processo. Em alguns casos a adaptação é demorada até que o organismo comece a reagir ao uso medicamentoso. De qualquer forma é relevante levar ao conhecimento do seu psiquiatra esse desconforto no que tange a sonolência, pois sempre há a possibilidade de mudanças no que se refere aos horários das dosagens, lhe deixando mais relaxando em momentos que não necessite tanto dessa energia psíquica necessária as suas atividades diárias. Se implique tbm em uma terapia para elaboração e ressignificação de seus sintomas. Um lugar, uma escuta. Abraços
Seguramente é por causa das medicações. Retorne ao seu médico e reajuste as doses. Cada organismo reage de um jeito. E a melhor maneira de reduzir a medicação é caso não faça , incluir psicoterapia que ainda é o melhor remédio contra a depressão!
A depressão embora te cause muitas dificuldades, pode ser mais uma das formas de você enfrentar suas dificuldades. Não trate apenas sua doença, trate também de si mesmo, pois deve carregar internamente, algumas questões que consciente ou não, dificultam desfrutar de sua experiência de viver.
Ola! Possivelmente essa questão esteja ligada ao ajuste de sua dosagem. Volte ao seu psiquiatra e relate o que vem sentindo, não espere até a próxima consulta, pois um mês já é tempo suficiente para adaptação. Entretanto não mencionas de faz tratamento psicológico concomitante. Caso não faça, procure um profissional psicanalista/psicólogo, para conhecer e reconhecer questões subjetiva, pois só a medicação não dará conta de toda melhora que deves alcançar.