Olá! Me chamo Gabriel e possuo 22 anos de idade. Apesar da pouca idade, minha vida sempre foi bastan

14 respostas
Olá! Me chamo Gabriel e possuo 22 anos de idade. Apesar da pouca idade, minha vida sempre foi bastante conturbada, principalmente com problemas financeiros.
Há um ano atrás conheci as apostas esportivas, um mercado que me aparentava ser bastante atraente para ter uma melhora financeira e um desafogo nas contas. No começo, consegui faturar 2 mil em um curto prazo de tempo, o que foi maravilhoso. Porém, fui ficando cada vez mais ambicioso em aumentar minha renda.. Resultado? Fui perdendo, perdendo e perdendo. Cada vez que eu perdia, eu depositava mais dinheiro em busca de recuperar o valor perdido, mas aí eu perdia mais e mais. Hoje me vejo com o nome sujo, sem cartão de crédito e com uma perca de 15 mil, o que está torturando minha mente dia após dia, pois como dito anteriormente, não tenho uma boa realidade financeira e esse dinheiro me faz muita falta. Sei que a responsabilidade foi/é toda minha, mas há meses estou com uma angústia enorme por conta disso, não tenho mais vontade de comer, ir à academia, sair, entre outras coisas.. minha cabeça não para de pensar na besteira que fiz, atrapalhando até na minha relação com as pessoas ao meu redor. Resumindo, gostaria de dicas/conselhos que me ajudem a superar e extinguir essa angústia do meu peito.
Muito obrigado pela atenção!
Olá, Gabriel. Sinto muito que você esteja passando por esse período difícil. O primeiro passo para resolver o problema é reconhecer a situação, e você já fez isso. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1. Procure apoio profissional: A situação que você descreveu é séria. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ser extremamente útil neste momento.

2. Auto-cuidado: Tente não se isolar. Mantenha-se física e mentalmente ativo. Tente retomar atividades que você gostava, como academia ou sair com amigos, mesmo que não sinta vontade no início.

3. Apoio de entes queridos: Compartilhe sua situação com pessoas de confiança em sua vida. O apoio emocional de amigos e familiares pode ser muito útil.

4. Busque ajuda financeira: Considere procurar um consultor financeiro ou um serviço de aconselhamento de crédito para ajudar a planejar sua recuperação financeira.

5. Evite mais apostas: É importante evitar a tentação de tentar "recuperar" suas perdas através de mais apostas. Isso geralmente leva a mais perdas e pode agravar a situação.

6. Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: Erros acontecem e são parte do crescimento. Aprenda com essa situação para não repetir o mesmo erro no futuro.

Lembre-se, você não está sozinho. Muitas pessoas passaram por situações semelhantes e conseguiram superar. É difícil agora, mas com tempo, esforço e a ajuda correta, as coisas podem melhorar. Não hesite em procurar ajuda.

Olá! Imagino o sofrimento que você está sentindo e sei que não é fácil ficar assim...
O que você relata sobre o que sente parece caracterizar um quadro de depressão e, com certeza, é necessária ajuda profissional para cuidar disso.
Como a sua situação financeira está prejudicada, o melhor seria buscar atendimento psiquiátrico e psicológico pelo SUS, plano de saúde (se tiver) ou em clínica escola. Essas clínicas são programas de estágios de universidades e oferecem suporte para pessoas que não conseguem buscar pelo atendimento particular.
Ao buscar por esses profissionais, você será ouvido e os tratamentos psicoterápico e medicamentoso adequados serão iniciados.
Estou torcendo para você encontrar a ajuda que precisa e para que se sinta melhor o quanto antes!
Olá, Gabriel!!

Sinto muito que você esteja se sentindo assim, mas, apesar da situação ser de fato complicada, a gente só tem a impressão de que é muito maior, quando tudo fica no campo do pensamento

Busque começar sua terapia, seja na clínica social pelas universidades, seja pelo atendimento básico do SUS que vai te encaminhar ou mesmo a terapia online a preços simbólicos.

Apenas comece, você vai encontrar o seu caminho!
Procure adquirir o hábito de meditar e respirar para combater a ansiedade, atividade física pra ajudar a aliviar e pôr em prática o que precisa ser posto!

Estou torcendo por você!

;)
Oi Gabriel!
De fato situação bem difícil, excelente as orientações dos colegas, lembrei-me que há também os grupos de jogadores anônimos, possivelmente vc encontrará na sua cidade.
Os atendimentos são presenciais e/ou on line.
Gabriel, bom dia
Dependência de jogos, a partir do momento que perde, ocorre falha nos neurotransmissores. Apatia e desânimo, são características de início de Depressão. Sugiro agendar consulta com psicólogo especialista em dependência
Gabriel imagino que o que esteja passando no momento realmente seja bem dificil de administrar no dia a dia! Seria importante você se reorganizar financeiramente,como? Procurando agencias do governo especializadas em renegociar dividas com juros menores e parcelas mais acessiveis,para que dentro de suas possibilidades financeiras você possa ir pagando até limpar seu nome! E cuidar dos pensamentos ansiosos/depressivos procurando fazer meditação,caminhadas,estar perto de amigos e familiares que façam você se sentir bem! E quando possível buscar ajuda psicológica como já foi sugerido pelos demais colegas seja em faculdades,pelo SUS,convênio médico ou particular com valor acessível a sua realidade financeira atual!
Oi, Gabriel.
Lamento que você tenha sido vítima desse mercado tão nocivo. Percebi um grande sentimento de culpa no seu texto. Fiquei pensando comigo: o que essa culpa tem promovido para ele?

Afinal, existe todo um estímulo de propagandas, influencers, etc. Uma estrutura que é feita para induzir a perda de dinheiro nesses aplicativos. Devido a isso, me parece injusto você afirma que a culpa foi somente sua e suspeito que essa percepção não está te ajudando muito a lidar com o problema atual. ;)

Espero ter contribuído um pouco.
Olá Gabriel!
Existem algumas situações as quais muitas vezes não conseguimos enfrentá-las sozinhos, muitas vezes, o auxílio de um profissional se faz necessário para auxiliar no entendimento de si mesmo e também das situações que o cercam. Também é importante avaliar precedentes que o fizeram chegar até aqui. Lembre-se que é possível modificarmos nossa realidade a partir do momento que nos colocamos conscientes dos problemas e nos posicionamos em busca de mudanças.
Dinheiro vai, dinheiro vem! O principal é a qualidade de vida! Você perdeu dinheiro, tudo bem, o que você não pode perder é o bem estar, a alegria, isso não tem preço e se você continuar pensando nisso e se sentindo mal, você pode produzir doenças! Pense assim: já perdi o dinheiro, agora, não vou perder minha alegria de viver! Vou usar essa situação para aprender com essa experiência! E ser feliz porque eu queria o dinheiro para ser feliz então escolha manter a felicidade! Nos podemos escolher os nossos pensamentos! Pense que ainda bem que você não perdeu uma perna, um braço, uma pessoa querida! Você é jovem e inteligente e pode trabalhar e fazer dinheiro. No entanto, se continuar sofrendo, não tem como recuperar esse tempo porque TUDO O QUE TEMOS NA VIDA É O TEMPO!
Um abraço e seja feliz!
Lea
Olá, sinto que tenha tido essas perdas, mas só através dela conseguiu perceber a ausência do limite e a compulsão nas apostas. O jogo é propício para o vício e infelizmente você acabou caindo nessa compulsão. Te aconselharia procurar uma terapia para lidar com esse quadro compulsivo e com a angústia da perda para não repetir o mesmo comportamento ou não migrar para outro sem perceber.
Abraço.
Olá Gabriel!
sinto muito que você tenha passado por essa experiência.
O que você nos relata é um caso de vício em jogos que teve consequência talvez numa depressão.

Gostaria de te dizer que o primeiro passo você já deu que foi compreender o que te trouxe até aqui. Eu sei que a culpa e o arrependimento fazem parte de nossa vida, mas na época você não tinha a noção, conhecimento que tem hoje. Infelizmente as vezes caímos nessas ciladas. E você foi uma vítima, uma vítima dos sistemas de apostas que são preparados exatamente para nos fisgar - por isso inicialmente o jogador ganha um dinheiro considerável.

Além da culpa - lembre-se que existem outros sentimentos em nossa vida como a auto compaixão e você pode aprender a se perdoar por este erro.

Aqui na terapia poderiamos aprender a recalcular essa rota de culpa, de falta de vontade de voltar a se expor, de sair... lembre-se você teve um problema de ordem de saúde mental. a Saúde Mental a gente não vê mas ela está aqui regendo nossa vida.

Se houver como venha para a psicoterapia compreender melhor todos esses sentimentos e como sair deste ciclo. Se estiver muito difícil financeiramente se programe para vir a cada 15 dias, mas pense com carinho nisso.

Um abraço e fique bem! Sempre é tempo de recomeçar.
Olá! Você conheceu a compulsão. Venha para uma consulta.
Olá Gabriel, entendo a angústia que está sentindo. É importante lembrar que você não está sozinho nessa situação. Primeiro, reconheça que todos cometemos erros e é possível aprender com eles. Busque um apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Lidar com a culpa requer acessibilidade e perdão a si mesmo. Estabeleça um plano financeiro realista para se recuperar gradualmente. Foque em atividades que habitualmente te trazem alegria e bem-estar. Se o sentimento de angústia persistir, considere buscar a orientação de um psicólogo para trabalhar com você nesse processo de superação e crescimento.
Oi Gabriel, talvez minha resposta pareça genérica mas pq não gostaria de colocar coisas tão complexas de forma que parecesse tão difíceis de resolver. Primeiro precisaríamos pensar por partes, olha é muito comum que quem tem problemas financeiros recorra à fórmulas mágicas, isto gera ansiedade. E a ansiedade gera o impulso logo, o impulso faz com que nos comportemos de forma a não pensar muito nas consequências ou minimizar as consequências... pensamentos distorcidos do tipo... só hoje ou depois resolvo. E aí uma bola de neve se forma. Além disso um outro componente se junta a isto que é o reforço intermitente. Imagina aquela máquina de pegar ursinhos, um dia acerto, mas 30 vezes erro acreditando que posso acertar uma vez, então um estímulo intermitente é muito forte porque ficamos correndo para recebê-lo novamente. Não sei se é isto que acontece contigo, mas a ansiedade aumenta, a tristeza aumenta e a sensação de que não vai resolver fica muito forte. Minha sugestão profissional e pensando em tanta coisa que tem para viver que busque um psicólogo que se identifique e que possa encontrar um bom médico psiquiatra que possa trabalhar seus sintomas físicos porque o que tem sentido tem tratamento e pode viver uma vida que vale a pena ser vivida e que você certamente merece.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!