Olá , meu filho tem 4 anos , percebemos que ele gosta de criar regras durante jogo ou brincadeira co

14 respostas
Olá , meu filho tem 4 anos , percebemos que ele gosta de criar regras durante jogo ou brincadeira com amiguinhos , isso acontece em casa ou na escola , isso seria normal ?
Olá! O comportamento do seu filho de criar regras durante jogos e brincadeiras é bastante comum e normal para a idade dele. Crianças de 4 anos estão aprendendo sobre estrutura, limites e como interagir socialmente. Criar regras pode ser uma forma dele expressar sua compreensão do mundo e tentar estabelecer algum controle sobre o ambiente, o que é uma parte natural do desenvolvimento infantil.

É importante observar como ele reage quando outros não seguem suas regras ou quando as regras são alteradas. Encorajar a flexibilidade e o compartilhamento de ideias com os amiguinhos pode ser útil. Se você notar que ele fica excessivamente chateado ou inflexível, pode ser uma oportunidade para ensinar sobre negociação e empatia.

De qualquer forma, se houver preocupações específicas ou comportamentos que pareçam incomuns para a idade dele, conversar com um neuropediatra ou neuropsicólogo especialista em desenvolvimento infantil pode oferecer mais orientações.

Olá!
A criança muitas vezes reproduz sua dinâmica familiar, certamente ele não apresenta esse compromisso de liderança somente em jogos/brincadeiras. É interessante analisar como ele se comporta nas relações, e se esse comportamento não afeta a capacidade dele de observar, obedecer e ouvir o outro.
Olá,
Na idade do seu filho, isso pode ser bastante comum. É importante observar se está acontecendo somente nos momentos de jogos, ou se este comportamento vai ser direcionado para outras situações. Também, se isso percorrer por muito tempo, sem flexibilidade, vale a pena avaliar. A psicoterapia infantil é sempre muito benéfica, tanto para a criança como para o funcionamento familiar.
Fico à disposição para ajudar.
Um abraço,
Letícia Andrade.
Olá! Nesta idade é comum a criança querer comandar as brincadeiras, criar as próprias regras, testar limites seja com outras crianças ou com os adultos. É importante observar como ele se comporta quando alguém questiona/não aceita as regras impostas por ele e orientá-lo. Caso este comportamento persista busque um psicólogo para avaliação. Sou psicóloga infantil e fico à disposição. Abraços
Olá, espero que esteja tudo bem contigo e com seu filho.
E muito normal nessa idade a criança criar regras ou querer somente obedecer em jogos o importante e observar se nao e excesso ou se as crianças estão deixando de brincar com ele por esse motivo para que ele não fique frustado e sozinho, mas o comportamento e normal.
Olá! Espero que esteja tudo bem!
Este comportamento de criar regras é comum na faixa etária que ele está, isso faz parte do desenvolvimento cognitivo, o ajuda a entender e explorar conceitos como organização, cooperação e estrutura. É uma forma de testar o mundo e/ou ver como as pessoas reagem frente a este comportamento. Incentivar essa expressão criativa e participar ativamente das brincadeiras pode ser benéfico para o desenvolvimento social e intelectual do seu filho.
É importante também você verbalizar como se sente durante as brincadeiras, caso as regras tenham a finalidade de ele vencer sempre. Se este for o caso, também seria interessante você fazer regras “malucas” que te beneficiem, para ver a reação dele frente a isso.
Porém, se você quiser um entendimento mais aprofundado desse comportamento, sugiro procurar uma psicóloga e iniciar a psicoterapia.
Abraços!
Durante os 5 e 6 anos de idade, as crianças passam por um crescimento cognitivo acelerado. Elas começam a desenvolver habilidades de pensamentos mais complexos, como o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a capacidade de fazer conexões entre diferentes ideias.

O transtorno desafiador opositor (TOD) geralmente acontece durante a fase da infância. A criança que tem o transtorno desafiador opositor (TOD) apresenta comportamentos caracterizados por agressividade, raiva, desobediência, provocação e ressentimento.

Vamos conversar melhor na consulta on line para entender melhor os sintomas.
Reitero o que meus colegas disseram acima, sobre o comportamento ser comum.
Importante observar como é que as interações de seu filho se dão mediante a criação de regras (como as outras crianças reagem, professores e outros envolvidos na interação), com o objetivo de, se necessário, dialogar sobre as regras já existentes, mesmo que essas regras não sejam favoráveis em determinados contextos.
Através do jogo é possível validar a frustração, como um sentimento que está presente em nossas vidas, por exemplo.
Não há nada de anormal.
Olá! Sim, esse comportamento pode sim ser comum, mas tudo depende também da forma como essas regras são colocadas.
As brincadeiras refletem como a criança vem percebendo o mundo a sua volta e como ela lida com ele. Regras em brincadeiras e jogos, em geral, ajudam a criança a dar contorno a situação, para que o momento não fique muito solto, perdido, para que a própria criança consiga delimitar o seu espaço e dos outros.
Em caso de regras muito impositivas, rígidas e que se tornam tão necessárias à criança a ponto de elas se desorganizarem caso os colegas não as sigam, podem haver indício uma tentativa de controle, de dar limites e de uma percepção de mundo que vem angustiando o pequeno.
Esta é a idade em que a criança começa a se desligar um pouco mais dos pais e a interagir mais com outras pessoas, sejam adultas ou crianças. Não há nada de errado no simples fatos de seu filho criar regras nos jogos e brincadeiras. É comum que ele nessa idade comece a internalizar coisas que observa e vivencia e isso incluir regras. É comum que crianças reproduzam situações que vivenciam no seio da família e da escola também. Ele pode estar reproduzindo o que observa professores fazendo, por exemplo. Isso só passaria a ser um problema se acontecesse de forma digamos exagerada e começasse a prejudicar a relação dele com os colegas. De todo modo, é preciso investigar se há outras características associadas a esse comportamento que podem sinalizar uma necessidade de maior atenção. Por isso é importante buscar ajuda de um profissional para uma avaliação mais detalhada dos comportamentos dele. Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida.
Olá! É maravilhoso que você esteja atenta ao comportamento do seu filho e buscando compreender suas preferências durante as brincadeiras. A criação de regras pelos pequenos é bastante comum e, na verdade, sinaliza um desenvolvimento saudável em várias áreas. Aos 4 anos, as crianças estão começando a explorar o mundo ao seu redor e a desenvolver habilidades sociais. Ao criar regras durante as brincadeiras, seu filho está praticando o pensamento lógico, a organização de ideias e, principalmente, está começando a entender a importância das normas sociais. Essa atitude também demonstra que ele está desenvolvendo a capacidade de liderança e expressando suas preferências, o que é um passo fundamental para a construção da autonomia. Além disso, a criação de regras nas brincadeiras pode ajudar na compreensão de limites e no fortalecimento das habilidades sociais, como a cooperação e a negociação. Seu filho está, de maneira natural, explorando o mundo ao seu redor e construindo as bases para futuras interações sociais mais complexas. É importante encorajar essa expressão de criatividade e liderança, ao mesmo tempo em que continua fornecendo orientação sobre como equilibrar as regras para garantir um ambiente de brincadeira saudável e inclusivo.
Olá, espero que esteja bem! O comportamento do seu filho é bastante comum para a idade. Além disso, nessa fase, as crianças costumam ser bastante competitivas querendo sempre vencer. Assim, a colocação de regras revela um perfil de liderança e poder daquela brincadeira, colocando limites e controlando o ambiente. É importante observar se o seu filho também aceita as regras que os outros colocam e como ele reage se as suas regras não são aceitas. Vale também observar e pontuar quando as regras criadas pelo seu filho prejudicam os outros ou só favorecem a sua vitória.
Na idade do seu filho isto é bem comum, não se preocupe. Fique bem
Olá! É comum que as crianças em idade pré-escolar comecem a experimentar e explorar o mundo ao seu redor, incluindo a criação de regras durante jogos e brincadeiras. Essa é uma forma de exercitar a sua criatividade e imaginação, além de desenvolver habilidades sociais, como negociação e cooperação.
No entanto, é importante observar se essas regras criadas pelo seu filho não estão prejudicando a interação com os outros, causando conflitos ou desentendimentos. Se as regras estiverem interferindo negativamente nas brincadeiras ou causando desconforto para os outros participantes, pode ser interessante conversar com ele sobre a importância de compartilhar o espaço e respeitar as opiniões dos outros.
Em geral, essa fase de criação de regras é considerada normal e faz parte do desenvolvimento da criança. É uma oportunidade para estimular a sua criatividade e também para ensinar sobre valores como respeito, cooperação e empatia. Tenho uma ampla experiência com desenvolvimento infantil, qualquer dúvida ficarei feliz em ajudar. Abraços e boa sorte.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!