Olá! meu marido tem 44 anos , e sofreu um avc esquêmico extenso, está usando a GTT fez 3 meses....El

5 respostas
Olá! meu marido tem 44 anos , e sofreu um avc esquêmico extenso, está usando a GTT fez 3 meses....Ele já pede pra comer, beber suco e água ....É possível ir introduzindo aos poucos sucos e água pela boca ? E qual a estimativa de tempo pra uma pessoa que usa a GTT , voltar a comer e beber normalmente?
Dra. Fabiane Couto Garcia
Fonoaudiólogo
Ribeirão Preto
Olá! Após um AVC, uma das alterações que podem ocorrer é a disfagia (alteração na função de deglutição). Com a finalidade de preservar a saúde pulmonar de possíveis aspirações de alimentos ou líquidos, é feita uma gastrostomia (GTT). Para a reabilitação da função de deglutição é necessário que se busque um fonoaudiólogo capacitado na área de disfagia para fazer uma avaliação e possivelmente terapia fonoaudiológica com exercícios próprios para este objetivo, sempre analisando sua segurança e funcionalidade.
O tempo para iniciar a alimentação por via oral é muito variável de acordo com cada caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá , eu sei que neste momento , apresenta uma grande ansiedade , para a retomada da alimentação por via oral.
Se a sugestão foi de uso de uma gastro, provalmente ele apresentou uma disfagia grave , eu sugeria que você não ofertasse nada por via oral .
Solicite uma nova avaliação Fonoaudiológica , para o seu marido desta forma , evitaria maiores complicações a saúde do mesmo, como risco de aspiração , pneumonias aspirativas e até o sufocamento .
Disfagia é algo serio e somente o fonoaudiólogo é capaz de intervir e direcionar as terapias se é possível ou não a retomada de alimentação por via oral
Te convidamos para uma consulta: Terapia de disfagia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Carmem Lucia Alves Calvo Barbosa
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Boa Tarde! Precisa ser avaliado e acompanhado por uma fono especialista em disfagia nenhum alimento deve ser introduzido sem o parecer do profissional
Só um fonoaudióloga poderá fazer a reintrodução alimentar via oral. Há risco de broncoaspiração que pode levar à pneumonia
 Keylla Tolentino
Fonoaudiólogo
São José dos Campos
A introdução de alimentos e líquidos por via oral deve ser feita com cautela e sempre sob orientação de um fonoaudiólogo, que avaliará a segurança da deglutição para evitar riscos de aspiração. O fato de seu marido demonstrar vontade de comer é um bom sinal, mas a transição da GTT para a alimentação oral depende do grau de comprometimento da disfagia, da força da musculatura orofacial e do progresso no tratamento. O tempo de recuperação varia de acordo com a gravidade da lesão e a resposta à reabilitação, podendo levar semanas ou meses. Um fonoaudiólogo poderá indicar testes e treinos específicos para garantir uma alimentação segura.

Especialistas

Bernardo G Aguiar

Bernardo G Aguiar

Cirurgião geral

Divinópolis

Agendar uma visita
Mariana Ocampos Galvão

Mariana Ocampos Galvão

Cirurgião pediátrico

Campo Grande

Agendar uma visita
Mailson Alves lopes

Mailson Alves lopes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Ceilândia

Agendar uma visita
Leila Rodriguez Martins

Leila Rodriguez Martins

Cirurgião pediátrico

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Gastrostomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.