Olá , meu marido tem diabetes tipo 2 , ele faz o uso de medicação ,ele pode estar usando o ácido lip

2 respostas
Olá , meu marido tem diabetes tipo 2 , ele faz o uso de medicação ,ele pode estar usando o ácido lipoico ? Desde já agradecida
Olá! Como vai?

Seu marido deve ser acompanhado por um endocrinologista, que é o médico especialista nesta área.

Marque uma consulta para que possamos avaliar o caso dele e atendê-lo da melhor forma possível.

Estou à disposição. Muito obrigado por sua pergunta.

Dr. Antonio Fontanelli
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional São Paulo
Ex-Presidente do Comitê Científico de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1.000

Olá! É compreensível que você esteja buscando maneiras de apoiar a saúde do seu marido, especialmente considerando o diagnóstico de diabetes tipo 2. O ácido alfa-lipoico (ALA) é um antioxidante naturalmente presente no corpo e encontrado em alguns alimentos. Ele tem sido estudado por seus potenciais benefícios, incluindo a melhoria da sensibilidade à insulina e a redução dos níveis de açúcar no sangue, além de possuir propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger contra o estresse oxidativo, um fator contribuinte para as complicações do diabetes.

Há evidências científicas que sugerem que o ácido alfa-lipoico pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2, particularmente na melhoria da neuropatia diabética, uma condição que causa dor e sensação de formigamento devido a danos nos nervos. Além disso, alguns estudos indicam que o ALA pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, o que pode ser útil no manejo da glicemia.

No entanto, é crucial abordar a suplementação com ácido alfa-lipoico com cautela e sempre sob orientação médica. Embora o ALA seja geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, ele pode interagir com medicamentos para diabetes, potencialmente aumentando o risco de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Além disso, a dosagem e a forma de suplementação podem variar, e determinar a mais adequada depende de vários fatores, incluindo a saúde geral do seu marido, os medicamentos que ele já está tomando e os objetivos específicos do tratamento.

Antes de iniciar qualquer suplementação, é essencial consultar o médico que acompanha o tratamento do seu marido. O médico pode avaliar a situação específica dele, considerar os benefícios e riscos potenciais do ácido alfa-lipoico e determinar se essa suplementação seria apropriada no contexto do plano de tratamento dele. Além disso, o médico pode fornecer orientações sobre a dosagem adequada e monitorar a resposta ao suplemento, ajustando o tratamento conforme necessário para garantir a segurança e a eficácia.

Lembrando que o manejo do diabetes tipo 2 envolve uma abordagem integrativa, incluindo dieta, exercício físico, monitoramento regular da glicemia e, quando necessário, medicação. A suplementação pode ser uma adição valiosa ao plano de cuidados, desde que cuidadosamente considerada e supervisionada por um profissional de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.