Olá, Meu pai perdeu a vontade de trabalhar, chora muito, quer voltar no passado, fica dizendo que não

8 respostas
Olá, Meu pai perdeu a vontade de trabalhar, chora muito, quer voltar no passado, fica dizendo que não vai suportar a situação. Ele não tem vícios, a cabeça está lúcida. Que tipo de tratamento é mais adequado para ele? Ele tem resistência para ir ao médico ou fazer terapia.
Essa é uma situação delicada! As indicações mais adequadas são justamente as que ele demonstra resistência, como a psicoterapia. É preciso sensibilizar da importância e dos prováveis benefícios que ele poderá obter pelo acompanhamento terapêutico, sem encaminha-lo a força (caso não se observem riscos imediatos à sua integridade física e psicológica). Uma forma de tentar contornar a situação é buscar por profissionais que façam o atendimento a domicílio, criando uma situação onde o ambiente não é totalmente desconhecido e ele possa se sentir mais confortável com toda a situação. As habilidades técnicas e a afinidade com o terapeuta são fundamentais para iniciar um trabalho proveitoso e investigar o que pode estar ocorrendo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada!
Procure com cuidado conduzir está situação para não agravar está depressão. Marque logo um neurologista para investigar junto com Neuropsicologa as questões da memória antiga e depois uma psicoterapia.
Atenciosamente!
 Rita K  A  Costa
Psicólogo
São Paulo
Você não informou a idade de seu pai. De qualquer forma, leve-o a um geriatra. Ele fará uma avaliação e os encaminhamentos necessários, a um psiquiatra ou psicólogo.
Pode se tratar de um transtorno de humor, com necessidade de compensação medicamentosa, ou um desajuste que a psicoterapia possa atuar.
Boa sorte e forte abraço
Olá, Seu pai necessita passar por um atendimento clínico!
Busque apoio de um Psicoterapeuta da sua região, para dar suporte a ele!
Caso seja necessário, o profissional poderá fazer outros encaminhamentos!
Desejo melhoras para ele.
Dra. Joana Alves
Psicólogo, Terapeuta complementar
Barueri
Muitas vezes a recusa para procurar ajuda , ja esta fazendo parte do quadro ele esta passando.
Sugiro que procure um psicologo que atenda toda familia. Ou peça a ele para acompanha-la em uma consulta , de modo que possa falar do seu sentimento a questão dele , geralmente ajuda a pessoa tomar consciencia e procurar ajuda .
geralmente as questões psicologicas deixa a pessoa muito na defensiva como vitamas , e as cobrança pode parecer que não esta sendo acolhido . Boa sorte
 Carina Lucion
Psicanalista, Psicólogo
Sarandi
Olá! Como meus colegas já relataram é difícil lidar qdo o que seria mais adequado não se encaixa. Mas que tal se você fosse buscar uma orientação psicológica pra ajudar seu pai? Não há uma especialidade, a maioria dos psicólogos poderá lhe prestar este serviço, e com o tempo ele pode buscar por si.
Claro que o acompanhamento pode precisar de auxílio medicamentoso, mas a terapia pode sim ajudar muito seu pai. Espero ter ajudado!
 Creuza M Salvaterra
Psicólogo
Ipatinga
olá... concordo com os colegas, especialmente com o Rodrigo, que talvez ele aceite um atendimento domiciliar, você já tentou? Você checou se a resistência é com o tratamento ou em sair de casa? Há psicólogos que atendem dessa forma e, se ele concordar, o profissional poderá realizar os primeiros atendimentos e quem sabe assim, aceita ir até o consultório médico, seja geriatra, clínico, ou psiquiatra. Outra opção é o atendimento psicológico online. Você poderá encontrar alguns sites nesse sentido e, se quiser, podemos repassar alguns para você, é só entrar em contato conosco. Abraço
Olá, apenas complementando os colegas, uma vez realizando os exames médicos necessários, após poderia sugerir a ele a participar de um grupo de estimulação cognitiva. São grupos com pessoas da mesma idade e com diferentes queixas. Diversos estudos comprovam que grupos de estimulação melhoram a Depressão em muitos pacientes, além de priorizar estímulos as habilidades cognitivas. Se precisar, entre em contato, que passo mais detalhes. Abraço.
Marlene Galdino.

Especialistas

Marilda Ghellere

Marilda Ghellere

Psicólogo

Criciúma

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Marta Viviane Wodonos

Marta Viviane Wodonos

Psicólogo

Curitiba

Ellen Martins Peiter

Ellen Martins Peiter

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jéssica Boff

Jéssica Boff

Psicólogo

Caxias Do Sul

Silvia Cristina Bezerra da Silva

Silvia Cristina Bezerra da Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.