Olá! Minha mãe perdeu minha irmã ainda bebê a alguns anos atrás e passou por uma depressão pós-par

29 respostas
Olá!
Minha mãe perdeu minha irmã ainda bebê a alguns anos atrás e passou por uma depressão pós-parto. E a uns anos atrás depois de alguns outros problemas acabou ficando desaparecida por 15 dias e a achamos andando nas ruas como se fosse uma moradora de rua e quando a encontramos ela achava que todos da família estavam mortos. Agora faz tratamento com medicamentos e estamos em busca de um psicólogo, porém não sabemos em que especialidade o psicólogo é melhor pra situação que ela viveu. Alguém pode ajudar?
Primeiramente, tendo em vista estes eventos que sua mãe passou, é importante que mantenha o acompanhamento concomitante com o Psiquiatra e que ela tenha uma boa rede de apoio (família, amigos). É possível que seja uma evolução da Depressão Pós-parto, ou um Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). - O caso sugere um especialista em trauma. - Se ela tiver sendo acolhida por um médico psiquiatra, este pode confirmar e indicar um encaminhamento específico, tendo em vista que a acolheu e (uma vez que já prescreveu medicamentos) a diagnosticou. - E sua busca por um especialista pode partir do próprio diagnostico formado por este primeiro acolhimento dela.

Olá, acredito que um psicologo que tenha experiencia com saude mental e que ela sinta confiança.
A terapia cognitiva comportamental tem eficácia comprovada, baseada em evidências, para os mais diversos transtornos, inclusive os dissociativos, de depressão e de estresse pós traumático.
Olá. É importante que sua mãe tenha um acompanhamento psiquiátrico junto com o de um psicólogo, pois um tratamento com medicamentos adequados vai ajuda-la bastante, principalmente nessa fase de crise (que pelo seu relato, parece ser o estado atual dela).
Importante também você buscar um psicólogo que tenha experiência com depressão pós parto e luto no puerpério.
Olá, depende de como ela está no momento. Se ela ainda está em crise, o ideal seria um acompanhamento mais frequente e presencial, no Caps, um hospital-dia ou alguma instituição, com uma equipe multiprofissional. Se ela já está mais estável com o tratamento, ela pode procurar uma psicóloga perinatal que atenda on-line. Eu atendo e estou à disposição. Boa sorte!
Olá, nossa que difícil toda essa situação para sua mãe e para todos de sua família, é importante continuar com o tratamento psiquiátrico e iniciar um tratamento psicológico com um profissional especializado para ajuda-la com todas essas perdas e reconstrução da vida presente. Boa sorte. Abraço.
Olá! Sinto muito que vocês estejam passando por essa situação! Que bom que você a apoia e está buscando um tratamento adequado. O apoio da família é muito importante! Tenho especialidade em saúde mental e estudo sofrimentos extremos, me coloco à disposição para conversarmos! Grande abraço
Olá! Primeiro, é muito bom que você esteja ao lado da sua mãe tentando ajudá-la. Traumas podem desorganizar o psiquismo de diversas maneiras. Certamente o que você descreve, reflete relação com o que chamamos de dificuldade de processamento de informações, ou seja, traumas. A Terapia EMDR pode ser uma aliada no cuidado, bem como acompanhamento médico. Continue acreditando no potencial de cura da sua mãe e no seu também. Um abraço!
Boa tarde ! Parece que houveram muitas questões, e que vc associa as situações traumáticas ao estado que ela se encontra. É importante ter um acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Busque ajuda
Concordo absolutamente em tudo com a colega de Brasília.
O acompanhamento psiquiátrico nesse momento já instaurado é importantíssimo e o psiquiatra seria a pessoa ideal para indicar que tipo de acompanhamento seria o melhor nesse momento. O apoio e o carinho da família fazem toda a diferença para o paciente.
Muitas vezes os familiares tbm precisarão de uma terapia de apoio para q consigam estar equilibrados para poder ajudar o paciente.
Olá! Gostaria de acrescentar que psicólogos são formados para atender todo tipo de questão psicológica/psiquiátrica, inclusive situações como a que sua mãe vive. O que nos diferencia é a técnica para abordar o paciente, mas toda patologia pode ser tratada com psicoterapias diferentes. Exemplos de tipos de psicoterapia: Terapia Cognitivo Comportamental, Psicanálise, Terapia Sistêmica, Humanista, Corporal, etc. São formas diferentes de acessar as questões da pessoa. Alguns psicólogos fazem especializações em alguns temas diferentes, ou acumulam experiência em algum transtorno específico (ex. depressão, ansiedade, esquizofrenia, autismo ou puerpério, terceira idade, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência) e preferem atender as pessoas que fazem parte dessa sua especialização ou grande experiência. O psiquiatra pode falar em diagnóstico com vocês e com base nele, podem procurar uma pessoa que tenha mais experiência no transtorno que for diagnosticado. Mas há profissionais muito bons também que atendem todo tipo de demanda, sem terem definido uma idade e/ou um tipo de transtorno específico. Pesquise após falar com o psiquiatra. Pode ser que ele sugira algum dos tipos de abordagem de psicoterapia, geralmente gostam da Terapia Cognitivo Comportamental, mas não é regra. Um abraço.
Olá! É muito que ela faça acompanhamento psicológico e psiquiátrico, que alguém a acompanhe nesse período, controlando a medicação e verificando a evolução do processo. Caso precise, agende uma consulta comigo ou com algum dos profissionais aqui do site. Obrigada.
Olá! Por toda a história que você contou, a sua mãe deve ter estado bastante adoecida do ponto de vista emocional. Para que ela possa lidar com todo o sofrimento que viveu, realmente é preciso que ela faça tratamento psiquiátrico e psicológico. Que bom que ela está sendo tratada com medicamentos. É importante que um psiquiatra cuide da medicação dela. Um psicólogo clínico que tenha experiência em cuidados com saúde mental poderá ajudá-la.
Penso que todo o Psicólogo Clínico tenha capacidade de atender sua mãe mas isso não nignifica que ela deva abandonar o tratamento medicamentoso ministrado pelo Psiquiatra. Uma coisa não excluí a outra tendo em vista o quadro que relataste. A Psicoterapia feita pelo Psicólogo e a medicação pelo Psiquiatra sempre é uma ótima combinação para quadros de grande sofrimento mental.
Olá. Que bom que a família está apoiando o tratamento. Continuar com os tratamento medicamentoso é muito importante neste período. Em relação ao profissional de psicologia mais indicado, acredito que todo profissional é qualificado para fazer a escuta adequada e o acolhimento necessário. O que diferencia é a abordagem teórica que o profissional utiliza para auxiliar o seu trabalho. Além, da identificação que sua mãe terá que o profissional escolhido. É importante o paciente se sentir confortável e seguro na relação com psicólogo para o processo ter um bom resultado.
Olá, o Caso sugere um trauma, sendo muito importante o acampamento medicamento por um psiquiatra e em termos de terapia, um profissional que trabalhe com o EMDR poderia ajuda de forma bastante eficaz. Não que outras abordagens não ajude, mas muito provavelmente o EMDR pode trazer resultado em espaço de tempo menor que a terapia convencional. E por fim, o acolhimento familiar é imprescindível!
Olá
Entendo a sua preocupação com a sua mãe. Ela precisa de um/a psicóloga que possa estar em contato com a família e com o psiquiatra. Não dá pra ser um atendimento isolado só no consultório.
Boa sorte
Importante é que ela se sinta segura e com confiança, talvez o psiquiatra possa ajudar em uma indicação. Por experiência própria, e por se tratar de uma pessoa com distorção da realidade eu recomendo um psicanalista.
Um abraço
Seria interessante um acolhimento e suporte diante ao sofrimento que ela deve estar passando. De preferência oferecer uma escuta para esse trauma e consequentemente a elaboração do luto.
Fico a disposição caso queira conversar a respeito.
Olá! De acordo com o seu relato, o mais importante é que a sua mãe se sinta confortável com os profissionais que irão auxiliá-la em seu tratamento. Pelo que entendi, ela já está fazendo acompanhamento psiquiátrico, correto? Pois as medicações serão de grande importância neste caso, uma vez que garantem certa estabilidade nos sintomas.
Fora isto, acredito que qualquer abordagem teórica dentro da psicologia poderá ter êxito no tratamento da sua mãe, não havendo, assim, alguma abordagem que seria mais ou menos indicada. Como já exposto, o mais importante é que ela se sinta confortável com o profissional em questão. Pode ser interessante também que este profissional tenha experiência com saúde mental e esteja aberto a manter um canal direto de comunicação com o psiquiatra.
Além disso, uma rede de apoio familiar é essencial!
Boa sorte na busca por um profissional!
Imagino como a situação tem sido difícil para você e sua família! Se houver um CAPs na cidade onde sua mãe reside, seria uma oportunidade de ser desenvolvido um trabalho multidisciplinar. Além disto, os familiares mais próximos precisam também de orientação e suporte, considerando que eles fazem parte da rede de apoio da sua mãe e, claro, também sofrem. Quem cuida também precisa de cuidados!
Olá! Acredito que seja importante a definição que ela precisa de tratamento de apoio psicológico para elaborar estes eventos que lhe acometeram. Como colegas colocaram, a princípio todo psicólog@ teria condições de atende-la. Porém para isto também é importante que ELA queira ser ouvida e queira falar. Esta é uma condição importante e definidora!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Olá!
O acompanhamento médico psiquiátrico é fundamental, que bom que ela já está sendo acompanhada, a Terapia vai ajudá-la a elaborar esse e outros traumas. As abordagens que indico para trabalhar traumas e depressão profunda seria a TCC ou EMDR, tratam vários transtornos traumáticos focando na resolução.
Olá, psiquiatra e psicologo , é importante também a adesão dela e uma rede de apoio (familiares e amigos próximos) para auxiliar no processo.
Geralmente, psicólogos clínicos de uma maneira geral, são capacitados a atender qualquer tipo de demanda. Alguns irão estudar mais ou desenvolver mais experiência em determinado tipo de caso. Mas você poderia escolher um psicólogo(a) bem indicado por alguém de confiança, por exemplo, e checar se ele tem as qualificações mínimas para atender (é importante checar se o CRP está ativo). Caso deseje procurar um profissional mais especiliazado na demanda, que seria trauma, eu recomendo fortemente as psicoterapias de reprocessamento tais como EMDR e Brainspotting pois costumam apresentam resultados em tempo mais curto. Na minha opinião e experiência, o que realmente fará a diferença é buscar por alguém que sinta alguma afinidade.
Olá. Penso que é importante que ela tenha acompanhamento de psiquiatra e psicólogo com experiência em saúde mental e que ela se sinta bem e à vontade. Abraço
O profissional com experiencia na área da saúde mental vai poder auxiliar sua mãe nesse momento. Juntamente com o tratamento medicamentoso que ela já faz. Abraço!
Um bom acolhimento e orientação familiar sempre que for necessário para reforçar a rede de apoio. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Terapia familiar - R$ 500
Olá!
Sinto muito por essa situação que aconteceu com a tua mãe. Espero que ela tinha ficado bem depois disso. É importante consultas com um psicólogo e um psiquiatra pra poderem avaliar o caso dele e entender de qual transtorno se trata e te orientar para o tratamento mais eficaz pra tua mãe. Existem diversos transtornos que podem fazer isso com uma pessoa. Me parece que um tratamento com medicação seja o mais indicado pra ela.
Espero ter ajudado. Fico a disposição.