Trauma psicológico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em trauma psicológico

Encontre um especialista em Trauma psicológico na sua cidade:
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas sobre Trauma psicológico

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Trauma psicológico

Dra. Mariana Pavani
Dra. Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Importante a realização de exames e um acompanhamento médico e nutricional. Contudo creio que seja muito importante um acompanhamento psicológico para pensar sobre essa sua retenção, dificuldade…
7 respostas

Bom dia, acredito que uma boa psicoterapia te ajudaria muito sem precisar tomar remédio!
Precisa trabalhar muito sua autoestima para se sentir mais segura e firme nos seus compromissos…
12 respostas

Olá! Estudos ao longo dos anos têm demonstrado cada vez mais a existência de complexas interações entre os sistemas nervoso, endócrino e imune. A habilidade do sistema nervoso central (SNC) em…
8 respostas

Especialistas falam sobre Trauma psicológico

São intercorrências, decorrentes de acontecimentos de ordem natural ou circunstancial, angustiante ou dolorosa que impactam a saúde mental do organismo humano com intensidade, causando perturbações psicológicas intensas, gerando respostas desadaptadas e danos emocionais, devida a dificuldade de superação do acontecimento, que excede as defesas psicológicas do indivíduo. O tratamento psicoterápico tem como objetivo auxiliar o paciente a dessensibilizar e reprocessar os pensamentos traumáticos, propiciando uma resolução apropriada e adaptativa para seus bloqueios.

Lúcia Dornelas Cavalcante

Psicólogo

Recife


É um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento que cause de dor e sofrimento emocional ou físico, a partir da vivência forma-se uma memória traumática, essa lembrança se caracteriza pela soma de emoções,imagens, sons e sentimentos vivenciados a partir da vivência do trauma. A orientação psicológica é uma opção essencial. Desenvolvem-se caminhos ao longo das sessões que levam o paciente a compreender melhor a situação e, gradativamente, modificar os padrões mentais negativos que foram formados. Assim, com o auxílio de um psicólogo, é possível aprender a conviver e superar as consequências negativas da experiência traumática.

Melissa Costa

Psicólogo

Chapecó


Um trauma psicológico se refere às sequelas emocionais deixadas por uma experiência que causou muita dor e sofrimento. Esta experiência é tão forte que chega a afetar o comportamento, o pensamento, os sentimentos e as emoções da pessoa, que lutará, consciente ou inconscientemente, para não relembrar qualquer aspecto relacionado ao fato que a traumatizou. O trauma psicológico é real e seus efeitos podem ser devastadores. A pessoa que viveu um trauma tem grande tendência a reviver o ocorrido em pesadelos ou em pensamentos recorrentes durante o dia. A pessoa pode se apresentar em estado agitado constante, se assustar exageradamente por motivos banais, ter dificuldades para dormir.

Trauma psicológico, é um transtorno ansioso que foge ao padrão habitual. O quadro costuma se manifestar como uma resposta tardia a um evento estressante de curta ou longa duração, de natureza ameaçadora ou catastrófica.

Lembranças traumáticas nem sempre estão nítidas em nossa mente, principalmente porque a reação natural é tentarmos esquecê-la. Isso acontece principalmente na infância, onde as memórias quase nunca permanecem claras em nossa mente. Assim, nem sempre a origem exata do trauma é conhecida pela pessoa, o que pode ser superado pela regressão hipnótica. A regressão irá ajudar a pessoas que sofreu o trauma a encontrar a lembrança da situação que gerou o mesmo e a ressignificação irá modificar a lembrança. Essa modificação é realizada para que a lembrança não mais afete a pessoa como antes, assim, é possível superar o trauma e reverter as consequências que ele causou à vida da pessoa.

Quais profissionais tratam Trauma psicológico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.