Olá , no meu exame foi identificada uma leve redução do espaço discal nos níveis de L4-L5 e L5-S1.

13 respostas
Olá , no meu exame foi identificada uma leve redução do espaço discal nos níveis de L4-L5 e L5-S1.
Fisioterapia é bom para esse caso?Essa redução do espaço discal e reversível ?
Dr. Ricardo Luiz Rubio
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Boa tarde! Sim, a Fisioterapia pode lhe ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos Ulyssea
Osteopata, Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Boa tarde, o tratamento fisioterapêutico é o padrão ouro no seu caso, segundo os estudos científicos. Ou seja, é o ideal a ser feito. De preferência, com um bom fisioterapeuta e especialista em coluna.
Att
Dr. Fernando Fernandes
Osteopata, Fisioterapeuta
Goiânia
Fisioterapia é o tratamento mais recomendado para seu caso, esta deve ser composta de terapia manual e exercícios ativos.
Essa redução de espaço não é reversível, mas esse não é o problema, fique tranquilo. Alterações como essa são comuns e todos nós as teremos, e não estão diretamente relacionadas com dor.
Dr. Lucas Gabriel Pereira
Osteopata, Fisioterapeuta
Guarapuava
Com certeza no seu caso um fisioterapeuta pode te ajudar e muito. Já evitei algumas vezes o procedimento cirúrgico somente com simples exercícios específicos para coluna. busque um profissional qualificado.
Dr. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
Olá ;
A intervenção do Fisioterapeuta é de extrema importância para trazer a melhora mais rápida possível.
Abraços
Dra. Silvia Johnson
Fisioterapeuta
Porto Alegre
Olá
Sim a fisioterapia é fundamental para o seu caso pois além de aliviar os sintomas e tratar a causa ainda irá orientar e preparar você para conviver com essa leve redução do espaço.
A redução não é reversível mas é algo que acontece com todas as pessoas pois o desgaste natural vai ocorrer, mas como você mesmo mencionou que é leve importante é tratar e aprender a conviver para que sempre tenha qualidade de vida.
Dr. Vinicius Teixeira
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
A fisioterapia é altamente indicada.
No entanto, a redução do espaço é algo fisiológico, não necessariamente é patológico.
 Cristiane Nascimento da Cunha
Fisioterapeuta, Osteopata
Rio de Janeiro
Essa redução de espaço pode não te gerar sintoma nenhum. Se este for o caso, talvez somente atividade física regular possa te auxiliar em manter a saúde da coluna. Se houverem sintomas fisioterapia pode te auxiliar sim.
Dr. Daril  Muniz
Fisioterapeuta
Piracicaba
Não se prenda tanto ao que aparece no exame de imagem, a grande maioria dos casos de dor na coluna está relacionada a causas musculares.
O exame de imagem é complementar, aconselho que procure um bom fisioterapeuta pra realizar uma avaliação, grandes chances que esse também seja seu caso.
Espero ter ajudado.
instagram @fisiodarilmuniz
Olá, sim a fisioterapia precisa ser feita para reverter esse quadro e melhorar queixas.
Dr. Gabriel José Santos da Silva
Fisioterapeuta, Osteopata
Ilhéus
Olá! A redução do espaço discal significa que houve um início de desgaste nos discos da lombar, algo relativamente comum. Esse processo, por si só, não é reversível — ou seja, o disco não volta ao tamanho original — mas é totalmente possível controlar os sintomas, manter a função da coluna e evitar a progressão.

A fisioterapia, especialmente quando associada a técnicas manuais como a osteopatia, é muito indicada nesses casos. Ela ajuda a aliviar a dor, melhorar a mobilidade e fortalecer a musculatura de suporte da coluna. Com acompanhamento adequado, muitas pessoas conseguem ter qualidade de vida sem limitações importantes.
Dr. Raphael Andrade
Fisioterapeuta, Psicanalista
Rio de Janeiro
Uma leve redução do espaço discal em L4-L5 e L5-S1 é algo comum e normalmente está associada ao processo natural de degeneração do disco, que ocorre com o tempo. Fisioterapia é, sim, muito indicada: trabalhamos mobilidade, fortalecimento profundo da coluna, estabilidade lombo-pélvica e estratégias para reduzir a sobrecarga no disco — o que costuma aliviar a dor e melhorar a função. Quanto à reversibilidade, o disco em si não “volta a crescer”, mas é totalmente possível melhorar os sintomas, recuperar capacidade funcional e estabilizar o quadro, vivendo sem dor.
Dr. Robson Sitta
Fisioterapeuta
São Paulo
Olá, seja bem vindo. Esse achado é muito comum, principalmente nesses níveis lombares, indicam que há um desgaste nos discos intervertebrais, o que é esperado ao passar da idade ou atividades exercidas ao longo da vida. Normalmente, um caso como esse passa a ser preocupante quando apresenta sinais e sintomas na coluna, como dores, rigidez ou até mesmo sintomas neurológicos como formigamento e queimação, devido a algum abaulamento do disco ou os famosos bicos de papagaio. Não é reversível, mas é tratável com fisioterapia caso apresente sintomas, podendo viver sem demais incômodos.

Especialistas

Jailson Franco Freitas

Jailson Franco Freitas

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

André Meireles Borba

André Meireles Borba

Neurocirurgião

Brasília

Thiago Pedro Alves

Thiago Pedro Alves

Ortopedista - traumatologista

Caruaru

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Marcos Devanir Silva da Costa

Marcos Devanir Silva da Costa

Neurocirurgião

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 340 perguntas sobre Doenças Da Coluna Vertebral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.