Olá, o medicamento leflunomida atrapalha no ganho de massa muscular através de exercícios físicos? Q

2 respostas
Olá, o medicamento leflunomida atrapalha no ganho de massa muscular através de exercícios físicos? Quem toma esse medicamento pode realizar exercícios físicos?
Dr. Davi Bulcão
Reumatologista, Médico acupunturista
Fortaleza
Olá, o uso da leflunomida não impede que você ganhe massa muscular nem é uma contraindicação para realizar exercícios físicos. Na verdade, manter-se ativo traz benefícios significativos para quem convive com doenças autoimunes, como a Artrite Reumatoide, por exemplo. Ainda assim, a moderação e o acompanhamento médico são essenciais para garantir que o exercício seja seguro e eficaz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Flávia Gava Bastos
Reumatologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Os efeitos adversos mais comuns da leflunomida incluem distúrbios gastrointestinais, elevação de enzimas hepáticas e, menos frequentemente, perda de peso, mas não há menção específica a sarcopenia ou interferência direta na hipertrofia muscular.
Portanto, embora a leflunomida esteja associada a perda de peso modesta, não há evidência direta de que interfira especificamente no ganho de massa muscular. Em pacientes com doenças inflamatórias crônicas, a perda de peso pode ser interferência tanto do estado inflamatório quanto por efeitos adversos da medicação.
Em relação à prática de atividade física, não há contraindicação pelo uso da leflunomida especificamente. Mas, idealmente, deve haver liberação para atividade física por parte do médico a qual o(a) acompanha, especialmente se apresentar doenças cardiovasculares.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.