Olá, parei de tomar Meleato de trimebutina e gostaria de saber se posso continuar tomando sem proble

1 respostas
Olá, parei de tomar Meleato de trimebutina e gostaria de saber se posso continuar tomando sem problemas.
O me passou para tomar por 90 dias mas parei e só tinha tomado um caixa e alguns comprimentos.
Por isso gostaria de saber se posso retomar o tratamento.
A trimebutina é utilizada no Intestino Irritável.
Ao invés de responder algo específico ao senhor(a), prefiro EXPLICAR sobre intestino Irritável para os quase 2,8 milhoes de leitores que me honram aqui.

Continuo em Aperfeiçoamento em uma Universidade na Inglaterra. As atividades sao intensas, e sobra pouco tempo para escrever aqui.
Mas já ultrapassamos o total de 2,8 milhoes de leitores, o que é algo que me honra.
Como sempre: nada escrevo especificamente sobre seu caso. Só seu médico(a) pode avalia-lo de modo personalizado.
Vou EXPLICAR sobre a famosa Síndrome do Intestino Irritável.
Mas claro que o que falo é genérico, e não substitui a consulta com um médico(a) experiente.

INTESTINO IRRITÁVEL

====Síndrome do Intestino irritável pode apresentar dor em qualquer parte do abdomen (barriga), distensão abdominal, intestino preso, diarréia ou mesmo uma alternância entre diarréia e intestino preso.
Como tudo em Medicina, cada paciente se apresenta de modo particular: alguns tem mais dor, outros se queixam de intestino preso e muitos reclamam de abdomen distendido. Já recebi moças que me falaram: "Doutor, minha barriga está tão grande que parece que estou grávida"

===O diagnóstico exige um Médico com raciocínio clínico adequado e que conheça as apresentações clínicas da Síndrome.

====Há critérios para estabelecer o diagnóstico, mas nenhum critério substitui um bom Médico que tenha um excelente preparo e um excelente relacionamento com seu paciente.

Há pontos que quero ressaltar, baseados tanto na Literatura Médica quanto em minha experiência (que alcança 35 anos)

===1. a dor do intestino irritável pode acontecer em qualquer local do abdome

Mas é preciso saber se realmente a dor é de intestino irritável. Isso se chama DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL e um Médico de boa qualidade consegue faze-lo

====2. Se há perda ponderal importante, anemia ou sangramento digestivo, o diagnóstico raramente é intestino irritável

=====3. No tratamento do intestino irritável a confiança do paciente em seu Médico é um fator muito importante.

====4. Muitas vezes há associação entre problemas psicológicos e intestino irritável.
======Nesse caso, se for útil ao paciente, o bom Médico o encaminhará para tratar o problema encontrado. Pode ser depressão, pode ser ansiedade, ou mesmo uma mistura das duas. Pode ser até outros problemas de origem psicológica.
Mas, se preciso, deverá ser tratada.

Minha experiência:
Eu tive a sorte de, em 35 anos de prática médica aqui e no Exterior ver a evolução das medicações para Intestino Irritável. Houve uma melhora considerável desde quando eu era Residente, há muitos anos atrás. Hoje há medicamentos muito mais eficazes, e os Médicos sabem mais sobre o Intestino Irritável e seu tratamento. Há também mais conhecimento sobre dietas.

E TAMBÉM

aprendi em todos esses anos que muitas vezes é preciso fazer exames. Mas todos os exames devem ser feitos como consequencia de um Raciocínio Clínico de alto nível, que vem por uma Consulta detalhada, feita por um Médico de alta qualidade. Não se deve pedir ou fazer exames a esmo, sem estarem embasados em um sólido Raciocínio Clínico. Mas muitas vezes os exames nos ajudam bastante.
Há um ditado Latino que diz: quanto melhor o diagnóstico, melhor (será) o tratamento.

Aprendi também em todos esses anos, que no Intestino Irritável o melhor tratamento é um Médico atencioso e que infunda CONFIANÇA em seu paciente. Se o paciente tem confiança de que nada grave acontecerá, vai ter um tratamento muito melhor e mais eficaz.

AOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, falo algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Peço a meus (futuros) pacientes que se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. NAO me esperem caso achem que a celeridade é importante.

Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.