Olá Pela ressonância magnética solicitada revelou- se uma hérnia discal volumosa em L4-L5 à esquerda

5 respostas
Olá
Pela ressonância magnética solicitada revelou- se uma hérnia discal volumosa em L4-L5 à esquerda e L5-S1 à direita. O meu médico diz que preciso ser submetida a intervenção cirúrgica. Devo mesmo submeter-lá para resolver o problema? Será a melhor solução?
Ola bom dia. A indicação da cirurgia para hérnia de disco depende muito da clínica e o exame físico do paciente, não somente da ressonância. Uma avaliação detalhada indica um paciente que potencialmente poderia realizar tratamento clínico ou cirurgia diretamente.
Sugiro que procure um especialista em coluna e caso ainda não tenha segurança, sugiro que procure uma segunda opinião.
A disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luciano Temporal Borges Cabral
Ortopedista - traumatologista
Recife
A clínica e a imagem juntos indicam a possibilidade de uma cirurgia. Mais importante ainda é avaliar a resposta ao tratamento conservador (fisioterapia, etc) caso não seja satisfatória é passível do tratamento cirúrgico.
Dr. Francisco Valmir Fernandes
Ortopedista - traumatologista
Fortaleza
A principal indicação de tratamento Cirúrgico de hérnia de disco é a não melhora da dor com o tratamento clínico ( analgésicos e fisioterapia). Existem também outras indicações de cirurgia como déficit neurológico progressivo e Síndrome da Cauda Equina, essa última uma urgência.
Independentemente do tamanho e do tipo de hérnia de disco, se sua dor ceder com o tratamento clínico, não há necessidade de tratamento com cirurgia.
Bom dia,

A cirurgia só é imperativa nos casos de perda de força ou alteraçoes miccional/sexual. Os demais casos pode ser iniciado tratamento conservador com fisioterapia e medicação por até 4-6 semanas. Durante esse período a maioria dos pacientes melhora sem cirurgia. Apenas 10% vão ser candidatos a cirurgia. Caso de dores muito fortes, estas podem ser aliviadas através de infiltração da coluna. Tem um efeito passageiro mas pode ser o suficiente para tirar o paciente da crise.
Dr. Flávio Zelada
Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor
São Paulo
O tratamento da hérnia discal extrusa é baseada nos sintomas. Primeiro deve se avaliar se a imagem da Ressonância é compatível com o quadro clínico. Nos casos raros de Síndrome da cauda equina (dormência na região perineo e parte de trás das coxas associada a perda ou retenção urinária), deve ser feito cirurgia para descompressão neurológica de urgência.
Nos casos de radiculopatia aguda e progressiva, em que há fraqueza nos músculos correspondentes do nervo acometido pela hérnia também há indicação cirúrgica.
Para todos os outros casos o tratamento inicial é conservador, com medicações para dor (anti inflamatórios, corticóides, opióides, modulares da dor se houver dor neural) e meios físicos para reabilitação (fisioterapia, acupuntura etc.)
Caso haja falha do tratamento conservador, que é efetivo em 70-80% dos casos, o tratamento cirúrgico deve ser instituído.

Especialistas

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Leonardo Quialheiro

Leonardo Quialheiro

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Fabiana Alves da Silva

Fabiana Alves da Silva

Fisioterapeuta

Campo Maior

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Liliane Figueiredo

Liliane Figueiredo

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 644 perguntas sobre Hérnia de disco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.