Olá Perdi a capacidade de imaginar uma especie de afantasia e támbem estou com a memoria muito ruim,

15 respostas
Olá Perdi a capacidade de imaginar uma especie de afantasia e támbem estou com a memoria muito ruim, oque pode ser eu não era assim antes minha imaginação era fertil. nao cnsigo projetar mais imagens na mente e reversivel? oque poder ?
Olá! Pode ser estresse, ansiedade, exaustão, alguma questão neurológica, poder o tipo de vida que você está levando também! Fazer sessões com psicólogo, psicanalista podem te ajudar a entender o que está acontecendo.

Será que você está dando muita ênfase em outros projetos ao invés da sua própria vida? O que você sente pode estar relacionado a diversos fatores. Tente colocar a imaginação em pauta. Vou deixar uma dica: como você se vê daqui a 5 anos? O que vc espera? Tem algum sonho a ser realizado? Comece dessa forma.
Você precisa perceber pra onde está indo toda a sua pulsão de vida, energia vital. Se está muito focada no trabalho, ou em qualquer outra situação que exija uma entrega acima do normal, naturalmente você estará tirando energia de onde se é menos "necessária". A nossa energia vital, ou libido, é o que nos impulsiona em todas as áreas de nossa vida. Geralmente as áreas que sacrificamos, primeiro, são aquelas que podemos deixar pra depois e aí, ficamos cada vez mais sem energia pra fazer o que nos dá prazer.
Bom dia, tudo bem?
Compreendo sua preocupação e certamente isso é sintomático. É importante que você possa procurar terapia para entender as causas, certamente podem ser muitas, mas para poder te ajudar precisaria fazer uma avaliação.
Fico a disposição, vamos agendar?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá! Espero que esteja em segurança, que esteja estável e com boa saúde em geral. Porém, ainda sem saber a sua idade, ocupação, história de vida, nem praticamente nada sobre você, até dá para sugerir a importância de ver a qualidade de vida, de alimentação, de sono e descanso (2 coisas diferentes!), Também o seu histórico de saúde mental, que na verdade quer dizer, como e até que ponto você consegue contar detalhes sobre o seu percurso de vida, suas condições, seu grau de satisfação das necessidades básicas e também das mais elevadas e complexas... nos nossos dias, é a cada vez mais comum nos depararmos com casos de pessoas exauridas, ansiosas cronicamente, mal-alimentadas, sem rede de apoio efetiva, entre tantas outras coisas! A carência desses elementos, e da possibilidade que temos os seres humanos de DESFRUTAR da nossa existência, já pode nos informar muito sobre por que a nossa cognição possa estar sofrendo um declínio, sem necessariamente se tratar de velhice e demência.
Recomendo a você consultar com profissionais da psicologia, mas também revisar a questão do auto-cuidado. Convido você a falar comigo também, se você quiser. É importante que você explique o contexto das coisas, que consiga ser ouvida/o por alguém que consiga identificar um assunto que possa ser melhorado com ajuda da intervenção, da escuta ativa e capacitada.
Grande abraço!
:)
A perda da capacidade de imaginar e a deterioração da memória podem ser interpretadas como manifestações de conflitos psíquicos ou mudanças na relação entre sua consciência e o inconsciente. De acordo com Jung, a imaginação é a ponte entre o consciente e o inconsciente, e é por meio dela que acessamos aspectos profundos da psique.

A afantasia pode sugerir uma desconexão com o mundo simbólico do inconsciente. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, incluindo repressão de conteúdos inconscientes, estresse crônico ou traumas não resolvidos. A perda da imaginação pode ser uma forma de autoproteção, onde a mente consciente fecha as portas para conteúdos psíquicos que podem ser difíceis de lidar.

A memória enfraquecida, por sua vez, pode ser vista como uma dificuldade em acessar experiências passadas, incluindo memórias emocionais e traumáticas. Jung acreditava que a memória é fundamental para a individuação, o processo de se tornar o seu eu verdadeiro e completo. Portanto, a perda da memória pode representar um obstáculo para esse processo de crescimento pessoal.

Nesse contexto, a terapia analítica visa restaurar a conexão entre o consciente e o inconsciente. Isso envolve a exploração de sonhos, símbolos e imagens que emergem da psique. Ao reconectar-se com seu mundo interior, é possível desvendar os conflitos subjacentes, trazer à tona memórias esquecidas e, assim, promover a cura e o crescimento psicológico.

Portanto, a afantasia e a memória enfraquecida podem ser encaradas como convites para explorar as profundezas da psique e buscar um equilíbrio entre o consciente e o inconsciente, visando a evolução pessoal e a autodescoberta. Se desejar, posso continuar a discussão sobre este tópico ou abordar outras questões relacionadas à essa perspectiva em uma consulta inicial gratuita.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá.
O autoconhecimento é indispensável para você se auto analisar. Busque ajuda de uma profissional da psicologia.

Abraços.
Quando se trata de saude e saude mental quanto menos adivinhação tiver e mais avaliação tecnica, mais seguro sera a proposta de tratamento. O melhor caminho sempre é buscar avaliação medica competente , no seu caso acho que um neurologista e um psiquiatra podem ajudar na investigação e posterimente um bom processo terapautico para o ajudar abrir as janelas que por horas estão fechadas.
Olá? Como vc se sente? Lamento muito por todos os sintomas que vc relatou.
O que vc está sentindo pode estar relacionado a muitos aspectos: esgotamento físico/emocional, traumas, medo excessivo, ansiedade, momentos prolongados de tristeza, falta de sentido no viver. O mais recomendado é buscar uma avaliação conjunta: Neurologista e Psicanalista/Psicólogo. Por agora, tente exercitar a sua imaginação através da prática de atividades como dança, pintura, música, artesanato. Certamente irá te ajudar!
Sou a Cíntia Garcia, Psicanalista, e me coloco à disposição para continuar conversando sobre esse tema. Te convido a conhecer o meu trabalho através do @terapeutanaestrada.
Um abraço carinhoso.
Este sintoma que você apresenta pode ter origem em muitas causas, o mais indicado é uma investida em um tratamento analítico, para uma investigação e com esse cuidado específico pode sair desse sintoma.
Olá, entendo que a perda da capacidade de imaginar e a memória ruim podem ser fonte de preocupação e desconforto. É importante lembrar que cada pessoa passa por fases diferentes em sua vida, e essas mudanças podem ser temporárias ou resultado de vários fatores. Vou tentar oferecer algumas perspectivas e sugestões
Autoaceitação e Redução de Pressão: Primeiramente, é crucial se aceitar como você está no momento. Pressionar-se para voltar a ser como era antes pode causar mais ansiedade. Mudanças em nossa capacidade de imaginar e lembrar são normais ao longo da vida.
Consulte um Profissional de Saúde Mental: Se essas mudanças estiverem causando um impacto significativo em sua vida diária, pode ser útil consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar sua situação e fornecer orientações específicas.
Exercite sua Mente: Exercícios mentais, como quebra-cabeças, jogos de memória e leitura, podem ajudar a manter sua mente ativa e possivelmente melhorar sua memória.
Técnicas de Relaxamento: A ansiedade e o estresse podem afetar a memória e a capacidade de imaginação. Aprender técnicas de relaxamento, como a meditação ou ioga, pode ajudar a reduzir esses sintomas.
Estilo de Vida Saudável: Uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e um bom sono são fundamentais para o funcionamento cognitivo adequado.
Conversas Abertas: Falar sobre suas preocupações e sentimentos com amigos, familiares ou um terapeuta pode ser muito útil. Compartilhar suas experiências pode aliviar a sensação de isolamento.
Lembre-se de que mudanças na mente podem ser temporárias e reversíveis em muitos casos. No entanto, é importante buscar ajuda profissional se essas mudanças estiverem afetando significativamente sua qualidade de vida. Você não está sozinho, e há apoio disponível para ajudá-lo a navegar por esses desafios. A jornada de autocuidado e aceitação é única para cada pessoa, e você pode encontrar maneiras de se adaptar e prosperar mesmo com essas mudanças.
Olá!
O material que você traz em sua pergunta é precioso, mas é difícil e arriscado uma indicação somente com ele. Seria necessária uma escuta mais aprofundada. Os motivos podem ser muitos... a escuta em uma análise é, certamente, um lugar de desembaraço, de pesquisa, de exploração de possibilidades e opções. Em minha opinião, um espaço que pode te beneficiar. Fico à sua disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 100
Interessante! Pode ser um momento de apatia. Essa apatia pode ser gerada por algum gatilho, situação, sobrecarga ou até mesmo idade. Passamos por mudanças constantes em nossas vidas e nosso estado de humor também sofre essas mudanças. Pelo seu relato, vejo que essa questão está te incomodando e neste caso vale a pena investigar o que pode estar causando essa perda de libido, talvez uma perda da satisfação e do gosto pela vida. A psicanálise uma terapia capaz de te auxiliar no processo de autoconhecimento, onde através da investigação do inconsciente, você poderá compreender o porque se encontra nesse estado ou momento de vida.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação terapêutica
Espero que esteja em segurança. Procure ajuda profissional. A psicanálise trata do inconsciente e, dessa forma, junto ao profissional habilitado, você conseguirá compreender o que está acontecendo. Caso queira, eu atendo on-line e posso te ajudar. Fique à vontade para me procurar. Abraço.
A capacidade de fantasiar está estreitamente associada com a capacidade de desejar - se se pode dizer assim. Se as fantasias ficaram empobrecidas ou tornaram-se raras, talvez isso esteja indicando uma dificuldade para mobilizar seu próprio desejo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!