Olá! Qual a diferença entre Whey Protein e creatina? E eles podem causar um efeito no corpo parecido

9 respostas
Olá! Qual a diferença entre Whey Protein e creatina? E eles podem causar um efeito no corpo parecido com o dos energéticos?
Dra. Vanessa Giglio
Nutricionista
São Paulo
Olá Whey Protein é proteína do soro do leite, complementa a quantidade de proteína diária, pode ser tomado como um shake, misturado ao iogurte para comer de colher, usado em preparações como bolos, panquecas, waffles. A creatina é uma proteína com foco em ganho de massa muscular, ajuda, também no desempenho físico, além de efeitos positivos em doenças neurológicas, seu uso é contínuo e não precisa utilizar como pré-treino, pode ser tomado em qualquer horário. Eles não tem efeito energético como por exemplo a cafeína, mas contribuem para síntese de energia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Érica Bastos Queiroz
Nutricionista
Salvador
O whey protein é a de proteína do soro do leite, de fácil digestão e absorção (isolado ou hidrolisado) que usamos no intuito de otimizar o consumo proteico. O aumento do consumo de proteína está associado ao ganho ou manutenção de massa muscular e ao aumento da saciedade. Enquanto a creatina participa da rápida formação de energia e está diretamente ligada ao desempenho (indicada principalmente para exercícios de força e explosão). Mas, nenhum dos dois possuem efeitos estimulantes, como dos energéticos.
Dr. Raphael Caruso
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá!, Bom vamos lá, o Whey Protein é proteína do soro do leite, e, pode se apresentar de diferentes formas que se relacionam com sua absorção (concentrado, isolado e hidrolisado) ele pode complementar a sua necessidade proteica e calórica diária ou mesmo substituir uma refeição em caso de necessidade. Já a creatina é um composto de aminoácidos que pode trazer alguns benefícios como aumento de força, massa muscular e desempenho, entre outros, como por exemplo em algumas doenças crônicas. Benefícios do uso da creatina estão vinculados a sua capacidade de funcionar como um “reservatório energético”. Ela é armazenada no músculo e a sua utilização durante a contração muscular proporciona a ressíntese mais rápida de energia sendo considerado um suplemento com alto nível de evidência científica. Contudo, nenhum dos dois têm efeitos similares ao dos energéticos que via de regra possuem efeitos estimulantes pela presença da cafeína e da taurina.
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
Whey Protein:

O whey protein é uma proteína de alta qualidade extraída do soro do leite durante o processo de fabricação de queijos.
É uma fonte completa de proteínas, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa.
O whey protein é frequentemente utilizado para aumentar a ingestão de proteínas e auxiliar na recuperação muscular após exercícios físicos.
Pode ser útil para promover o crescimento e a reparação muscular, além de apoiar a saúde geral.
Creatina:

A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e também pode ser obtida através da dieta, principalmente a partir de carnes e peixes.
É armazenada nos músculos e utilizada como fonte de energia durante atividades de alta intensidade e curta duração, como levantamento de peso e sprints.
Suplementar com creatina pode aumentar a disponibilidade de creatina nos músculos, melhorando o desempenho em exercícios de alta intensidade e auxiliando na recuperação.
A creatina também pode causar um leve aumento na retenção de água nos músculos, o que pode contribuir para o aumento do tamanho muscular.
Energéticos:

Os energéticos são bebidas que contêm estimulantes como a cafeína, taurina, guaraná e outros ingredientes que têm como objetivo aumentar temporariamente a energia, a concentração e a resistência.
Os energéticos não contêm proteínas ou creatina, mas podem fornecer uma sensação temporária de energia devido ao aumento da atividade cerebral e do sistema nervoso central.
Enquanto whey protein e creatina são suplementos que podem apoiar a recuperação muscular e o desempenho em exercícios físicos, os energéticos têm um efeito diferente, fornecendo uma sensação temporária de energia mental e física. É importante notar que o consumo excessivo de energéticos pode ser prejudicial à saúde e pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, nervosismo e aumento da frequência cardíaca.
 Carolina Queiroz
Nutricionista
São Carlos
Whey protein é a proteína do soro do leite. Fonte de aminoácidos essenciais para recuperação muscular e aumentos de massa muscular.
A creatina é um composto encontrado especialmente em carnes, peixes e também é produzida pelo corpo. É composta por 3 aminoácidos. Tem função de aumento de energia e melhora de performance, além de outros efeitos sistêmicos.
Nenhum deles tem função de energético.
 Poliana Espíndola
Nutricionista
Porto Alegre
Whey Protein e Creatina têm funções distintas no organismo. O whey é uma proteína do soro do leite usada para recuperação muscular e ganho de massa magra, fornecendo aminoácidos essenciais que estimulam a síntese proteica. Já a creatina é um composto natural que melhora o desempenho em exercícios de alta intensidade, ajudando a fornecer energia rápida aos músculos, promovendo força e explosão muscular.

Eles não têm efeitos semelhantes aos dos energéticos, pois não contêm estimulantes como cafeína. Enquanto os energéticos oferecem energia imediata e aumentam o estado de alerta, o whey e a creatina atuam de forma mais gradual, voltados à performance e recuperação muscular. Caso tenha dúvidas ou precise de orientações baseadas em evidências para uma dieta adequada aos seus objetivos, estou à disposição para ajudar!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
O whey protein e fonte de proteínas. Tem uma função como de alimento concentrado com alto aporte proteico.
A Creatina é um suplemento que tem varias funções como cuidado do sistema nervoso e melhoras na energia nos esportes explosivos de curta duração.
Os efeitos deles são diferentes dos energéticos, que usualmente contém cafeína.
São coisas difentes.
Olá
Primeiramente, eles não possuem os ingredientes dos energéticos e não causarão os mesmos efeitos,por terem direcionamentos diferentes.
Temos 3 tipos de whey protein: concentrado, hidrolisado e isolado.
Por passar por apenas uma filtragem, contém de 30 a 80% de proteína, com o restante de caseína, lactose, gordura, carboidratos e minerais. Isso significa que sua velocidade de absorção é a mais lenta entre os três tipos, fazendo com que pessoas com algum tipo de alergia ou restrição de algum dos seus componentes (caseína, lactose etc) devam evitá-lo.
O isolado é o whey protein mais puro, além de concentrar mais proteínas. O whey protein isolado, chamado de WPI, reúne proteínas de absorção rápida, que passam por um processo específico de filtragem, o que aumenta sua velocidade de absorção.
Hidrolisado é o whey protein mais puro, além de concentrar mais proteínas. O whey protein isolado, chamado de WPI, reúne proteínas de absorção rápida, que passam por um processo específico de filtragem, o que aumenta sua velocidade de absorção.

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo, principalmente pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de três aminoácidos: L-metionina, L-glicina e L-arginina.
Diariamente, produzimos cerca de 1g de creatina, o que é considerado pouco para atender todas as demandas do organismo que envolvem a substância.
A creatina atua no organismo auxiliando na produção de energia. Funciona assim: depois de produzida pelo próprio corpo ou ingerida por alimentos ou suplementos, sendo absorvida no intestino, ela entra na corrente sanguínea e segue até os órgãos (principalmente os músculos) onde é armazenada em uma forma que fornece energia para momentos de esforço intenso.
A nossa energia vem da molécula ATP (adenosina trifosfato, uma molécula de adenosina ligada a três moléculas de fosfato) que, quando é “quebrada” e libera a energia que usamos, perde um fosfato e se transforma em ADP (adenosina difosfato), que não é capaz de nos fornecer energia.

É nesse ponto que a creatina age no corpo: ao ser armazenada nos músculos na forma de fosfocreatina, ela doa um fosfato ao ADP, que novamente se transforma em ATP e, consequentemente, em energia. É por isso que a creatina é utilizada para aumentar a força, o desempenho, a resistência e a recuperação muscular, pois há mais energia disponível para a atividade física.

Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.