Olá, queria saber o motivo de encontrar conforto em personagens fictícios, a maioria deles melancóli

15 respostas
Olá, queria saber o motivo de encontrar conforto em personagens fictícios, a maioria deles melancólicos e tristes.
Encontrar conforto em personagens fictícios melancólicos e tristes pode ser uma forma de se identificar com suas emoções e experiências, além de proporcionar uma sensação de conexão e compreensão emocional. Também pode ser uma maneira de explorar e processar nossas próprias emoções de forma segura.

Ola. O fato de alguém buscar conforto em personagens fictícios provavelmente reflete que a pessoa vive em um ambiente em que não encontra este conforto e por isso perdeu sua conexão emocional com o real. Pode ser um sinal de um possivel transtorno mental a ser investigado mas, pode também ser somente transtorno depressivo ou de humor onde se identifica no personagem aquilo que se está sentindo e não se encontra a quem desabafar. Muito necessário um acompanhamento de algum profissional da psicologia para este caso.
Você se identifica de alguma forma com esses personagens? Como? Esse conforto diz bastante sobre como você está se sentindo no momento, talvez seja o reflexo de como você se enxerga, como você lida com as suas emoções.
Olá. Penso que provavelmente você está se identificando com esses personagens, encontrando uma forma de compreender e se conectar com suas próprias emoções. Para ter respostas mais assertivas é preciso investigar com mais detalhes. Abraço.
Ola, boa tarde. Pelo que relatou, o conforto pode ser uma forma de identificação com as emoções. Vale identificar em você suas emoções e sentimentos, e o acompanhamento psicologico te ajudará melhor a identificar e lidar com estas emoções. Um abraço @psiluanamarys
Olá! Quando assistimos a algo, projetamos a nossa personalidade e identificações aparecem. Talvez esses elementos que você fala compõem quem você é, mas não precisam ser limitadores.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Quando nos identificamos com algo, geralmente acabamos tendo um apego emocional a isso. Podendo ser um objeto, um lugar, uma música e até mesmo personagens fictícios. O que podemos investigar é até que ponto esse apego e conforto pode estar interferindo na sua rotina e nas suas habilidades sociais.
Espero ter ajudado :)
Há várias razões pelas quais as pessoas podem se sentir atraídas por personagens fictícios que refletem emoções negativas:

Identificação emocional: Muitas vezes, as pessoas se identificam com personagens que experimentam tristeza e melancolia.

Validação das emoções: Personagens fictícios que expressam emoções negativas podem validar as emoções dos indivíduos que também se sentem melancólicos.

Em resumo, seria bom buscar um acompanhamento psicológico para identificar estas emoções. @psicologalucianem
Olá!
A identificação com personagens fictícios sempre fez parte da arte.
Artistas e criadores sabem da importância das emoções nas produções artísticas, e frequentemente as usam de maneira a tocar o público. Podemos pensar nas tragédias gregas. Identificação com personagens pode ter uma função de catarsis, que ajuda a transformar os afetos ditos "negativos". Ela permite dar uma forma e um lugar para sentimentos difíceis a ser conscientizados.
Literatura, cinema, teatro, e artes em geral podem ajudar ampliar nossa gama de afetos. Se você se achar conforto com personagens melancólicas, você provavelmente vive, por procuração, afetos que fazem parte da vida.
Um abraço
Algumas cenas nos afetam emocionalmente devido à ação de um neurotransmissor chamado oxitocina, que conecta a cena do filme a sentimentos. Portanto, quando as personagens de um filme ou série conseguem nos cativar, podemos nos identificar com elas, compreendendo melhor suas experiências, perspectivas e circunstâncias. Então, pode gerar a sensação de conforto nesses personagens.
Que pergunta boa, dessas que a gente tem gosto de responder. Percebo aqui que tu estas com sede de autoconhecimento, isso é sempre enriquecedor, pois na medida em que nos compreendemos e aceitamos, nos transformamos e crescemos.
Pela sua fala isso certamente tem relação com uma identificação sua com o personagem, ou seja, você vê nele algo que tem dentro de você. Em outras palavras, você vê um pouco de você nele. Quando nos deparamos com alguém que tem as mesmas qualidades, defeitos ou dores que nós, sentimos certo conforto, pois nos damos conta de que não estamos sozinhos e então nos fortalecemos nisso.
Lhe recomendo que comece a fazer psicoterapia de orientação psicanalítica, você pode buscar respostas como essa nesse processo lindo. Fico a disposição. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Encontrar conforto em personagens fictícios, especialmente aqueles melancólicos e tristes, pode ocorrer devido a uma identificação emocional. Muitas vezes, os elementos das histórias e dos personagens ressoam com aspectos de nossas próprias experiências e sentimentos. Essa conexão pode proporcionar uma sensação de compreensão e validação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, irei responder sua pergunta de forma simples e objetiva: Devido a grande variedade de possíbilidades, para que você possa de fato, saber o real motivo de encontrar conforto em personagens fictícios com determinada caracteristica, seria preciso a realização de uma análise técnica de qualidade, por exemplo, aquela que pode ser feita por um psicólogo dentro de um acompanhamento psicoterapêutico. Espero ter ajudado.
As razões para se encontrar
conforto em personagens fictícios melancólicos e tristes podem ser diversas. Uma possível hipótese é a identificação com emoções e experiência ou até mesmo o escape junto ao mundo fantástico/na fantasia da realidade. Incentivo que busque um atendimento psicológico para que possa relatar mais sobre isso, bem como, encontrar acolhimento e escuta de sua vivências e emoções. Forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Pessoas que encontram conforto em personagens tristes e melancólicos, podem estar identificando-se com emoções e experiências retratadas por esses personagens. A tristeza e a melancolia são sentimentos universais e muitas pessoas podem sentir-se compreendidas ou validadas ao verem essas emoções serem retratadas de forma autêntica na ficção. Além disso, a exposição a nuances distintas de tristeza, pode funcionar como uma catarse, permitindo-lhes vivenciar e processar suas emoções por meio da identificação com os personagens. Também é possível que encontrem beleza na profundidade emocional e na complexidade dos personagens, o que pode ser reconfortante de um modo peculiar. Encontrar ressonância emocional em personagens melancólicos pode ser ainda um sinal de que o mundo ainda é real, para além da artificialidade das redes sociais que estão sempre a vender a falsa imagem de vidas onde a tristeza não existe.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!