Olá, sentir que tem alguém me observando é sintoma de esquizofrenia ? Estou preocupado pois minha ir

15 respostas
Olá, sentir que tem alguém me observando é sintoma de esquizofrenia ? Estou preocupado pois minha irmã tem essa doença, e eu sei que a causa pode vir de genética.
Sinto isso quando estou tomando banho, e antes eu não sentia isso, cheguei até ver a cabeça de uma pessoa, mas era tudo distorcido, não deu muito pra ver direito, mas na hora me assustei e até dei um grito, e antes de eu ver essa "alucinação" que parecia muito real, eu senti que tinha Alguém me observando.
Caríssimo, bom dia! É importante você procurar um profissional de saúde mental para uma avaliação detalhada do seu caso, quanto antes melhor. Um dos sintomas mais marcantes da esquizofrenia são as alucinações. Dessa forma, o esquizofrênico apresenta a sensação de ver, ouvir, cheirar, saborear e, até mesmo, de tocar coisas que não existem ou, pelo menos, não estão realmente lá. Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários, parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral. Peço encarecidamente que busque auxilio, te desejo saúde e paz, forte abraço!

Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá! Normalmente, a doença se manifesta no fim da adolescência e começo da vida adulta. A pessoa passa a ter reações desajustadas com a realidade e, aos poucos, abandona suas atividades cotidianas, bem como já não demonstra sentimentos compatíveis com acontecimentos felizes ou tristes. Além disso, há uma inquietude causada pela ideia de perseguição (um dos principais sintomas desse transtorno).
Ainda não se sabe exatamente que tipo de alteração cerebral acontece nas pessoas que sofrem com o problema, no entanto, diversos estudos associam o desenvolvimento da esquizofrenia a um falha na produção ou ação de um neurotransmissor denominado dopamina, responsável por modular comportamentos e emoções.
A esquizofrenia apresenta seis variações, cada uma com características peculiares que auxiliam no diagnóstico da doença, por esse motivo é importante que você procure um profissional da Psiquiatria para avaliação, no entanto o acompanhamento deve ser multiprofissional, pois a parte medicamentosa é um dos pilares do tratamento, mas normalmente insuficiente para atingir todos os objetivos esperados, por isso aconselho procurar um Psicólogo(a) ele irá auxiliar na melhora das relações sociais, comunicação, restabelecimento dos padrões emocionais e pensamentos, bem como o ajuda a lidar com o diagnóstico. Dessa forma, mostra-se essencial para o sucesso das outras etapas do tratamento, uma vez que é essencial a aceitação por parte do paciente.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Abraço!
Vanessa Masson
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Prezado, é muito importante uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para uma conversa mais detalhada. Esse sintoma que está relatando é bem pontual e como sua irmã apresenta a doença um acompanhamento é essencial, até para te trazer tranquilidade. Não fique com a dúvida.
Prezado, saudações. O que você relata pode, sim, ser indício de algo grave e que deve ser levado muito a sério. Busque por ajuda assim puder.
Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico. Assim você poderá tirar todas suas dúvidas sobre seu relato, em um lugar reservado, com a segurança para falar o que quiser sem julgamentos.
Esse sintoma sozinho não seria característico de esquizofrenia. Mas me parece que você fica com tanto medo de ter que acaba ficando em um estado de tensão onde se assusta com as coisas. Sabe aquela situação quando a gente assiste a um filme de terror, fica com medo, e a noite vê uma sombra em casa e leva um susto? Seria parecido. Mas sem dúvidas acho que seria adequado você buscar ajuda de um profissional psicólogo para que ele possa te ajudar com esses medos e angústias.
Olá.
Oriento a procurar um Psicólogo. Alucinações é um sintoma clássico da esquizofrenia, porém todos podemos alucinar diante de uma situação de medo, estresse...
Por isso o mais indicado é iniciar a psicoterapia o quanto antes.
Boa pergunta! Nas respostas anteriores os colegas alertaram que este pode ser um sintoma que deve ser levado a sério por parecer que você teve uma alucinação visual. Entretanto, quando se trata de uma alucinação que se enquadra no 'espectro esquizofrênico e em outros transtornos psicóticos', elas costumam ser vividas e claras. No seu relato você descreveu como "distorcido" e que "não dava pra ver direito". Com isso, gostaria de salientar que erros na percepção devido à uma sombra, por exemplo, podem também resultar em impressões distorcidas sobre a realidade e nem por isso caracterizar uma alucinação. Outro ponto importante é que tive a impressão de ter sido um episódio que aconteceu apenas uma vez, procede? Para se caracterizar com um transtorno do espectro esquizofrênico, esse episódios devem ser frequentes, vívidos e reais. De qualquer forma, com calma e sem antecipar algum diagnóstico, é importante buscar ajuda profissional para a melhor compreensão do seu caso. Me coloco à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, a ansiedade exacerbada pode corroborar para que você sinta uma constante sensação de perigo ou ameaça. Buscar a orientação de um profissional da saúde mental se faz necessário, porque investigar as causas é o melhor caminho para entender ou cessar os efeitos. Estou à disposição.
Olá! Como você possui um fator genético muito forte para esquizofrenia, é importante procurar ajuda psicoterápica e psiquiátrica, pois sentir que está sendo vigiado é um sintoma comum desse transtorno. A psicoterapia, é útil para ajudar a pessoa a gerenciar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a terapia também pode ajudar a pessoa a lidar com qualquer stress ou dificuldades emocionais relacionadas a ter uma irmã com esquizofrenia. Em casos de esquizofrenia, é essencial tratar a doença com medicamentos e psicoterapia para obter melhores resultados.
Olá, bom dia! Um vivência por si só não é capaz de definir diagnósticos. As alucinações não são vivenciadas apenas por pessoas que convivem com quadros psicóticos estruturantes, e, para além disso, também é importante que você fale sobre isso e investigue a relação com essas vivências em um ambiente terapêutico, dentro de um acompanhamento psicológico. As vezes podemos nos identificar e assustar com perspectivas de sofrimento, e essas angústias fazem parte da vida, mas antes de colar em qualquer auto diagnóstico, é interessante conversar com alguém especialista em saúde mental. E ainda que o diagnóstico venha, é possível aprender a conviver com os limites e sintomas e continuar sendo você mesmo, crescendo com suas vivências e seu mundo interno. Espero ter ajudado!
A sua paranoia (medo de perseguição) pode ser explicado por uma infância difícil devido à repressão preponderante ou a um abuso de qualquer tipo. Estas experiências você poderá reintegrar na sua mente a través da psicoterapia preferencialmente humanista ou psicanalítica, para lhe tirar o poder que ela tem em você no sentido de ameaças imaginadas. A esquizofrenia da sua irmã pode explicar-se por experiências semelhantes, feitas no mesmo ambiente familiar. Afinal, esquizofrenia entende-se como um sintoma de medo. Acho pouco útil falar em doença (melhor pensar em "ferida"), e ainda menos útil entendê-la como genética pois nada sabemos de qualquer efeito de genes na mente. As conclusões tiradas de comparações entre gêmeos que foram separados cedo na vida não são robustas o suficientemente para apoiar uma hipótese tão abrangente quanto a da explicação genética de comportamentos em humanos complexos tais como a esquizofrenia.
Olá, é bem importante você procurar um psicologo ou psiquiatra para uma avaliação, para ficar tranquila em relação a isso. COntudo apenas o que você relatou não é suficiente para ter essa clareza, pode ser muita coisa e pode não ser nada. Mas como isto está te incomodando, procure ajuda profissional. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Ola, é muito importante que você compareça em um profissional de saúde mental ( psicólogo ou psiquiatra) para ser feito uma avaliação psicológica. Sobre os sintomas relatados, são caracteristicos sim de uma esquizofrenia, mas é preciso ser feito uma avaliação mais detalhada para saber desde quando sente isso ou se foi apenas um episódio, além de outros fatores que precisam ser levandos em consideração. Não hesite em procurar ajuda profissional e ser acompanhado por alguém que entende do assunto.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!