Olá, sou jovem, 17 anos. Acho que tenho pensamentos intrusivos. Me deixa com raiva e com vontade de

17 respostas
Olá, sou jovem, 17 anos. Acho que tenho pensamentos intrusivos. Me deixa com raiva e com vontade de chorar, por causa de uma paixão não correspondida.
Olá, espero que fique bem. Pensamentos são ondas e nós as canalizamos. As emoções são mensageiras, é importante senti-las e nomea-las, tipo assim: "Sinto raiva, angústia, choro, por quê? Que situações do passado me causaram sensações parecidas com essas que estou sentindo hoje? Alguém importante em minha vida me rejeitou, me abandonou, não ofereceu afeto e atenção [pais, avós]?". Você está revivendo a dor da rejeição, o seu Ego - ainda muito jovem - está sentindo algo que ele reprimiu lá atrás, porque doeu, né?! Faça umas sessões de Psicanálise e compreenderá melhor tudo isso que está vivendo e sentindo. Abraços

Olá! Parabéns pela coragem de expor essa dor, quem tem pensamentos de caráter invasivo costuma ter vergonha disso, portanto, se coloca numa posição de sofrimento silencioso. Entretanto, existe uma explicação para a perturbação causadas por esses tipos de pensamentos, bem como maneiras de lidar com eles. Viver com esses pensamentos desagradáveis inevitavelmente desencadeia estresse, frustração e ansiedade. Eles podem fazer com que você tenha medo de si. Para Freud o conceito de amor platônico (paixão não correspondida) está muito ligado ao que ele entendia como pulsão, isto é, um estado de incompletude. Com isso, esse comportamento se dá em decorrência daquilo que um indivíduo não pode ter. Porém isso não é necessariamente algo ruim, já que se trata de um instinto que nos mantém vivos, mas, ao mesmo tempo, desesperados por uma nova oportunidade de conquista. Segundo a teoria freudiana, o corpo precisa de pulsão, que é algo externo a ele para continuar vivo. Dessa forma, ele é impelido a agir para obter o objeto que satisfaz a falta que sente. É fundamental que você tenha o acompanhamento de um profissional de saúde mental para sair dessa repetição. Te desejo saúde e paz, abraços!
A avaliação e ajuda para lidar com pensamentos intrusivos e com os sentimentos negativos relacionados a essa paixão não correspondida podem ser feitas com apoio profissional. Muitas vezes, tentamos lidar sozinhos com nossos pensamentos e dificuldades, mas a ajuda profissional pode te ajudar bastante a se sentir melhor e encontrar estratégias para lidar com esse momento.
Um amor não correspondido pode mesmo gerar muito sofrimento psíquico, algumas vezes alterando a forma como pensamos sobre nós mesmos e sobre os outros. Um sofrimento muito intenso pode levar à situação em que pensamentos indesejáveis saiam do controle, se tornando intrusivos. Quando há o sentimento de não conseguir lidar sozinho com esses pensamentos, é muito importante buscar ajuda profissional. Se é este o seu caso, você já deu um primeiro passo, percebendo que talvez os pensamentos te façam sofrer tanto quanto, ou mais que o amor não correspondido.
Olá! O pensamento intrusivo pode ser uma tentativa de controlar algo que é assustador, difícil de lidar. Sinaliza o quanto temos dificuldade em lidar com uma determinada situação, como a paixão não correspondida, por exemplo. É importante buscar a ajuda de um psicólogo / psicanalista para entender o papel dessas pensamentos em sua vida, no momento atual de sua vida e em relação o questões que atormentam há muito tempo.
Olá,
Pensamentos intrusivos ou obsessivos, são em potencial, grandes geradores de angústia simplesmente insuportável. Geralmente eles estão associados a traumas, especialmente da primeira infância e/ou situações semelhantes experimentadas pela pessoa em momentos anteriores da vida, no seu caso, possíveis quebras de vínculos que são responsáveis por desvelar o sentimento de desamparo. Logo, a possibilidade desse sentimento de desamparo se repetir nas tentativas de construção dos novos vínculos é bastante forte. Recomendo procurar um psicanalista ou psicólogo para melhor compreender esses sintomas que você mesmo relata.

Estou à disposição!...
Olá! Quando estamos apaixonados é bastante comum que projetemos nossos sonhos e expectativas no outro. Fantasiamos situações e possibilidades como um vislumbre de futuro. Dessa maneira, quando nossas esperanças são frustradas - como quando temos um amor não correspondido – isso pode gerar alto grau de sofrimento e de angústia em nós. E, na juventude, por diversos fatores, isso pode vir a ocorrer ainda com maior intensidade, gerando pensamentos repetitivos e sentimentos considerados negativos, como a raiva e a tristeza - como consequência do que interpretamos como abandono ou rejeição. Não é uma situação simples, mas você não precisa passar por isso sozinho!
Pensamentos intrusivos vem à nossa cabeça quando ainda não conseguimos processar o que aconteceu em relação a este fato. Precisa ser avaliado se você tem pensamentos intrusivos em outra área da vida também. A análise ajuda a você se autoconhecer e a entender sobre o que você está passando. Decepções fazem parte das nossas vidas, mas não precisam ser compreendidas somente com a dor. A ajuda para poder passar por esta fase, terapia ou rede de apoio são necessárias. Espero ter ajudado/
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 190
Os pensamentos intrusivos podem ter causas diversas. E esse momento de frustração pode torná-los ainda mais intensos.
O processo analítico ajuda a ampliar sua consciência com relação àquilo que sente e o porquê sente.
Melhoras!
Que situação difícil... Uma paixão não correspondida pode mexer com uma pessoa em níveis inimagináveis. Por conta disso, os pensamentos intrusivos precisam de atenção e cautela. Talvez seja uma boa aposta buscar por um atendimento psicanalítico ou psicoterápico, um lugar que você possa dispor para falar de você, sem o risco da parcialidade ou de julgamentos, tal como falar desses pensamentos que têm te afetado. A palavra é uma direção para a cura. Estimo melhoras! Se permita descobrir-se!
Não deve estar sendo fácil, meu caro. é necessário paciência nesse momento decisivo pra você, é precisa seguir em frente e para isso, é importante ressignificar o que você está sentindo, procure ajuda psicológica, procure um profissional para te ajudar a lidar com esses pensamentos intrusivos.
Seja mais flexível consigo mesmo, a vida é feita de experiências e nessa fase todos nós passamos por pensamentos e dúvidas em relação as nossas emoções, saiba que logo vais aprender a lidar de uma forma mais segura e tranquila com os desafios da vida, e a conquistar relacionamentos mais saudáveis e positivos.
Se precisar busque ajuda de um profissonal capacitado para elevar e fortalecer seu equilíbrio emocional e melhorar suas relações intra e interpessoais.
Olá, você já nos disse a causa dos seus pensamentos intrusivos que é a paixão frustrada.

Paixão é uma obsessão. Ela pode ser explicada, além do desejo comum de ser amado, é claro, como uma tentativa da mente de fugir das pressões por uma saída única. Uma saída sem esforço, pois a mente não confia nos esforços reais para sair das pressões.

O caminho mais prometedor seria você entender melhor o quê é que lhe faz a vida difícil e melhorar as suas condições, mentais e outras, de preferência com ajuda profissional.

Infelizmente, a paixão frustrada provavelmente não vai se resolver como tal. Lembre que a maioria das paixões é frustrada, menos no cinema. Aliás, quase se pode dizer que é uma característica da paixão de se frustrar. Só assim, ela pode se manifestar como paixão (que em latim significa “sofrimento”).
Bom dia!
Acho que em primeiro lugar temos que entender o que é que você está chamando de "pensamentos intrusivos" e tentar identificar em quais momentos eles aparecem (se existe algo antes como um gatilho que faz com que eles apareçam). Depois de entendido o que são esses pensamentos, aí podemos pensar na hipótese dos pensamentos virem por conta de um amor não correspondido ou em outras possibilidades. Além disso devemos fazer o mesmo e tentar entender um pouco melhor o que é esta crise de raiva seguida de choro, quando elas acontecem, o motivo pelo qual elas acontecem ou se não tem um motivo definido e assim, podemos pensar em possibilidades. Cada caso é singular assim como cada momento da vida que passamos, então acho que o que você está trazendo preciso ser avaliado com mais cuidado e de forma mais profunda. Desta forma você conseguiria ter um melhor entendimento daquilo que sente em cada momento e os motivos pelo que sente.
Espero ter ajudado um pouquinho!
Fico à disposição!
Abraços e bom final de semana!
O que te levou a acreditar que tem pensamentos intrusivos? Já pensou em fazer terapia?
Olá! Importante conversar em análise sobre esses pensamentos intrusivos. Começaram agora ou já percebeu em outros momentos e situações de sua vida? Natural se sentir mal por não ser correspondido(a), porém, há que se entender melhor como funcionam esses pensamentos e sentimentos e se perduram. Há quanto tempo ocorre isso?
E como você lida com o fim de uma paixão? É a primeira vez que você se apaixona? São perguntas importantes nesse momento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!