Olá! Sou jovem apenas 23 anos e sou muito esquecido. Desde criança decorar datas e equações matemáticas

8 respostas
Olá! Sou jovem apenas 23 anos e sou muito esquecido. Desde criança decorar datas e equações matemáticas nunca foram o meu forte. Frequentemente esqueço de bater meu ponto em meu novo emprego e também o nome de pessoas relativamente próximas.Até que ponto isso é preocupante?Agradeço o esclarecimento!
Bom dia! Primeiro precisamos entender o que ocorreu antes desses episódios de esquecimento. As vezes uma rotina corrida te impede de lembrar de tudo. Nesses casos seria interessante você adotar estratégias para que esses seus esquecimentos não o atrapalhe futuramente. Caso esse esquecimento continue bastante acentuado, seria legal fazer uma avaliação para testar sua atenção e memória.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! Se você está questionando sobre seus esquecimentos, provavelmente de alguma forma eles estão te afetando! Se isso é preocupante quem determina é você, pois tudo o que sentimos, o modo como agimos e como isso nos aflige é sempre singular. Possivelmente seus esquecimentos possui uma função na sua vida, nada é atoa, por isso, se for do seu desejo, tem a possibilidade de procurar ajuda de um psicólogo, no qual poderá falar sobre como esta sendo tudo isso para você e, entender os conflitos psíquicos envolvidos. Espero ter ajudado!
Prezado internauta, se essas alterações de memória estão lhe preocupando, sugiro que passe em consulta com um neurologista de confiança para discutir com ele o assunto, para ser examinado, fazer testes cognitivos e fazer exames se for necessário. Dessa forma vc ficará mais tranquilo e recerá um tratamento adequado. Melhoras e abraços!
É preocupante quando traz prejuízos para você. Perceba o quanto se prejudica com isso. Esquecer de bater seu ponto com frequência no novo emprego por exemplo pode trazer algum efeito negativo. Considere como tem se sentido a nível emocional, inclusive se esse esquecimento pode ser um comportamento autosabotador... Pelos poucos dados que você passou parece ser um esquecimento possivelmente ligado a questões de desempenho. Apenas uma hipótese. Pode ser interessante investigar em terapia. Boa sorte!
Se estiver causando prejuízos ou mesmo te incomodando além da conta, cabe procurar um neurologista, fazer checkup, e se não for nada, é desatenção, ou falta de interesse, ou muita cousa pra fazer, ou muitas opções que podem ser trazidas à consciência com a Psicoterapia.
Olá, de fato na vida temos aptidões para algumas coisa é outras não. Veja se no seu comportamento existe aspectos ansioso. A ansiedade atrapalha um pouco a memória. Busque terapia.
Olá. Ter dificuldade de guardar nomes e datas não necessariamente é um grande problema. Mas parece que isso está te trazendo algumas dificuldades. Também dá a impressão que já estás desenvolvendo uma forte autocrítica de si a este respeito. A ansiedade gerada pode produzir um efeito espiral: quanto mais medo de esquecer algo mais dificuldade de concentração e capacidade de memorização. Acho que valeria uma avaliação e algumas ações e exercícios para alterar seu comportamento a esse respeito. O fato de estar repercutindo em alguns compromissos importantes como bater o cartão no local de trabalho, reforça a necessidade de uma mudança rápida. Claro que o esquecimento pode ser um sintoma neurológico ou psicológico também. Por isso uma avaliação poderá indicar os caminhos a serem seguidos. Sugiro iniciar com uma avaliação psicológica. Os passos seguintes poderão ser indicados após essa avaliação. Um abraço.
Olá! O fato de ser preocupante ou não dependerá do quanto você julga estar te prejudicando socialmente e laborativamente. É importante frisar que existem patologias que acometem pessoas desde a infância e que antes não eram facilmente diagnosticadas como o caso do Transtorno de déficit de atenção. Seria interessante procurares um neurologista e um psicólogo para avaliar como estão os teus níveis de atenção e memória e a partir disso, adotar estratégias que auxiliem no teu dia a dia, melhorando seu desempenho e com isso diminuindo uma possível ansiedade e preocupação. Espero ter ajudado. Sigo à disposição.

Especialistas

Míriam Gondim Meira Tibo

Míriam Gondim Meira Tibo

Geriatra, Médico acupunturista

São Paulo

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Camila de Oliveira Fernandes

Camila de Oliveira Fernandes

Geriatra, Especialista em clínica médica

Viçosa

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.