Olá, sou tabagista e pretendo para. Me foi receitado o Bupropiona, sendo que tomo o lítio e a fluxit

3 respostas
Olá, sou tabagista e pretendo para. Me foi receitado o Bupropiona, sendo que tomo o lítio e a fluxitina. Gostaria de saber se posso substituir a fluxitina pela Bupropiona. E se ela com o lítio da algum problema
Olá. É possível o uso concomitante das 3 medicações. Porém, essa decisão vai depender muito de uma série de fatores como idade, sexo, ocupação, comorbidades, histórico médico, diagnóstico (...). Você não deve fazer nenhuma substituição sem a confirmação com um médico que conhece bem o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muitos médicos prescrevem Bupropiona somente por estar no protocolo do INCA para cessação de tabagismo, sem entender que o fumar tem vários pilares além da dependência química. Não sei ao certo o porquê de você já tomar Lítio e Fluoxetina, mas e muito provável que seja devido a um Transtorno psiquiátrico de base que, inclusive, se mal tratado, pode fazer você optar pelo cigarro como forma de se regular, já que a medicação não está fazendo este efeito.
Bupropiona NÃO é garantia de parar de fumar e tem menos evidência científica que terapia cognitivo comportamental.
A bupropiona pode ser usada junto com o lítio, mas essa combinação exige acompanhamento médico, pois ambos podem influenciar o sistema nervoso central e, em alguns casos, aumentar a irritabilidade ou o risco de efeitos adversos, como tremores e insônia. Quanto à substituição da fluoxetina pela bupropiona, isso depende do seu quadro clínico, pois a fluoxetina atua mais na serotonina, enquanto a bupropiona age na dopamina e noradrenalina. Se sua fluoxetina está sendo usada para tratar depressão ou ansiedade, a troca deve ser feita com cautela e somente sob orientação médica, para evitar recaídas nos sintomas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 344 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.