Tomo carbolitium a 1 mês, e não tenho vontade de nada. Sinto queimor na cabeça. É normal?
3
respostas
Tomo carbolitium a 1 mês, e não tenho vontade de nada. Sinto queimor na cabeça. É normal?
Os sintomas relatados não são efeitos esperados do carbonato de lítio em dosagem terapêutica adequada, especialmente após apenas 1 mês.
Análise Semiológica
1. Falta de vontade (apatia/anedonia)
Pode indicar subdosagem (níveis séricos inadequados)
Ou sobredosagem (toxicidade leve: tremor, apatia, confusão mental)
Requer dosagem sérica urgente (janela terapêutica: 0,6-1,2 mEq/L)
2. Queimor na cabeça
Não é efeito colateral clássico do lítio
Pode sugerir:
Cefaleia tensional secundária à medicação
Polidipsia/desidratação (efeito anticolinérgico)
Hiponatremia induzida por lítio
Patologia neurológica independente
Recomendações Imediatas
Solicitar litemia (nível sérico de lítio)
Avaliar função renal e tireoide (TSH)
Verificar sódio plasmático (excluir SIADH)
Não interromper a medicação sem orientação
Análise Semiológica
1. Falta de vontade (apatia/anedonia)
Pode indicar subdosagem (níveis séricos inadequados)
Ou sobredosagem (toxicidade leve: tremor, apatia, confusão mental)
Requer dosagem sérica urgente (janela terapêutica: 0,6-1,2 mEq/L)
2. Queimor na cabeça
Não é efeito colateral clássico do lítio
Pode sugerir:
Cefaleia tensional secundária à medicação
Polidipsia/desidratação (efeito anticolinérgico)
Hiponatremia induzida por lítio
Patologia neurológica independente
Recomendações Imediatas
Solicitar litemia (nível sérico de lítio)
Avaliar função renal e tireoide (TSH)
Verificar sódio plasmático (excluir SIADH)
Não interromper a medicação sem orientação
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Saudações! O "queimor na cabeça" pode até ser efeito colateral do medicamento, mas a "vontade de fazer nada" é um sintoma depressivo, e não do medicamento. Retorne no seu psiquiatra para ele fazer ajuste medicamentoso. Espero ter contribuído.
Carbolitium é usado para estabilizar o humor, mas pode causar efeitos colaterais, principalmente no início ou quando a dose está sendo ajustada.
A anedonia (não ter prazer) pode ser efeito do próprio transtorno, mas também pode indicar que a dose ou a resposta ao lítio ainda não está adequada. O queimor na cabeça não é um efeito colateral típico do lítio. Pode ser dor de cabeça, sensação de pressão ou até efeito de ansiedade ou alteração de circulação cerebral. Marque uma nova consulta com seu medico e não interrompa a medicação por conta própria.
Sinais de alerta que exigem atenção imediata:
Tremores fortes, confusão mental, náuseas intensas, vômitos, diarreia, fraqueza ou tontura. Esses podem indicar toxicidade do lítio, que é grave.
A anedonia (não ter prazer) pode ser efeito do próprio transtorno, mas também pode indicar que a dose ou a resposta ao lítio ainda não está adequada. O queimor na cabeça não é um efeito colateral típico do lítio. Pode ser dor de cabeça, sensação de pressão ou até efeito de ansiedade ou alteração de circulação cerebral. Marque uma nova consulta com seu medico e não interrompa a medicação por conta própria.
Sinais de alerta que exigem atenção imediata:
Tremores fortes, confusão mental, náuseas intensas, vômitos, diarreia, fraqueza ou tontura. Esses podem indicar toxicidade do lítio, que é grave.
Perguntas relacionadas
- Meu psiquiatra passou lítio de 300mg e risperidona de 2mg para tratamento do transtorno bipolar… senti melhora significativa principalmente na crise de irritabilidade e agressividade… porém não tenho sono oq devo fazer ???
- O uso do lítio associado com risperidona,causa desmaio?
- Tenho 63 anos , tratada durante trinta como depressão. Um médico mais atencioso me identificou com bipolaridade 2 . Mas pela minha idade diz não ser possível o uso do lítio. É verdade? Obrigada
- Tomo 900mg de lítio, também tomo diurético, minha litemia está em 1,18, o que fazer? Tenho muito medo de me intoxicar. Médico mandou continuar, mas não acho uma boa ideia.
- Fui ao psiquiatra e ele receitou Lítio 300 mg! Isso a 18 dias, tomei 1 comprimido ao dia por 5 dias! E depois 2 comprimido. Há uns 4 dias estou com os ossos das mãos doendo, cabeça pesada, asparmos musculares, formigamento no rosto , muito sono. Estou me sentindo dopada Normal sentir isso…
- Estou com um quadro de inflamação na garganta e me foi receitado amoxicilina, porém eu faço tratamento com o uso de lítio. Pode ter alguma interação das duas medicações em conjunto?
- Tomo carbolitium a anos, mas nunca aparece nos exames. Sempre da indetectável.... É normal isso acontecer ou o corpo pode não estar absorvendo o medicamento?
- tomo litio 750mg e quetiapina 25mg ha 5 meses, agora sinto uma agonia na cabeca, uma vontade de chorar, euforia e uma vontade de masturbar, e quando me masturbo tenho crise de pânico, por que isso acontece?
- Iniciei lítio a 450mg, mas quando subimos para 900mg parei de dormir. Não uso nenhuma outra medicação. Me deram pra dormir Dizepam, Quetiapina, Donaren, Aripiprazol e nenhum deles fez efeito, apenas o corpo dormiu, mas a mente ficava em pânico por sentir o corpo anestesiado (era como estar em…
- Olá, tomo Litio e quando saio na rua tenho a sensação de estar bêbada, parece que a cabeca ta sendo pressionada, e eu vejo tudo trêmulo a visão, isso é normal? faz 2 meses que tomo 300 mg de manha e 450 mg a noite minha litemia esta em 0,9.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 354 perguntas sobre Carbolitium
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.