Olá, sou uma pessoa com bastante ansiedade, tive um período de síndrome do pânico e desde então faço

2 respostas
Olá, sou uma pessoa com bastante ansiedade, tive um período de síndrome do pânico e desde então faço tratamento, atualmente tomo paxil 25mg. Estou tendo muito problema de ansiedade na hora de ter relações sexuais. Conversei com meu psiquiatra e ele comentou que é uma situação atípica pois a paroxetina já retardaria a ejaculação, me indicou tomar rivotril sublingual de 0,25mg antes da relação, não obtive nenhum resultado e na última consulta me indicou então tomar um segundo comprimido de 0,25mg, novamente não mudou nada. Preciso de ajuda sobre como devo proceder, de qual maneira posso contornar essa ansiedade exagerada na hora de ter relações.
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, agradeço muito ppor compartilhar essa situação. Percebo o quanto tem gerado sofrimento. É importante compreender que embora a medicação seja um recurso fundamental, ela por sí só nem sempre resolve as questões emocionais e os padrões de pensamentos que alimentam a ansiedade. Na terapia, trabalhamos justamente a compreensão desde a raiz dessa ansiedade, identificar os gatilhos que surgem no momento de intimidade e desenvolver estratégias práticas para recuperar a confiaça e o equilíbrio. O objetivo não é apenas lidar com a ansiedade no momento da relação, mas resgatar uma vida sexual mais leve e conectada. É um caminho possível e alcançavel. Se você sentir que é o momento, podemos construir esse processo juntos. Conte comigo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A nossa vida sexual tem componentes diversas como a química do cérebro, experiencias emocionais anteriores, crenças, educação, etc. Portanto não podemos encarar essas dificuldades de maneira simplista. Uma relação sexual desagradável pode ser suficiente para uma predisposição a problemas futuros. Uma pessoa muito ansiosa pode ficar mais vulnerável a ter problemas nessa área também. A boa notícia é que isso pode ser trabalhado, não apenas com medicação, quando necessário, mas também no sentido de diminuir a ansiedade com fortalecimento emocional. Um psicólogo, com quem você se sinta bem e tenha confiança, pode te ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.